Devo trocar de gerenciador de janelas?

1. Devo trocar de gerenciador de janelas?

João Marcos Menezes
stremer

(usa Arch Linux)

Enviado em 09/04/2008 - 21:52h

Seguinte:
Comecei no linux (vi a primeira vez) em 96 e vi o KDE. Não gostei. Depois vi o KDE 2 e achava pesado. Depois passei a usar o enlightment, mas faltavam recursos, vi o gnome gostei mais dele doque o kde mas achava pesado, cabei ficando com o WindowMaker. Usei por muitos anos o WindowMaker e FluxBox mas chegou uma hora que não deu mais. Eles são leves mais limitados nos recursos. Eu precisava ir pro KDE ou Gnome. Nunca gostei mto do KDE sempre preferi o gnome e cabei indo pra ele. Faz mais de 1 ano que to no ubuntu com gnome. Só que nunca a performance me surpreendeu.

Faz tempo que não uso um KDE (de verdade).

Hoje precisei fazer uns testes com linux na empresa e resolvi usar o KDE ja que fazia tempo que nao o utilizava, instalei um kurumin 6.1 que tava la perdido (depois que cortaram o acesso a net e bloquearam todas as USBs e drive de CD ficou embassado, só com iso da rede). Pois bem, foi ai que me surpreendeu e vi que ficar mto tempo sem usar algo faz mal. Por estar acostumado com o gnome vi que o KDE no Kurumin esta muito, mas infinitamente mais rapido que o meu ubuntu com gnome e em uma maquina com metade da capacidade.

Ai veio a duvida. Será mesmo que é melhor migrar pro kde?
Pois bem, gosto de alguns programas do gnome, sei que eles rodam no kde com o GTK mas tem incompatibilidade?
O GTK tbem torna o kde lento nestes casos?

Vale a pena migrar?

Senti o firefox mais rapido no kde com o kurumin doque no gnome meu (minha maquina é mais rapida) porém ainda mais lento que o IE em uma maquina equivalente. Será que fica bom? Enfim to testandoi os live-cds mas vai a pergunta. Vale a pena ir pro
KDE? Qual versão (3.oque) devo usar?



  


2. Re: Devo trocar de gerenciador de janelas?

marcus v gonçalves
marck

(usa Suse)

Enviado em 09/04/2008 - 23:09h

Olá p´rimeiramente KDE ou o gnome não são geranciadores de janela . São na verdade amdientes de trabalho. Gerenciadores são o kwin , bahira.......Atualmente o gnome é mais lento que o kde. Não parece ser questão de uso de memória , mas sim do gtk ou de como o gnome é feito.
Sempre me senti mais à vontade no KDE, por isso eu o recomendo. Aplicativos gnome rodam no kde (instalando os devidos pacotes), e eu nunca notei alguma diferença quanto ao desempenho, se estivessem no gnome . .Se bem que eu pr4firo solução kde e não gosto de misturar (a não ser que não tenha jeito), pois sempre aparece um mané para criticar a aparencia do programa. rsrs
Então não ha nada que te impessa de migrar


**usa suse em kde

abraço


3. outra coisa

João Marcos Menezes
stremer

(usa Arch Linux)

Enviado em 09/04/2008 - 23:09h

sempre tive tudo que precisava no ubuntu, por isso to mto feliz com ele, por ter eliminado de vez o windows faz 1 ano. Tiveram outras distros q tive alguns problemas mas nao vem ao caso. Pois bem, pretendo ficar no ubuntu e testei o kubuntu 6.10 no modo live-cd. Ele me impressionou (eu ainda nao tinha visto a versao 6, somente a 7 e 8 do ubuntu/kubuntu). Ele esta estupidamente rapido. Nunca minha maquina foi tao rapida e isso no live cd. e o konqueror ta um aviao, bem mais rapido que qualquer IE. Agora nao sei se o Firefox ficara bom. Bem vi que este kubuntu 6.10 tera suporte por um bom tempo. Vale a pena usar? Como fica o compiz com ele ? E os repositorios ? Vi que o pessoal ta colocando mta coisa somente nos repositorios do feisty e do gutsy. Deem uma opniao. Estou me decidindo a mudar para o kubuntu, mas nao sei ainda a versao pois to com medo de incompatibilidade de alguns softwares. Digam ai. Valew por enquanto.


4. Re: Devo trocar de gerenciador de janelas?

sombriks
sombriks

(usa Slackware)

Enviado em 09/04/2008 - 23:20h

Não tome o kde do kurumin como regra. Ali o morimoto fez um trabalho que eu só posso categorizar como trabalho de mãe, otimizou e desativou recursos que eram desnecessários pro usuário kurumin.

abrir programas kde no gnome pesa porque usulamente um simples kate carrga o kde quase todo pra rodar, o.0; é como abrir o nautilus dentro do kde (nautilus --do-desktop --browser), ele vai carregar, mas vai demorar um pouco.

programas feitos em gtk plano são outra história. eles vão abrir relativamente no mesmo tempo seja gnome ou kde, mas vão ganhar performance em desktops leves.

por fim veja o xfce, e evite abrir nele coisas dos "concorrentes", pois ele tem, a mania feia de lembrar das coisas da sua sessão. É bom, mas se usado com moderação, ;)


5. kde

Juliao Junior
juliaojunior

(usa Debian)

Enviado em 10/04/2008 - 00:01h

kara, no início de minha empreitada no linux, usei gnome bastante tempo. mas hoje uso kde sempre, pois não vejo muita vantagem no gnome. mais devagar, mais feio e mais sem graça (pelo menos para mim).
também não gosto de misturar. prefiro não usar com gtk.


6. xfce

João Marcos Menezes
stremer

(usa Arch Linux)

Enviado em 10/04/2008 - 01:04h

cara eu testei o xfce e na boa achei um lixo. Lento, feio e pobre em recursos!
Vamos ver oque da. To pensando em ir pro ubuntu 6.10 oque acham? Sera que os repositorios tem tudo igual do 7.04 e 7.10?


7. ou melhor

João Marcos Menezes
stremer

(usa Arch Linux)

Enviado em 10/04/2008 - 01:04h

kubuntu 6.10


8. estranho...

ronnie peterson bacelar martins
dbahiaz

(usa OpenSuSE)

Enviado em 10/04/2008 - 01:26h

o seu gnome ser muito mais lento que o kde, eu nao tenho preferencia de kde ou gnome, cada um tem seu charme, tem ferramentas no kde que me agradam mais, como por ex: amarok e k3b, porem no gnome eu acho mais facil a customização, tb + limpo e posso coloca-lo ao meu gosto. Outra coisa confirma esse negocio do kunbuntu 6.10 ter suporte longo, pois , pelo que sei que tem esse suporte sao os LTS E e nesse caso o 6.06 lts(2009 para desk e 2011 para server e agora o mesmo se aplicara para o 8.04LTS (long term suport).
Veja :http://www.ubuntu.com/getubuntu/download

Agora nada o impede de testar o kde se ficar melhor no seu pc, seja feliz com ele!


9. cara

João Marcos Menezes
stremer

(usa Arch Linux)

Enviado em 10/04/2008 - 01:31h

que viagem minha
e o 6.06 mesmo
tava confundindo com o 7.10
resolvi testar ele por ter uma versao mais velha do kde e por isso acho que fico mais rapido
Tenho que testar melhor no live pra ver se vale a pena. O konqueror ta rapido mas ta travando mto com javascript.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts