Virus ubuntu

1. Virus ubuntu

Tiago Rigueto
Rigueto

(usa Ubuntu)

Enviado em 25/08/2009 - 10:41h

Precisa de instalar antivirus, antispyware no ubuntu ?

E tipo assim, se um arquivo tem vírus, ele pega tanto no ubuntu quanto no windows ? ou tem vírus específico pra cada um deles ?!


  


2. Re: Virus ubuntu

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 25/08/2009 - 11:35h

pelo que eu já li aqui no vol, os vírus teriam que ser específicos. Não há a necessidade de instalação de antivírus no linux. Mas caso queira use o clamav.

#apt-get install clamav


3. ROOT

Daniel Fernandes
volcom

(usa Debian)

Enviado em 25/08/2009 - 12:08h

Se você não executar o arquivo como root, dificilmente terá problemas, mas tome muito cuidado!

Eu não uso anti-vírus, mas segurança sempre é bom!


4. Re: Virus ubuntu

André
andrezc

(usa Debian)

Enviado em 25/08/2009 - 12:17h

Quanto a instalação de um antivírus no Linux, eu acho paranóia, os arquivos no Linux não são auto-executaveis como no Window$


5. Re: Virus ubuntu

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 25/08/2009 - 12:36h

Os antivírus para Linux servem para proteger o Windows que vc tem em outra partição ou mesmo os Windows dos seus amigos, com os quais vc costuma trocar arquivos.

Por isso, se vc só usa Linux, eu recomendo um antivírus para escanear sua /home (pasta de usuário) uma vez por semana, pois protegendo quem usa Windows contribuímos para a segurança geral.

Além do clamav, já citado, temos AVG e avast para Linux, ambos gratuitos e fáceis de instalar e usar no Linux.


6. Não necessariamente, embora ajude a evitar problemas futuros.

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 25/08/2009 - 22:07h

A maior parte dos virus de computador (Creio que mais de 98%, ou percentual similar) foram elaborados para "rodar"(funcionar) em windows. Um vírus nada mais é que um programa de computador, escrito com o objetivo de prejudicar um sistema operacional(certamente o windows). Vc pode até "carregar" um virus de windows em seu linux sem saber(baixou com algum programa, ou está em um CD ou DVD).Isso, não irá trazer problemas imediatos(visto que foi um aplicativo feito para rodar em windows). Mas(Aqui está a parte importante), vc pode usar um Pendrive ou enviar um E-mail, os quais prejudiquem um usuário do sistema operacional windows(Já que na máquina dele o virus opera, consequentemente, provocando danos nos arquivos dessa pessoa). Como muitos iniciantes(incluindo eu), instalam Linux em uma particição e Windows em outra("está migrando", "aprendendo a andar"), seria interessante ter sim um antivirus(ClamAV ou algum outro instalado no Linux). Seja para não infectar outra partição(caso vc tenha ainda windows na sua máquina), ou até mesmo para não acabar contaminando o computador de um amigo ou parente(Ele usa windows e você coloca um Pendrive no Pc para mostar planilhas, e junto estão lá os virus e os trojans).

Existem vírus de Linux(embora sejam meio raros, pelo que entendi até o momento). Não é urgente, mas seia interessante instalar um antivirus. Um Firewall também seria bom, caso vc use uma conexão veloz e deixe o pc "on-line" durante o dia todo.

Espero ter ajudado,

Abraço!



7. depende

talyson duarte
dmax2009

(usa Outra)

Enviado em 26/08/2009 - 09:10h

é calro que não cara o linux neutraliza a maioria dos viros a não ser que ;um raker bem do esperto entre no seu farewall e ant virus







Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts