duvida raid e lvm [RESOLVIDO]

1. duvida raid e lvm [RESOLVIDO]

Caio
caiokrx

(usa Debian)

Enviado em 06/07/2009 - 01:47h

são muito usado hoje em dia o raid e lvm?


  


2. MELHOR RESPOSTA

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa Sabayon)

Enviado em 06/07/2009 - 07:42h

Raid é usado em Servidores, para interconectar diversos discos rígidos.
LVM é útil, para quem, como Eu, faz experimentos com Boot múltiplo, porque cada disco rígido só aceita 4 partições, e aí LVM é usado para poder fazer várias partições lógicas.
Por exemplo, eu fiz um experimento, em meu comp múltiplo boot, combinando a Distro Sabayon com Pacotes e Kernel e Tema de Gentoo, e instalador Portage de Funtoo.
Ele está instalado em partições LVM.

3. Re: duvida raid e lvm [RESOLVIDO]

Caio
caiokrx

(usa Debian)

Enviado em 06/07/2009 - 09:22h

mas o raid é mas usado para ter desempenho ou para ter uma segurança de dados maior?


4. Re: duvida raid e lvm [RESOLVIDO]

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa Sabayon)

Enviado em 06/07/2009 - 09:34h

olha, não sou especialista em redes, mas uma vez me falaram que era mais para segurança dos dados, pq apesar de aumentar o desempenho, a diferença é muito pequena.


5. raid

jairus lopes
jairus

(usa Debian)

Enviado em 01/10/2009 - 08:43h

Bom dia Pessoal !!!

Na realidade os dois tem funcões, no caso do raid o foco é a segurança dos dados, pois ele mantém uma cópia idêntica em ambos os dispositivos (hd's), quanto ao desempenho, há uma pequena queda, pois ele tem que escrever no dispositivo de backup. Utilizo aqui o raid e funciona perfeitamente a mais de 2 anos.

Jairus Lopes
Adm System Linux


6. Re: duvida raid e lvm [RESOLVIDO]

Genesco Sousa
gesousa

(usa Ubuntu)

Enviado em 01/10/2009 - 10:27h

Bom acho que foi feita uma pequena confusão, pois o raid, possui diversos arranjos, alguns priorizam o desempenho como no caso do raid 0, onde 2 hds são usados como um, e os dados são gravados dividido nos 2 ao mesmo tempo,a ssim aumentando a velocidade de gravação em torno de 20% - 40%, ou redudançia como no caso de RAID 1, onde a gravação dos dados é feito igualmente, o seja um hd é o espelho do outro, util se vc quer manter um backup atualizado do seu hd, e ter acesso a ele rápido.

NO caso o lvm seria uma camada que facilita a adição e retirada de hds, pois ele cria como se fosse uma uma unidade virtual, onde a adição, troca, exclusão de hds do storage, podem ser manipuladas, de modo transparente, ou seja o lvm faz o gerenciamento dos seus hds.