distros normal V.S distros minimalistas [RESOLVIDO]

1. distros normal V.S distros minimalistas [RESOLVIDO]

crashPh4nton
jhonyjhous

(usa Debian)

Enviado em 06/10/2013 - 21:13h


pessoal que é mais avançado ae poderia me dar uma explicação sobre a criação de uma distro minimalista, tenho pesquisado distros voltado para computadores antigos e de configuração fraca ... e tenho visto essas distros minimalistas de tamanho muito pequeno mais são todas baseadas no debian, slackware, eu queria saber o que eles fazem para deixar a distro bem leve para rodar em computadores antigos e de tamanho tão pequeno...

eles modificam o kernel ?

ou é só o ambiente gráfico que é mais leve ?


  


2. Re: distros normal V.S distros minimalistas [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 06/10/2013 - 21:56h

Slackware em modo gráfico é mais leve que Debian, isto é fato! porém o boot do mesmo não é mais rápido.

O que geralmente essas distros minimalistas tem é basicamente o mesmo sistema que você instalaria na unha, acompanhado de um ambiente mais leve que Gnome, KDE, XFCE e substituindo as ferramentas destes por outras mais leves.

* o engraçado é que na maioria delas o Firefox ou Chromium vem junto (o que contraria um pouco o foco da distro).

** isso vale para distros baseadas em Debian, Arch, Slackware, agora... existem projetos de distros minimalistas que fogem às já citadas: DamnSmallLinux, TinyCore, Slitaz e outros.

Modificar o kernel de nada ainda quando o ambiente gráfico é uma carroça: Gnome por exemplo, tente usá-lo sem o driver de vídeo da Nvidia ou ATI e veja por si só.

O Debian em sua instalação oferece a oportunidade de gerar um initrd apenas com os módulos necessários para a máquina em uso, ou o generic (para todas e bem maior por sinal).

O Slackware oferece um script para finalidade parecida, que é usando um kernel generic (que faça uso de um initrd), nesse caso você precisaria disso:

http://piterpunk.unitednerds.org/projects/slackconfig/
http://www.linuxquestions.org/questions/slackware-14/mkinitrd-751034/


3. Re: distros normal V.S distros minimalistas [RESOLVIDO]

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 07/10/2013 - 11:38h

resumindo, o que usam são interfaces gráficas leves e poucos aplicativos instalados por default.

Não, o kernel geralmente não é mudado.

Se fosse "diminuído" a distro deixaria de funcionar em muitos hardwares. Não se pode deixar o kernel enxuto,otimizado,pq ao distribuir o Live CD, como o desenvolvedor vai saber se vai ser instalada num AMD ou num intel? por ex,
se você diminuir muito o kernel, não vai mais poder usar em muitos micros.

Otimizar o kernel só funciona se você o fizer, e no seu micro... pq se depois for instalar num outro micro, notebook vai ter que re-otimizar.

porisso as distros sempre usam kernel genérico,preparado para usr vários hardwares. Alguns dizem "inchado" esse kernel, grande demais,mas precisa.

Porisso tem gente que usa Gentoo,pq o gentoo não tem pacotes, vai fazer os pacotes no/para o micro onde for instalado.


4. Re: distros normal V.S distros minimalistas [RESOLVIDO]

Luís Fernando C. Cavalheiro
lcavalheiro

(usa Slackware)

Enviado em 07/10/2013 - 12:14h

Kernel - vai ser sempre o mesmo. Se a distro puder ser instalada em mais do que um conjunto de hardware, o kernel não pode ser enxugado. O instalador pode (na verdade deveria) usar um kernel mínimo, com tudo configurado para ser usado como módulo, e criar no ato da instalação um initrd apropriado para o sistema. Porém, as distros têm o péssimo hábito de instalar um kernel com todos os módulos como built-in, não como módulos, o que incha a porra toda. No Slack é possível migrar os kernels com uns três comandos, mas nas outras distros é necessário recompilar o kernel.

Pacotes - o que caracteriza uma distribuição é ser um conjunto de aplicativos que ao serem instalados permitem ao usuário simplesmente sentar na máquina e fazer o que bem entende. Para ser uma distribuição, é preciso distribuir junto com o kernel e com o coreutils aplicativos capazes de tornar o computador usável.

Uma distro minimalista terá pacotes leves (uma suíte de escritório leve como o Calligra, um navegador leve como o Midori), e será bem pelada (algumas não terão alguns desses pacotes, mas como configurarão a internet e dispõe de repositórios, não tem problema).


5. Re: distros normal V.S distros minimalistas [RESOLVIDO]

Alisson Cavalcanti
henryvieri

(usa Ubuntu)

Enviado em 07/10/2013 - 13:29h

Boas explicações.....


6. distros normal V.S distros minimalistas

Edwal F. Paiva Filho
nicolo

(usa Ubuntu)

Enviado em 07/10/2013 - 14:52h

Distros minimalistas, em geral, visam máquinas antigas e o kernel é ajeitado para i386, ou i486. Decorre que nbão precisa drivers de coisas mais modernas que essas máquinas não tem mesmo e o kernel pode ser depenado.
Há distros que utilizam o kernel 2.4 como o DSL.

Outras distros não mais generosas e fazem multiplas otimizações, depenando pouco o kernel (apenas otimizando), obviamente todas elas tem uma interface gráfica leve que não é o Gnome e um pacote de software "light-diet". Exemplo o Puppy Linux.

Precisa ter uma boa razão para partir para uma distro light ou mimalista. A maioria opta por uma interface mais leve, mas isso não faz muito efeito se começar a instalar programas de Gnome e KDE, que requerem uma porção de bibliotecas pesadas. Os aplicativos deveriam ser selecionados, por exemplo usar um browser midori no lugar do firefox ou do chrome.

O pacote do XFCE em geral é mais leve que o Gnome e Kde, mais limitado também.

-Se não tiver uma boa razão para usar uma distro minimalista é preferível ir para uma distro full.

A maioria dos precessadores de 64 bits suporta as distros full. Qualquer coisa igual ou melhor que Athlon II X2 250 vai bem com 2 Gb de memória.




7. Re: distros normal V.S distros minimalistas [RESOLVIDO]

crashPh4nton
jhonyjhous

(usa Debian)

Enviado em 07/10/2013 - 15:45h

é nao é o meu caso ... ter que usar uma distro minimalista ... as configurações da minha maquina da para usar de boa uma distro full .. era só para entender mesmo como eles fazem para deixar a distro leve e pequena para conseguir rodar até em um 486 como eles falam ....rs

agora uma duvida que nao quer calar como eles criam uma distro de 15Mb como o tinyCore e de 35Mb como o do Slitaz, se o kernel tem 70Mb ....kkkkkkk eles devem fazer isso diminuir e modificar o kernel né ?

a e estou pesquisando distros minimalistas tambem, por causa de uma maquina velha aqui que coloquei como servidor iptables e proxy squid mais usei o debian com lxde ... mais estava pensando em uma dessas distros minimalistas, se compensaria eu colocar uma dessas distros ... o que voces acham ?

a maquina é um Intel Celeron 1.3GHz 256Mb ram 80Gb HD


8. distros normal V.S distros minimalistas

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 10/10/2013 - 10:07h

Minimalistas - Os gerenciadores de janelas são com poucos ou nenhum efeito gráfico, os processos são poucos e pequenos e os programas que acompanham são pequenos e poucos.

Normais, vem carregadas de aplicações, processos e beleza no sistema. O que não quer dizer que não dê para fazer uma distro minimalista e bela.

Apesar de o conceito ser simples, ambas atingem o mesmo proposito.
Derivadas de Debian, Slackware ou RedHat, só tem diferença no empacotamento, o resto torna-se quase idêntico em todas.

Outra variante entre elas será o foco ao qual cada uma foi montada, e que grupo cada uma foi destinada.

Mas o proposito final disso tudo é o seguinte, Minimalistas servem para hardwares antigos ou limitados.

Normais atendem e são montadas para hardwares melhores, mais potentes ou novos.

O que não impede por exemplo, você instalar uma Distro mais antiga, ou seja do mesmo ano do hardware em questão. Um computador de 1999 ou de 2001 você achar e baixar uma distro desta data e instalar nele. Com ele, ela funcionará perfeitamente, só não terá mais suporte a downloads de atualizações.


9. Re: distros normal V.S distros minimalistas [RESOLVIDO]

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 10/10/2013 - 10:21h

Johny, respondendo sua pergunta. Lembre que o "tamanho" da Distro, no arquivo é uma ISO, está comprimido. Não é o tamanho dela instalada.

o kernel grande tem 70, mas é kernel total, bluetooth, efeitos 3D, modulos etc...

como as distros minimalistas não usam efeitos 3D, por ex.. vão tirar alguns módulos que não se usa


10. Re: distros normal V.S distros minimalistas [RESOLVIDO]

crashPh4nton
jhonyjhous

(usa Debian)

Enviado em 11/10/2013 - 11:58h

a sim galera, obrigado pela visão agora entendo melhor...


11. Re: distros normal V.S distros minimalistas [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 11/10/2013 - 12:21h

Ótimo tópico.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts