o que o linux tem de bom?

1. o que o linux tem de bom?

daniel
danielramos

(usa Kurumin)

Enviado em 25/04/2008 - 11:49h

bom o VOL é a maior comunidade dedicada ao linux no brasil mas eu tenho umas duvidas, por que?
o que o linux tem de bom para atrair novos usuarios para ele?
não vale disser que é por que ele é de graça essa todo o mundo ja sabe o que eu gostaria de saber é porque as pessoas gostam do linux o que ele tem do bom?


  


2. liberdade

João Marcos Menezes
stremer

(usa Arch Linux)

Enviado em 25/04/2008 - 11:58h

Esse eu acho que é o maior ponto pro linux. Libertade de usar, modificar, copiar, distribuir. Além de ser de graça (o windows pirata tbem pode ser de graça) mas o linux é livre para você usar como quer e como bem entende. Você personaliza ele para deixar ao seu gosto. Com um 386 você não faz nada, com o linux rodando em um 386 você pode instalar aplicações em modo texto que fazem tarefas atuais. Com um 486 você instala um windows 95 no maximo e vai ficar uma carroça e todo desatualizado, resumindo não servirá pra nada, male male navegar na web em um browser velho. Com o DSL Linux você usa um monte de ferramente atual e navega na internet com um 486. Com o windows Vista você precisa de um micro novo pra ver alguns efeitos e rodar alguns programas, com o linux e um core 2 quad você realmente aproveita o máximo da maquina rodando muito mais coisa. Linux é liberdade, você personalizar de acordo com o uso, esse ao meu ver é o GRANDE PONTO POSITIVO do linux. Depois o fato de ser de graça e não usar software pirata é mto bom tbem pois isto reduz o custo de empresas podendo usar soluções open source que custam mais barato e poder investir mais esse dinheiro nos seus próprios sistemas gerando trabalho para os profissionais que vão mtas vezes reverter este trabalho na comunidade open source. A liberdade tbem ajuda a não se prender a um unico fornecedor.

seja livre, use linux!

Acredito que performance é mto relativo, pois você pode ter mais no linux mas mtas vezes vai depender do uso da maquina. Os programas tbem são poucos que rodam em linux e não em windows e windows ainda tem mais solução "pronta".

Outra coisa boa do linux é para estudantes e para pessoas que gostam de TI pois podem "entender" melhor como a máquina funciona.

VIVA O LINUX!


3. Re: o que o linux tem de bom?

Marcelo Cavalcante Rocha
kalib

(usa Arch Linux)

Enviado em 25/04/2008 - 12:00h

Rapaz...existem inúmeros artigos sobre isso..
E poderíamos escrever páginas e mais páginas...
Mas resumidamente, eu diria as vantagens q EU encontro:

1- Gratuito
2- Estabilidade
3- Confiança por ser código aberto e saber o que uso
4- Segurança contra vírus ;]
5- É excelente modelo para um país em desenvolvimento como o Brasil
6- A comunidade adora ajudar um ao outro (isso é o que atrai muita gente)
7- Inúmeras possibilidades de softwares todos tb gratuitos..para fazer o que vc precisar
8- Você pode interagir com o Linux em seu desenvolvimento, tradução, correção..etc...ou em projetos de distribuições, softwares..etc...
9- Sou Livre e não corro o risco de ser surpreendido por um fiscal em busca de licenças em minha empresa.
10- O linux é tudo isso e muito mais meu caro..só usando por um tempo para saber. ;]

abraços e boa sorte nesta busca..


4. Outra vez isso!!

Roberto Júnior
PuroOsso

(usa Arch Linux)

Enviado em 25/04/2008 - 12:03h

Na boa, outra vez?? O fórum tá cheio disso... "Qual a melhor distribuição?..." "Porque o linux é bom?..." "O que é isso??... e aquilo??" "O que acham disso??"

AFF!! Vamos contribuir de forma construtiva!! E não ganhar pontos com posts sem lógica!!

O pessoal é preguiçoso demais... não lê documentação, pega um how-to e depois vem: "fiz isso, isso e isso e não tá funcionando... alguém pode me ajudar?" Tudo bem se for a última opção, mas antes de postar aqui, larga de preguiça e pesquisa!! Se não tá funcionando, debuga!!

Vamos colaborar!!!! E não encher o fórum!!!

;)


5. Re: o que o linux tem de bom?

Genesco Sousa
gesousa

(usa Ubuntu)

Enviado em 25/04/2008 - 12:03h

As vantagens são muitas:

Estabilidade -> é raro o linux acontecer problemas, como a tela azul ou travamentos igual o windows, e se acontece, vc consegue resolver sem ter que reiniciar a maquina.

Virus, spyware -> não que o sistema esteja livre deles, mas no linux, não há ocorrencia de virus e spywires pois a maioria destas pragas são para windows. eo sistema de permissões de usuarios do windows não permite que qualquer programa tenha acesso a arquivos do sistema.

Leve -> o linux é modular, ou seja vc só instala o que precisa, tendo um sistema mais leve, que consome menos recursos, ao contrario do windows.

Variedade -> para cada gosto, estilo e necessidade há uma opção de distro, gerenciador / ambiente de janela que irá te atender.

Programas -> a instalação de programas depedendo da distro que escolher, podera ser feito com um gerenciador, que fara a instalação com apenas 2 clickes do mouse, e a variedade é grande e a maioria é open source.

a muitas outras...


6. Respostas

Rodrigo Ferreira Valentim
engos

(usa openSUSE)

Enviado em 25/04/2008 - 12:04h

O VOL é a maior comunida linux no Brasil provavelmente porque é a que tem mais usuários, ou mais usuários ativos.

O linux tem de superior algumas coisas, onde considero principalmente:

- a facilidade no uso (vale apenas para algumas distribuições, como Ubuntu, Mandriva, openSUSE, por exemplo)

- muito mais bonito (usando compiz, ou beryl)

- é extremamente mais seguro (praticamente nunca você vai ter problemas de invasão ou virus, por exemplo)

- com a distribuição certa (como as já citadas) ele raramente vai ficar lento do nada, ou travar.


O fato de ser de graça é um acaso interessante, pois o fato é que ele é superior em tudo, menos em jogos infelizmente (apesar de se ter bons jogos e pode rodar muitos outros de Windows com wine ou cedega), em edição profissional de vídeos (apesar de Holywood usar linux, os programas deles são supercaros, customizados e quase impossível de encontrar para o usuário comum), mas para edições [*****] é tão bom quanto ou melhor.

Ah, claro, o linux só perde também em pirataria, você raramente encontra um software pirata em linux (pode procurar por exemplo por jogos que são pagos, ou qualquer outro programa que só exista versão paga). Isso me atrapalha, pois um editor de vídeos profissional em linux custa mais de US$12000,00, enquanto que de Windows basta ir no mininova.

Tirando esses 3 contras, tudo que você pensar provavelmente no linux é melhor, ou tão bom quanto.


7. Re: o que o linux tem de bom?

Fabio Maran
maran

(usa Debian)

Enviado em 25/04/2008 - 13:11h

É e por ae no que te falaram, os car listaram tudo rsrsrs.
Acho que a principal vantagem, é que você administra seu sistema, e ao contrario do Windows, onde você é administrado né.

;)






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts