
nicolo
(usa Ubuntu)
Enviado em 21/11/2008 - 11:27h
Você tem várias maneiras de instalar o linux. Em todas elas ele precisa de espaço no disco, sendo pelo menos uma partição / (raíz) principal e uma swap. O Kurumin 7 dava uma de windows e dispensava a partição swap criando arquivo de swap.
Se você tem o disco com windows e particionado o default do linux (o linux é muito bem educado), é tentar redimensionar a partição do windows para achar um espaço. Como sua pertição é pequena e provavelmente já está ocupada ele não consegue espaço suficiente, e rejeita a solução com mensagem de erro.
A opção é o particionamento manual, onde você vai precisar deletar uma partição de windows (ntfs ou fat32)para instalar o linux. Há algumas distros que conseguem a façanha de instalar em partição de windows, mas isso é raro.
Na instalação o linux formata a partição em ext3 ou reiserfs, significa que tudo o que tiver na partição escolhida é apagado.
Você pode reparticionar, deixando espaço em branco com o próprio windows. No menu de administração (configuração) no ícone ferramentas administrativas, gerenciador de computador, gerenciador de discos.
É isso.