É possível dar boot no Linux em 5 segundos?

1. É possível dar boot no Linux em 5 segundos?

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 14/12/2009 - 10:25h

Pelo menos é isso o que afirma o artigo que li em
http://lwn.net/Articles/299483/
"Não se trata de dar um boot mais rápido, mas de dar um boot em 5 segundos".
Houve alguém que disse que o Windows também faz isso.
Que acham?


  


2. Re: É possível dar boot no Linux em 5 segundos?

Lael Lacerda
lael

(usa Fedora)

Enviado em 14/12/2009 - 12:40h

pelo que entendi o hardware ajudou na demonstração Asus Eee PC, memoria flash, segundo o autor mesmo em uma maquina mais "comum" o tempo passa a ser de aproximadamente 10seg.

"Arjan disse que ele foi executado a mesma carga em um ThinkPad e conseguiu um 10-segundo tempo de inicialização".

...mas realmente incrivel o artigo, resaltando que eles mesmo disseram que otimizaram o boot, diferente do Windows citado na entrevista que 1° carrega o Desktop e por "tras" continua carregando o sistema.

realmente bacana este artigo.


não sei se vale mas eu arrangei uma instalação por pendrive do fedora que instala o sistema + configurações particulares de rede, servidor , programas diversos e com as atualizações em 5minutos...

eu acho um maximo isso...


vlw


3. Re: É possível dar boot no Linux em 5 segundos?

Lael Lacerda
lael

(usa Fedora)

Enviado em 14/12/2009 - 15:50h

...vc ja viu o tempo que demora o boot do win7???
http://imasters.uol.com.br/noticia/14568/tecnologia/tempo_de_boot_do_win7_e_maior_que_o_do_vista/
outro
http://www.winajuda.com/2009/10/10/estudo-indica-boot-mais-lento-no-windows-7/

no entanto entrei em um site (q não é tão confiavel assim) que diz que o win 7 pode ser otimizado de tal forma que seu boot chega a incriveis 11segundos!
http://www.gamevicio.com.br/i/noticias/30/30822-windows-7-boot-em-11-segundos/index.html

ps: sou extremamente democratico com S.O


4. Re: É possível dar boot no Linux em 5 segundos?

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 15/12/2009 - 13:58h

No final das contas o que vale mesmo é o tempo gasto para dar boot em um sistema normal, quero dizer, afinado.
Todas essas pajelanças técnicas conduzem a resultados espantosos, é verdade, mas que não correspondem à realidalidade de uma utilização de praxe.

Vejamos alguns exemplos:

Instalar Windows XP em micro K6 II com 64MB RAM. Possível é, mas não se tem uma utilização plena. A qualquer momento o sistema entra em colapso e pede água.

Instalar Kurumin (ou qualquer outra distro que utiliza KDE) em micro com menos de 128MB RAM. Instalar instala, mas não vai muito longe em uma utilização normal.

Fazer 80 km com 1 litro de gasolina em uma motocicleta.
Fazer, faz.
O piloto tem de ser franzino, estar deitado - e não sentado - no banco, e seguir na direção a favor do vento a 40km/h em última marcha. (Faz os 80km/l mas ferra o motor, evidentemente).

De qualquer forma, nos dá uma idéia do que podemos podar especialmente em nossos desktops para não ficar carregando coisas que jamais iremos utilizar.




5. Re: É possível dar boot no Linux em 5 segundos?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 15/12/2009 - 14:58h

Rum, andei lendo um artigo técnico sobre os novos "HD" SSD da Kingston, eles prometem acelerar o desempenho brutalmente e aparentemente serão o futuro da computação.

Por outro lado, que adianta um boot rápido se executar o resto lentamente? Igual um carro que faz de 0-100 em 3 segundo e não passa de 110km/h...

Como dizia o anuncio do Fusca: de zero a cem no tempo certo..rsrs

Para bootar rápido, é so fazer as pajelanças do Teixeira, arriar um despacho de caldo knor, cruzar os dedos e bate os calcanhares... Isso tirando processos, etc, que é o que o tal do Texas Flood pretende. Agora, deixar o sistema acelerado que são outras...
[]s



6. Re: É possível dar boot no Linux em 5 segundos?

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 15/12/2009 - 18:05h

É o mesmo caso de um conhecido sistema de gravação de arquivos em HD, que economiza o movimento das cabeças e sai gravando no primeiro espaço disponível, pulando os espaços ocupados. Bela economia.
Só que para ler tudo de volta gasta muito mais tempo de processamento e deslocamentos, deixando a coisa uma lerdeza só... e o HD todo fragmentado!... Portanto o tiro sai pela culatra.
Parece a história do "luso-português" que comprou um carro hidramático (vejam essa no Quebrando o Gelo 3).


7. E o Chrome OS afinal o kernel é linux

Ulisses Cavalcante
ulisses_c

(usa Ubuntu)

Enviado em 15/12/2009 - 19:03h

Bom gente sem querer chamar outro S.O. para conversa mas ja chamando o google tem propagado milagres a respeito do novo S.O. e uma das coisas que eles falam é em boot instantaneo (talvez alguma forma de suspenção na minha opnião mas...) o que me faz pensar se os caras conseguirem um S.O. que inicie tão rapido isso não ababará sendo herdado por outros distros (sem perder os gerenciadores de janela) , pois se for so para cortar coisas é so voltarmos para o dos pois hj em dia deve iniciar quase qe instantaneamente so não tem os recursos( que ao meu ver são mais importantes que o tempo de boot).

desde vlw :D


8. Re: É possível dar boot no Linux em 5 segundos?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 15/12/2009 - 19:28h

acho viavel sim o google os. experimenta o xpud. ele carrega muito, muito rapido, mas so isso tamem... e super simples, nao tem gerenciador de nada. so a tela com o X. isso o puppy tamem faz rapido e ainda carrega uma penca de coisa durante o processo


9. Re: É possível dar boot no Linux em 5 segundos?

R
Win7User

(usa Outra)

Enviado em 15/12/2009 - 23:46h

Nossa acho este topico de tamanha mentira que nem da pra começar a comentar!!!!
primeiro: andei vendo no youtube videos absurdos comparando Boot ubunto x windows 7 ,quando vi dava vontade de rir!!!
Meu pc nao leva 30 segs para iniciar, outra vejo nos videos 2 horas pra iniciar windows 7 em pcs superiores ao meu entao obviamente mentira...
5 segs meu pc nao boota mas uns 25 leva as vezes 27 tvz vou cronometrar amanha,desligar:
bem como eu setei meu pc para limpar memoria temporaria do arquivo de paginação leva 1 minuto e meio, mais ou menos porem quando eu desabilito esta função ao contrario dos videos mentirosos que estao na net,ai sim leva 5 segs MAXIMO,quando falo boot me refiro a ligar o pc ....desligar é outra historia!!!
enfim a moda é inventar para se superiorizar HeHe
sem hard feelings so acho engraçado a tentativa de se enganar para gozar da desvantagem inexistente...

Abraços


10. Re: É possível dar boot no Linux em 5 segundos?

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 16/12/2009 - 08:45h

Não é propriamente "mentira" mas uma "forçada de barra".

O sistema, livre de uma porção de penduricalhos, pode realmente começar a rodar mais rápido. Até o Windows pode fazer isso.
A questão é se esses penduricalhos não serão essenciais para qualquer coisa que se pretenda a fazer em seguida ao boot.

No Linux pode-se eliminar aquela verbosidade toda (o sistema vai continuar verificando o ambiente e reconhecendo o hardware, porém não mandará milhares de instruções para o setor de video). Apenas nisso, uma economia total de 1 segundo, por aí. Mas não acho que a falta de verbose seja conveniente para um usuário mais avisado, que terá alguma chance de detectar alguns problemas que possam ter surgido.

Quanto mais simples, mais rápido. No Basic Linux por exemplo o boot é naturalmente muito rápido, porém o usuário tem de teclar "startx" e dar [enter] para poder iniciar o modo gráfico.
Distros mais elaboradas levarão cada vez mais tempo para dar boot.
Windows demora para dar boot exatamente por causa de uma série de adendos, todos necessários para o bom funcionamento do sistema.

Tanto em Windows como em Linux, a possibilidade de piorar esse tempo é bem maior que a de melhorar.
Isso porque ao "melhorar" estaremos enxugando o boot, simplesmente restabelecendo ou otimizando suas configurações originais.
Para "piorar", basta ficarmos gravando e apagando arquivos, instalando e desinstalando software de forma parcial, e desleixarmos a manutenção do HD.


11. Re: É possível dar boot no Linux em 5 segundos?

R
Win7User

(usa Outra)

Enviado em 16/12/2009 - 12:36h

Olá teixeira,
concordo com vc pelo lado lógico da coisa,mas estou falando no mas sincero e puro sentimento de verdade,quando pela primeira vez instalei a primeira versao beta do windows 7,fiquei impressionado de cara,pq a instalação levou maximo 10 mins se levou isso,dai quando foi iniciar BOoom de cara ,falei nussa deve estar acontecendo alguma coisa de errado,reiniciei a maquina e obviamente foi mais rapido ainda pq ja tinha criado objetos da area de trabalho e consequentemente foi ligeiramente mais veloz,falo isso pq usei vista e nossa alem de demorar paara dar boot ,depois de iniciar fica pelo menos 1 minuto carregando monte de coisa pesada e necessaria pra rodar o sistema OK,conclusa:
windows 7 mudou todo seu sistema de kernel e o que entendo no meu modesto conhecimento é que ele usa graficos melhores porem processa-os mais rapido...
agora olhando pela logica se o proximo windows manter o mesmo kernel e só aumentar os recursos graficos mantendo a praticidade vai ficar com certeza ligeiramente mais lerdo ,agora se modificar novamente o kernel e adicionar mais recursos graficos ,acredito que vai continuar o mesmo ou ate mais rapido..
ou seja : novo cerebro + recursos graficos aprimorados= possivelmente mais veloz
antigo cerebro+recursos graficos aprimorados=possivelmente mais lerdo
ao menos é esta a minha linha de raciocinio,estou falando com muita sinceridade sem querer exagerar ou proteger ,que num me leva a nada ,realmente quando instalei a primeira versao do windows 7 fiquei de cara pq estava acostumado com as lerdezas da vida ai tinha que tirar recursos graficos e fazer um tweaks para melhorar o boot...
Utilizo Lightwave 3D,blender 3D e photoshop e abro um monte de coisa junto ,e renderizo cenas fazendo algo paralelamente e o pc se mantem estavel!
enfim Linux ja é assim por natureza nem precisa comentar mas estou comentando sobre como mudou o windows com relação aos Ruindows !
Abraços


12. Re: É possível dar boot no Linux em 5 segundos?

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 17/12/2009 - 15:01h

Windows Seven causou uma boa impressão geral.
Não apenas porque o Vista foi um grande fiasco, mas porque realmente ele apresenta melhorias quando comparado ao XP, além de conseguir manter ou superar aquilo a que o Vista se propôs.

Enfatizo porém que mesmo apesar de o Vista ter sido reconhecido como um redondo fracasso pela própria Microsoft, ainda assim eles insistiam em apresentá-lo mais uma vez como o salvador da pátria.

O Vista foi um fiasco muito maior que o ME, que apesar dos pesares ainda tem seus fãs.

O problema agora será a compatibilidade a nivel de software gerencial.
Se ele efetivamente rodar tudo o que rodava no XP, será então um ótimo sistema.
Senão, será mais uma oportunidade do empresário brasileiro jogar novamente o dinheiro de seu investimento fora.

Again and again and again and again...

Vejam no YouTube "o Assassino incrivelmente lento com uma arma extremamente ineficaz"...
(The Horribly Slow murderer with the Extremely Inneficient Weapon, by Richard Gale)
http://www.youtube.com/watch?v=9VDvgL58h_Y
(Deve ter esse mesmo video legendado em algum lugar)




01 02