Ajuda

1. Ajuda

Helton Barbosa Santos Ferreira
HeltonBarbosa

(usa FreeBSD)

Enviado em 29/06/2006 - 12:01h

Olá!
Tenho vontade de aprender mais sobre essa linguagem de programação. Se alguém puder me orientar eu agradeço.
Obrigado


  


2. Re: Ajuda

Franck Moreira
Delay

(usa Ubuntu)

Enviado em 14/02/2011 - 20:35h

Amigo ainda desconheço por completo a linguagem LUA, contanto estou aprendendo o basico dela atraves da revista espirito livre prla postagem do Lazaro!


3. Re: Ajuda

André
andrezc

(usa Debian)

Enviado em 14/02/2011 - 20:47h

No próprio site oficial da linguagem você irá encontrar uma documentação. Se tiver interesse:

http://www.lua.org/docs.html


4. acho que isso resolve

joao victor
NagatoPain

(usa Ubuntu)

Enviado em 14/02/2011 - 20:54h

O que é Lua?
Lua é uma linguagem de programação poderosa, rápida e leve, projetada para estender aplicações.

Lua combina sintaxe simples para programação procedural com poderosas construções para descrição de dados baseadas em tabelas associativas e semântica extensível. Lua é tipada dinamicamente, é interpretada a partir de bytecodes para uma máquina virtual baseada em registradores, e tem gerenciamento automático de memória com coleta de lixo incremental. Essas características fazem de Lua uma linguagem ideal para configuração, automação (scripting) e prototipagem rápida.

Por que escolher Lua?
Lua é uma linguagem estabelecida e robusta
Lua é usada em muitas aplicações industriais (e.g., Adobe's Photoshop Lightroom), com ênfase em sistemas embutidos (e.g., o middleware Ginga para TV digital) e jogos (e.g., World of Warcraft). Lua é atualmente a linguagem de script mais usada em jogos. Lua tem um sólido manual de referência e existem vários livros sobre a linguagem. Várias versões de Lua foram lançadas e usadas em aplicações reais desde a sua criação em 1993.

Lua é rápida
Lua tem uma merecida reputação de ótimo desempenho. Outras linguagens de script aspiram ser "tão rápidas quanto Lua". Vários benchmarks mostram Lua como a linguagem mais rápida dentre as linguagens de script interpretadas. Lua é rápida não só em programas específicos para benchmarks, mas no dia-a-dia também. Porções substanciais de aplicações grandes são escritas em Lua.

Lua é portátil
Lua é distribuída via um pequeno pacote e compila sem modificações em todas as plataformas que têm um compilador ANSI/ISO C. Lua roda em todos os tipos de Unix e Windows, e também em dispositivos móveis (como computadores de mão e celulares que usam BREW, Symbian, Pocket PC, etc.) e em microprocessadores embutidos (como ARM e Rabbit) para aplicações como Lego MindStorms.

Lua é embutível
Lua é uma engine rápida e pequena que você pode facilmente embutir na sua aplicação. Lua tem uma API simples e bem documentada que permite uma integração forte com código escrito em outras linguagens. É simples estender Lua com bibliotecas escritas em outras linguagens. Também é simples estender programas escritos em outras linguagens com Lua. Lua é usada para estender programas escritos não só em C e C++, mas também em Java, C#, Smalltalk, Fortran, Ada, Erlang, e mesmo outras linguagens de script, como Perl and Ruby.

Lua é poderosa (e simples)
Um conceito fundamental no projeto de Lua é fornecer meta-mecanismos para a implementação de construções, em vez de fornecer uma multidão de construções diretamente na linguagem. Por exemplo, embora Lua não seja uma linguagem puramente orientada a objetos, ela fornece meta-mecanismos para a implementação de classes e herança. Os meta-mecanismos de Lua trazem uma economia de conceitos e mantêm a linguagem pequena, ao mesmo tempo que permitem que a semântica seja estendida de maneiras não convencionais.

Lua é pequena
Incluir Lua numa aplicação não aumenta quase nada o seu tamanho. O pacote de Lua 5.1.4, contendo o código fonte, documentação e exemplos, ocupa 212K comprimido e 860K descompactado. O fonte contém cerca de 17000 linhas de C. No Linux, o interpretador Lua contendo todas as bibliotecas padrões de Lua ocupa 153K e a biblioteca Lua ocupa 203K.

Lua é livre
Lua é software livre de código aberto, distribuída sob uma licença muito liberal (a conhecida licença MIT). Lua pode ser usada para quaisquer propósitos, incluindo propósitos comerciais, sem qualquer custo ou burocracia. Basta fazer um download e usá-la.

Lua tem importância global
O projeto e a evolução de Lua foram apresentados em junho de 2007 na HOPL III, a 3a Conferência da ACM sobre a História das Linguagens de Programação. Essa conferência ocorre a cada 15 anos (a primeira foi em 1978 e a segunda em 1993) e somente poucas linguagens são apresentadas a cada vez. A escolha de Lua para a HOPL III é um importante reconhecimento do seu impacto mundial. Lua é a única linguagem de programação de impacto desenvolvida fora do primeiro mundo, estando atualmente entre as 20 linguagens mais populares na Internet (segundo o índice TIOBE).

Quais as origens de Lua?
Lua é inteiramente projetada, implementada e desenvolvida no Brasil, por uma equipe na PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro). Lua nasceu e cresceu no Tecgraf, o Grupo de Tecnologia em Computação Gráfica da PUC-Rio. Atualmente, Lua é desenvolvida no laboratório Lablua. Tanto o Tecgraf quanto Lablua são laboratórios do Departamento de Informática da PUC-Rio.

Como saber mais sobre Lua?
A maior parte da documentação técnica sobre Lua está em inglês. O principal documento em português é o manual de referência. Temos também alguns textos introdutórios:

* "Uma Introdução à Programação em Lua" (texto de curso no JAI 2009).
* "Lua: Conceitos Básicos e API C" (apostila produzida pelo Projeto Kepler em 2008).
* "A Linguagem Lua e suas Aplicações em Jogos" (texto de tutorial no WJogos 2004). [slides]
* Descobrindo Lua, uma coleção de links e dicas mantida por Dado Sutter.

Temos ainda slides de palestras e algumas reportagens sobre Lua.

Esta página é apenas um resumo do site de Lua. O resto do site está em inglês pois Lua é software de exportação e está sendo usada em vários produtos e projetos no mundo todo. A comunidade de Lua é realmente internacional: menos de 10% dos mais de 2000 assinantes da nossa lista de discussão são do Brasil. Participe também da lista Lua BR. Todos são bem vindos!

Como contribuir para a comunidade Lua?
Você pode contribuir para a comunidade de várias maneiras: respondendo perguntas sobre Lua (nas listas Lua BR e lua-l, no chat, no fórum, em stackoverflow, etc.), colaborando no wiki, respondendo a nossa pesquisa, adicionando um logo de Lua na sua página da web, escrevendo ferramentas e bibliotecas para Lua, e adicionando-os ao LuaForge.

Como participar da comunidade Lua?
Você pode participar da comunidade Lua se inscrevendo na lista de discussão Lua BR, cujo tráfego é em português, ou na lista lua-l, cujo tráfego é em inglês. Lua BR é um espaço aberto para todos os interessados na linguagem Lua, desde aqueles que já usam Lua até os que tem apenas curiosidade de saber mais sobre a linguagem. Lua BR foi criada em agosto de 2009 e atualmente tem mais de 500 participantes. [RSS]

Participe de Lua BR e dê sugestões de como podemos atingir efetivamente a comunidade Lua no Brasil.

Como apoiar o projeto Lua?
Você pode apoiar o projeto Lua comprando livros publicados por Lua.org ou fazendo uma doação. As empresas que usam Lua podem apoiar Lua através do programa de patrocínio corporativo.



5. Linguagem Lua

Sullivan Willian
swfly@zipmail.co

(usa Fedora)

Enviado em 29/01/2012 - 22:51h

Olá, amigo.
Estou chegando por aqui agora.

É o seguinte, tem um livro de linguagem Lua para quem está iniciando nesta linguagem. Gostei do material. Veja inofrmações em http://clubedeautores.com.br/book/122264--Lua__Programacao_de_Computadores.

Abraços






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts