ALSA sequencer

1. ALSA sequencer

Gabriel Miranda Carvalho
gblmiranda

(usa KUbuntu)

Enviado em 23/02/2011 - 17:18h

Ola, gostaria de saber se alguem pode me explicar um pouco sobre o modulo sequencer do ALSA:
O que é? O que faz? Como que funciona? Obrigado.


  


2. Re: ALSA sequencer

Willian
ThePinkShark

(usa Slackware)

Enviado em 23/02/2011 - 18:00h

É uma interface de som designada para dar suporte DAW ele é responsável por direcionar a saida de som de programas para sua placa de som e tempo real:
http://www.alsa-project.org/~frank/alsa-sequencer/


3. Re: ALSA sequencer

Gabriel Miranda Carvalho
gblmiranda

(usa KUbuntu)

Enviado em 24/02/2011 - 19:41h

Obrigado pela dica, mas essa parte faz a sequencia de todos os eventos das aplicacoes de audio ou só os de aplicações MIDI-Like? Pq agora eu não sei se é só o modulo sequencer da API do Alsa que serve para escrever programas MIDI-Like ou se o ALSA em si que está no kernel só usa o modulo sequencer para essas aplicações tb ou usa para todas as aplicações de audio.


4. Re: ALSA sequencer

Willian
ThePinkShark

(usa Slackware)

Enviado em 24/02/2011 - 22:52h

Posso estar errado mas o sequencer não gerencia MIDI.O U-401 é gerenciado por algo como alsamidi e o alsasequencer é que reproduz o som ( a grosso modo é que conecta o midi ao driver em si).
veja se sito ajuda: http://www.alsa-project.org/main/index.php/Applications


5. Re: ALSA sequencer

Willian
ThePinkShark

(usa Slackware)

Enviado em 24/02/2011 - 23:00h

Para ver algumas opções interessantes:
amidi
amidi -l lista as placas com suporte a midi.


6. Re: ALSA sequencer

Gabriel Miranda Carvalho
gblmiranda

(usa KUbuntu)

Enviado em 26/02/2011 - 16:41h

Nesse documento aqui que encontrei, tem um desenho da estrutura do ALSA na pagina 4 http://www.alsa-project.org/~tiwai/lk2k/lk2k.html , pelo que eu entendi do fluxo, aplicacoes MIDI que usam o sequencer sao jogadas depois para a parte do RawMIDI e as q nao sao vao para o Timer, eu na verdade vou comecar a implementar um projeto de um gravador de audio, irei usar uma placa de som profissional com varios canais de entradas e gravá-los simultaneamente, vc acha que essa aplicaçãozinha entra nesse fluxo pelo Sequencer User Clients (Ja que gravarei tudo simultaneamente forçando uma concorrencia) ou pelo Control Apps ? .. Onde que eu quero chegar nisso? irei explicar, estou me formando agora e reparei que as estruturas de dados que o ALSA usa no sequencer foram implementadas para suportar concorrencia entre os varios clientes e tudo mais, mas a técnica para tratar essas concorrencias sao um pouco "arcaicas", existe varios outros metodos melhores, o meu intuito é fazer a implementacao desses outros metodos e fazer a comparacao entre eles como parte do meu TCC, mas eu sou meio leigo nessa parte de audio e eu ainda nao achei materiais o suficiente para me dar a base que eu preciso.


7. Re: ALSA sequencer

Willian
ThePinkShark

(usa Slackware)

Enviado em 27/02/2011 - 18:11h

De uma olhada em programas como Ardour, LMMS, Rosegarden, com excesão do rosegarden todos eles fazem acesso direto ao driver e com isso eles são jogados no sequencer. Se vai trabalhar com placas profissionais, veja um pouco sobre ASIO e dê também uma avaliada no jackaudio eu infelizmente estou a muito tempo se programar nada no que se refere a som, e minha recente tentativa foi um belo fracasso, então não sou a melhor pessoa para te explicar isto com detalhes.

O Timer é o clock, no caso se eu não estou enganado ele quem da o tempo de relogio para o resample, ou seja ele apenas controla o tempo da saida ele não é uma saida nem entrada.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts