Primeiro Acesso [RESOLVIDO]

1. Primeiro Acesso [RESOLVIDO]

Alexandre Metzner
alexleo

(usa Outra)

Enviado em 27/10/2010 - 00:09h

Boa Noite, ganhei hoje um netbook Acer Aspire One que veio com o Linpus Linux 9.2, como é o meu primeiro contato com o Linux não faço idéia de como devo proceder, gostaria de me famializar com ele, pois muitos já estão falando para eu instalar o W7 de uma vez e não esquentar a cabeça, mas sou teimoso quero tentar. O meu problema começou assim que eu liguei, pois parou numa tela aonde diz: [root@localhost /]# imagino que seja registro de usuário e senha, mas não faço idéia, como devo proceder. Desde já agradeço.



  


2. netbook

Alberson Meneses
alberson42

(usa Linux Mint)

Enviado em 27/10/2010 - 00:21h

Amigo, assim que você liga o netbook já entra na tela preta (vulgo terminal) ?


3. Re: Primeiro Acesso [RESOLVIDO]

meinhardt, jorge g
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 27/10/2010 - 00:47h

Esta é a tela de um terminal e você está logado como root o que significa raiz ou seja aquele usuário com todos os poderes para fazer quaisquer modificações ao sistema.

Toda vez que no terminal ou console o ultimo sinal ou digito que aparece é o #, significa que você está logado como raiz , administrador ou super-usuário.

Fico realmente surpreso que o Linpus Linux venha instalado desta maneira, pois o mínimo que eu esperaria como usuário que recém ganhou um portátil seria poder sair usando imediatamente sem precisar sair digitando comandos desconhecidos.

Uma pergunta inicial, você é o primeiro proprietário e foi o primeiro a ligar o Netbook?

Não haviam ligado para testes nem mesmo na loja?

Se for este o caso, acho isto uma tremenda sacanagem e falta de consideração, pois o minimo que aceitaria como usuário que não conhece nada era a abertura de uma tela simpática, bem produzida e com todos os itens ou alternativas de menu para permitir no minimo conectar a Internet e sair navegando.

Não me surpreendo entretanto, porque também comprei um portátil, apenas com Linux (o mesmo famigerado Linpus Linux) há 3 anos atras e aconteceu o mesmo.
Pensei que havia melhorado. Minha filha comprou um Netbook Philco ha alguns meses atras e o mesmo veio funcionando direto de dentro da caixa.

Como não ha nada a perder e a instalação ao que me parece é muito porca, vamos tentar ver se pelo menos o Linpus Linux tem uma instalação completa feita.

Para isto digite nesta tela preta ou seja lá a cor que for:

startx

Este comando linux deveria chamar a interface gráfica.

Se abrir a tela com uma interface onde devem aparecer icones diversos e algo como uma barra, procure com o uso do mouse abrir o menu iniciar e antes de mais nada busque por configurações.

Se encontrar configurações, normalmente dentro de alguma alternativa de Sistema, procure por algo como usuário ou users em Ingles.

Vamos tentar por ai, criar um usuário normal, sem poderes de administrador para evitar inadvertidamente provocar grandes danos ao sistema. Se você achar a alternativa de criação de usuário, crie um usuário para você. Coloque o seu nome ou uma abreviatura, ou seja lá o que você preferir.

Chegando a este ponto, volte a aquele menu que você supostamente conseguiu abrir primeiro e procure por alguma alternativa para desligar o Netbook. Normalmente na mesma tela ou janela também aparece a alternativa de Trocar de usuário. Se encontrar, clique em Trocar de usuário.

Durante o processo de criação de um usuário comum (sem poderes de administrador), normalmente o sistema pede para colocar um nome e noutro ponto, a senha para este usuário.

Se você conseguir chegar no ponto da troca de usuário e chegar até a escolha do usuário onde você vai usar aquele nome que você criou, vai pedir a senha. Coloque a senha e de um enter.

Agora se tudo correu bem ele deveria abrir uma outra tela com a interface gráfica de usuário.

Se não for possível fazer isto, vamos tentar outro caminho.

Boa sorte e parabéns por não desistir.




4. Re: Primeiro Acesso [RESOLVIDO]

Alexandre Metzner
alexleo

(usa Outra)

Enviado em 27/10/2010 - 11:13h

digitei startx, e o que veio em seguida foi:
sh: startx: command not found


5. Re: Primeiro Acesso [RESOLVIDO]

meinhardt, jorge g
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 27/10/2010 - 17:33h

Vamos dar apenas mais um tempinho pra ver se o companheiro Pinduvoz que é o nosso grande especialista em Netbooks entra no circuito e se ele não puder fazer nenhuma outra sugestão, acho que a melhor alternativa será instalar uma outra distribuição (distro) Linux, especifica para Netbooks, como por exemplo o Ubuntu (versão 10.10 - Maverik light).

Como a musculatura de Netbooks é em geral limitada, aconselho a usar Linux, pois se usar algum dos windows, além de ser bem mais caro, a performance tende a ser lamentável.


6. Re: Primeiro Acesso [RESOLVIDO]

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 27/10/2010 - 17:51h

Às vezes o comando é startX (com o X maiúsculo) em vez de startx.
No Linux isso de maiúsculas e minúsculas faz grande diferença.


7. Re: Primeiro Acesso [RESOLVIDO]

Adilson
zolhodegato

(usa Linux Mint)

Enviado em 27/10/2010 - 18:00h

Olha se o seu Note for novo geralmente é o nome do próprio sistema, o meu por exemplo veio com o insigne e o comando era justamente este.


8. Re: Primeiro Acesso [RESOLVIDO]

meinhardt, jorge g
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 27/10/2010 - 18:15h

Além disto, procure aqui mesmo no VOL entre os Artigos e Dicas do companheiro Pinduvoz (Andre), pois o mesmo publicou bastante material especificamente sobre o ACER Aspire One. Pode ser que você até consiga resolver o problema a partir apenas da leitura do material publicado pelo Pinduvoz.


9. Primeira vez que ouço falar do Linpus

Júlio Hoffimann Mendes
julio_hoffimann

(usa Ubuntu)

Enviado em 27/10/2010 - 18:18h

Oi Alexandre,

Não estou com muito tempo para escrever, mas aconselho que instale uma distribuição Linux conhecida por mais de 1000 pessoas pelo menos :-) como o Ubuntu Netbook Edition:
http://www.ubuntu.com/netbook
Não irá se arrepender e terá muito mais suporte do que nesse tal de Linpus. Não se esqueça de testar antes de instalar definitivamente. Qualquer dúvida retorne.

Abraço!


10. Re: Primeiro Acesso [RESOLVIDO]

Alexandre Metzner
alexleo

(usa Outra)

Enviado em 29/10/2010 - 22:06h

Obrigado a todos pela ajuda segue o conselho de vcs e instalei o ubuntu 10.10 super fácil e tranquilo já acessei a net no netbook está em wireless, super dez, estou acessando pela primeira vez e para o primeiro dia estou muito satisfeito com o tal de linux que para mim era um bicho estranho que resolvi encarar. Abs e até mais.


11. Re: Primeiro Acesso [RESOLVIDO]

Andre Cardoso
andrebian

(usa Fedora)

Enviado em 29/10/2010 - 22:36h

Seja bem vindo colega, e sem brincadeira mesmo netbook pra Windows nao serve nao, na empresa em que trabalho temos um netbook que mal roda o XP com graficos ao minimo e ao abrir ateh um arquivo do word ele apanha.

Bem vindo ao mundo livre, do seu jeito.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts