Qual a grande distribuição mais independente do terminal?

1. Qual a grande distribuição mais independente do terminal?

Virtualhjs
virtualhjs

(usa Debian)

Enviado em 07/05/2008 - 01:15h

Olá pessoal. Estou afim de usar o Linux, mas não estou afim de me especializar em operação avançada de Linux. A muito venho utilizando o Kurumin. Não sou um completo leigo. Quero usar uma grande distribuição (das quais uma gama de novas distribuições se baseiam) que possibilite mais o uso da intuitividade em seu ambiente em vez de exigir o decoreba de comandos para operá-la no terminal. Um dos motivos é que, além de incoveniente (pois exige que decoremos comandos), pouco o operador básico entende sobre a solução de problemas quando fornecidas sob comandos pelo terminal.

Qual das grandes distribuições acham mais idependente do terminal?

P.S.: Exemplo de grande distribuição: Debian, openSUSE, Fedora, Mandriva, Slackware. Exemplo de distribuição baseada em outra: Ubuntu.


  


2. Re: Qual a grande distribuição mais independente do terminal?

Francisco Ambrozio
fco

(usa Slackware)

Enviado em 07/05/2008 - 02:23h

Se é assim, use o Windows mesmo!

Agora, discordo totalmente de você quando diz: "pouco o operador básico entende sobre a solução de problemas quando fornecidas sob comandos pelo terminal". Uma coisa é você simplesmente usar um comando, outra bem diferente é PROCURAR ENTENDER o que o comando faz e então utilizá-lo. E, solução de problemas eficaz mesmo é via linha de comando. Porém, não confunda isto com aversão total a utilitários feitos para "ajudar" no processo de configuração/resolução de problemas.

Mas, enfim, deixa de lero-lero. Vamos a questão crucial. Acho que a única distro de dá pra se usar por um certo tempo sem usar a linha de comandos é o Ubuntu (e como você mesmo disse, ela é derivada).

Um abraço.


3. Re: Qual a grande distribuição mais independente do terminal?

Vinicus S Moraes
vsmoraes

(usa Arch Linux)

Enviado em 07/05/2008 - 10:07h

Creio que o openSUSE seja assim, tem aquele Painel de Controle que segue a mesma filisofia do Windows. Porém, acho dificíl vc achar uma distribuição que não seja derivada de outra com todas essas funcionalidades que vc procura.

Uma pergunta, pq não usar o Ubuntu ou o Mandriva? Os dois fazem tudo isso que vc quer.
Agora, se vc quer usar uma distribuição, como vc mesmo disse, "grande" só pra dizer "Eu uso o Debian!", "Eu uso o Slackware!!!!"... apenas pra impressionar, esqueça! Com esse pensamento de que vc não quer nada com o Linux eu tenho que concordar com o nosso amigo ai de cima, fique com o Windows =)


4. Re: Qual a grande distribuição mais independente do terminal?

Virtualhjs
virtualhjs

(usa Debian)

Enviado em 07/05/2008 - 10:11h

É decepcionante procurar uma distribuição legal para usar e receber o Ruwindos como solução. Isso é muito comum por ai. Como usuário Linux deveria saber que Linux não é Windows! Em primeiro lugar busco segurança com o Linux (acesso InternetBank).

Porém, além das várias desvantagens o Windows tem sim suas vantagens (que muitos Linuxes não querem reconhecer por que se obrigam não reconhecer). O Windows foi tão simplificado que é muito provável que alguém leigo em informática o opere em nível intermediário em alguns meses de uso (com dedicação é claro). Isso por que não se precisará informar nada via DOS (nem acredito que a discussão fugiu do controle novamente e estamos batendo na mesma tecla: intuitividade vs DOS). Aprender o que um comando faz é decorar o que ele faz. Linha de comando é direto, não tem muito o que aprender com ela. Você precisa ter grande conhecimento prévio por que um comando pode significar a aplicação de uma configuração na qual se precisa de grande conhecimento para entender. O problema pode até ser resolvido, mas fica-se dependente de fóruns, quando não há alguns menus para se fuçar. Essa é a grande diferença, no terminal não dá pra fuçar!
O que procuro é uma certa independencia com o Linux, por isso procuro uma distribuição amigável, isto é, intuitiva. Isto não significa que quero ser um usuário avançado.
Das grandes só testei o Debian, que é relativamente fácil, porém, muito enxuto, sem diversas dependências e outras automatizações.


5. Re: Qual a grande distribuição mais independente do terminal?

Vinicus S Moraes
vsmoraes

(usa Arch Linux)

Enviado em 07/05/2008 - 10:20h

Me desculpe se vc me entendeu errado, o que eu quis dizer é que: Se vc não quer aprender o Linux via linha de comando, vai ser um pouco difícil de vc usar uma distribuição "grande". Por isso perguntei o motivo pelo qual vc não usa o Ubuntu ou Mandriva.

O fato de eu ter mencionado o Windows é que, com as imposições que vc fez (não usar linha de comando e ser uma distribuição "grande"), vc não vai ter muito sucesso, saca?

Uma dica como amigo, não descarte a possibilidade de usar a linha de comando... mesmo que seja o básicão. E outra, não menospreze as distrubuições que são derivadas de outras, isso acontece pelo simples fato da complementação ;)

PS: Não tiro mérito algum do Windows, não sou como muitos que dizem que o ele não presta. Muito pelo contrário, existem funções no Windows que são muito boas e eu, como programador, tenho que saber tanto Windows quanto Linux (ainda vou pro OS/X =x).
PS2: Mas que o Windows tem uns probleminhas chatos, isso ninguém pode negar ;)


6. Re: Qual a grande distribuição mais independente do terminal?

Rodrigo Ferreira Valentim
engos

(usa openSUSE)

Enviado em 07/05/2008 - 10:27h

Há alguns anos trabalho com migração de desktop para esse perfil de usuário e minha conclusão é:

1a - Mandriva
2a - Ubuntu (porque algumas poucas pessoas desse perfil preferem o Gnome ao KDE)


Agora se for para ambiente empresarial, onde tudo precisa ser integrado ao Windows:

1a - SuSE (versão paga, nada de openSUSE)
2a - Mandriva
3a - Ubuntu


Essa é a aceitação que encontro, outras distros tendem a ser complexas demais para esse perfil de usuario.

Todas elas tem distribuições em LiveCD, baixe e as rode, assim você pode testar direto do cd e ver qual a melhor para você, antes de instalar.

[]s


7. Re: Qual a grande distribuição mais independente do terminal?

Vinicus S Moraes
vsmoraes

(usa Arch Linux)

Enviado em 07/05/2008 - 10:35h

Viu só, nosso amigo engos tem o mesmo pensamento que o meu (detalhe só que eu errei de SUSE pra openSUSE).
Porém, as distribuições mais aceitas são sempre as mesmas: Mandriva, Ubuntu e até o Kurumin =)


8. Re: Qual a grande distribuição mais independente do terminal?

Fabio Maran
maran

(usa Debian)

Enviado em 07/05/2008 - 10:39h

Eu ja penso assim :

Desktop:

Fedora, Debian, Slackware

Servidores:

Slackware, Gentoo, Debian, CentOS.

Outros que disem ser de bom desempenho:

OpenSuse, Ruibuntu, Linux Minti.


9. USE uma CALCULADORA

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 07/05/2008 - 10:39h

Se você não quer usar o teclado, compre uma calculadora, ela tem teclado também, mas não requer muita prática do usuário. O grande poder de fogo dos Like Unix´s é justamente o modo texto. Conheço gente que trabalha com o windows a 10 anos e nunca ouviu falar de kernel, gerenciadores de boot, ou se quer sabem oque quer dizer gerenciador gráfico, porém conheço pessoas que ao trabalharem com o linux a apenas 5 meses aprenderam muito mais sobre pc e SO do que com o ruindow$.

Minha opinião é a seguinte, perca a preguiça e instale o slackware, aprenda os comandos e cresça, culturalmente e profissionalmente falando.

um abraço

2:)


10. Re: Qual a grande distribuição mais independente do terminal?

Francisco Ambrozio
fco

(usa Slackware)

Enviado em 07/05/2008 - 11:28h

Kkkkkkkkkkkkkkk!!!

Acho que nosso amigo não conhece manuais, documentação etc.

Quem falou que usar linha de comando é depender de fóruns?

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!

Outra coisa, o Linux não quer (nem deveria querer) ser igual ao rWindows (exceto o Ubuntu, é claro). O Linux deriva (de algo superior) do Unix, onde originalmente nem sequer existia interface gráfica. Era tudo via shell mesmo!

E, novamente, se quer facilidade, use o rWindows!

Linux não é para quem quer, é pra quem pode!

:-)

Agraço.


11. Ubuntu

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 07/05/2008 - 11:43h

Rapaz, eu uso slackware e não abro mão, agora para usuário comum o ubuntu é tranquilo de se usar, instalei ele pra minha sobrinha de 11 anos e a menina usa numa tranquilidade, sempre que quer instalar um software só me pergunta a disponibilidade do mesmo no apt-get, fora isso usa normalmente, sem nenhuma experência com terminal.


12. Re: Qual a grande distribuição mais independente do terminal?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 07/05/2008 - 11:44h

nunca vi o Xico nervoso !!!!!!!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

se quer usar um grande do linux,
com muita facilidade use o Ubuntu ....



01 02 03



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts