
pinduvoz
(usa Debian)
Enviado em 19/04/2019 - 04:21h
Não há um padrão no Linux porque não há um só Linux. Enquanto há um só OS X (SO dos Mac) e um só Windows, há inúmeras distros Linux. Isso quer dizer que também não há um padrão de pacote que sirva a todas elas, exceto os pacotes em código fonte (os famosos "tar.gz"), que podem ser compilados e então instalados em qualquer Linux, desde que se saiba como (não é fácil, pois poucas distros possuem as dependências pré-instaladas, ou mesmo tratam as dependências com os mesmos nomes).
A ideia por trás dos novos pacotes "universais" criados para Linux (snaps e flatpaks) é que eles se instalam juntamente com suas dependências em uma pasta própria, quase como no Windows. Isso traz uma vantagem e uma desvantagem: a vantagem é a facilidade, pois o mesmo pacote serve a muitas distros; a desvantagem é inchar o sistema com dependências duplicadas, tal como ocorre no Windows, onde uma mesma DLL (biblioteca do sistema) tem inúmeras versões iguais em pastas diferentes.
Em suma, não se pode comparar Linux, Windows e OS X. São sistemas diferentes, com conceitos diferentes. A vantagem do Linux é que ele é gratuito, aberto e seguro, enquanto os demais são pagos, fechados e mais sujeitos a ataques, até porque são mais utilizados e, portanto, mais visados.. A escolha é do usuário.
__________________________________
Linux Registered User nº 439378
Ubuntu Forum Member Since Nov/07/2006
VOL Member SInce Jul/01/2008