
meinhardt_jgbr
(usa Debian)
Enviado em 05/03/2010 - 10:52h
Você não precisa e não deve detonar o windows para poder usar o Linux, pelo menos até estar totalmente habituado e não depender mais de nenhum aplicativo que funcione apenas com o windows. Para isto existe a possibilidade do boot múltiplo.
Não incorra novamente no mesmo erro ou seja, faça uma instalação do Linux tradicional, não pelo wubi.
Embora não conheça e nunca tenha usado nem nunca me interessado pelo wubi, entendo que o mesmo seja algo parecido com o Vmware ou seja um aplicativo que faz uma instalação virtual do Linux, de dentro do windows. Com ele você pode até usar para experimentar antes de decidir por uma instalação definitiva, porém não deve contar com ele por estar tolhido em várias de suas funcionalidades. Além de tudo, a performance de uma instalação virtual jamais vai ser a mesma que uma instalação tradicional. Será quase a mesma coisa que rodar uma distro a partir de CD ou DVD-Live.
Cheguei a preparar outro post ontem a noite com a sugestão para que você tentasse re-instalar a mesma versão anterior do Ubuntu, usando exatamente os mesmos parâmetros anteriores, como nome de usuário, diretório onde estaria localizado, etc para fazer uma tentativa de recuperar os seus dados.
Não sei se daria certo, porém seria uma tentativa. Acredito que aquele diretório talvez temporário onde o windows através do wubi mantinha os seus dados, se você não deletou, ainda devam estar gravados no seu hd.
A questão seria identificar o arquivo e tentar usa-lo novamente na re-instalação da versão antiga.
Agora que você já instalou a versão 9.10, talvez isto já não seja possível, porém você poderia tentar verificar onde ficam guardados os arquivos e os nomes dos mesmos.
A instalação "tradicional" do Linux também não tomaria tanto tempo assim, para requerer a espera até as suas férias. Pode representar talvez algumas horas. Basta você usar algum aplicativo particionador do HD, encurtar o espaço do windows, depois instalar o Linux neste novo espaço vago, lembrando de cria 3 partições, uma em torno de 6 a 10 GB para o raiz do sistema (/), outra com tamanho a seu gosto para seus dados e configurações (/home) e uma terceira com até um máximo de 2Gb dependendo de quanto você tiver de RAM, para ser usada como swap. Quanto mais RAM você tiver, menor será o swap necessário.
A instalação do Ubuntu em si, não vai durar mais de 1 a 2 horas com todo o trabalho de reparticionamento incluído.