Não consigo executar programas como root via terminal. [RESOLVIDO]

1. Não consigo executar programas como root via terminal. [RESOLVIDO]

Fydel Alexandre
phydeo

(usa Debian)

Enviado em 13/08/2013 - 19:10h

Hoje decidi sair do Windows e partir para uma distro de Linux, já que meus jogos favoritos vão ganhar versões para ele em breve. Escolhi o Debian depois de pesquisar e estou desde cedo configurando um monte de coisa. Mas há algumas horas me deparei com um problema que não consegui resolver nem mesmo pesquisando em sites gringos.

Toda vez que eu uso o comando "su" via terminal e tento abrir um programa, como, por exemplo, para abrir o Kate e editar o fstab, ele me retorna o seguinte erro:

"cannot connect to X server :0"

E eu não consigo editar arquivos de configuração por causa disso. NENHUM programa abre, nem o Kate, nem o GEdit, nenhum mesmo. Se eu digitar o comando "startx" ele abre uma sessão como root no Gnome 3, sendo que meu usuário está usando o KDE. Nessa sessão eu consigo alterar o que preciso normalmente, mas não é isso não é nada prático e só me atrasa.

Pesquisando na internet eu achei várias "soluções" e até tentei aplicar algumas como a deste site http://www.devarticles.in/linux/getting-a-way-around-the-no-protocol-specified-cannot-open-display0-... mas isso só aumentou a mensagem do erro, que agora me retorna

"QDBusConnection: session D-Bus connection created before QCoreApplication. Application may misbehave.
Invalid MIT-MAGIC-COOKIE-1 keykate: cannot connect to X server :0"

Não sei dizer quando o problema começou, só sei que em um momento precisei editar o fstab e o sources.list e foi aí que tudo começou. Se alguém puder me ajudar, ficarei muito grato, caso contrário eu vou formatar, instalar e configurar tudo de novo.


  


2. Re: Não consigo executar programas como root via terminal. [RESOLVIDO]

André Canhadas
andrecanhadas

(usa Debian)

Enviado em 13/08/2013 - 20:37h

por padrão o root não executa nada grafico use:

gksu nomeda-aplicação
gksu gedit /etc/fstab
gksu nautilus
etc...



3. Ahh!!! Achei o problema!!! Era a repimboca da parafuseta que não tava instalada.

Fydel Alexandre
phydeo

(usa Debian)

Enviado em 13/08/2013 - 21:25h

Então, depois de perguntar em alguns fóruns, me disseram que, apesar de ter conseguido usar o su e o sudo para abrir programas como root, o serto é usar o sux (que é o su com o x do servidor X Ô.Ô), só tem que instalar ele via apt-get install sux, aliás, o certo é sudo apt-get install sux. Depois é necessário usar o sux ao invés do su para entrar no terminal como root. Creio que esse gksu e esse outro comando semelhante tenha que ser instalado tbm, mas eu não sabia disso. Vlw






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts