Pergunta de novato

1. Pergunta de novato

Frans Baert
fransbaert

(usa Debian)

Enviado em 10/02/2010 - 11:19h

Oi Galera.
Até hoje não sei a diferença entre um arquivo .cls e .sty...Uma classe já não é um estilo? OUtra coisa: Quando eu quiser usar um cls ou sty novo, onde eu copio ele, pois tenho pastas no usr/share tex-common, texinfo, texlive-base, texlive-bin, texmf, texmf-texlive, e texpower....Porra! quanta pasta e subpasta! nem sei a diferença entre texmf e texlive...Alguém pode me ajudar?
Abraços


  


2. RE: Pergunta de novato

Ednilton Santos de Oliveira
ednilton_so

(usa KUbuntu)

Enviado em 10/02/2010 - 12:26h

Olá,

Eu não sei a diferença, mas até hoje nunca precisei. Mas por que você quer saber exatamente? Por que em vez de colar o .cls ou .sty nessas pastas, porque não procura o pacote requerido nos repositórios da sua distribuição? Quanto ao Texmf e Texlive, eu não sei a diferença, mas desde que comecei no Linux uso o Texlive e nunca me deu problemas.

Abraço.


3. iniciantes

Juliao Junior
juliaojunior

(usa Debian)

Enviado em 10/02/2010 - 13:02h

para os iniciantes, como sempre sugiro a leitura de artigos no link http://vivaolinux.com.br/linux/


4. São suplementares

Cassiano S. Rosa
Termitoide

(usa Ubuntu)

Enviado em 10/02/2010 - 13:09h

No geral, .cls e .sty são arquivos suplementares que aumentam a funcionalidade do Latex. O .cls é carregado com \documentclass{...} e o .sty com \usepackage{...}.

O arquivo carregado via \documentclass é obrigatório, tem que existir um .cls. Por outro lado os pacotes (.sty) são opcionais.

A idéia principal é com o .cls carregue a configuração principal do documento e o .sty são configurações adicionais que o .cls não contém.

Quanto ao local onde os arquivos devem ser colocados, também não sei ao certo. Tenho o TexLive instalado e sempre que preciso de algum pacote adicional procuro via synaptic, se tem instalo por ali mesmo. Caso não tenha, procuro o .sty na internet e quando encontro, salvo o arquivo dentro da pasta (diretório) que estou trabalhando, o editor de texto (kile, no meu caso) procura os pacotes na pasta onde o .tex está armazenado.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts