Para um novato, ler o man é INÚTIL

1. Para um novato, ler o man é INÚTIL

.
ssdhdvga

(usa Gentoo)

Enviado em 24/09/2018 - 20:51h

Visto que o manual geralmente goza de termos que 90% dos usuários novatos olham e falam "mas que por** é essa, mermão?", eu cheguei à conclusão que não adianta de absolutamente ler o manual quando se é novato. Eu sou, e posso ler e reler o manual de algo como o git que não vou entender absolutamente nada, por não saber por exemplo o que é uma branch, work tree e nem pra que uso estas coisas. O que acham que pode ser feito para um novato realmente aprender algo?


  


2. Re: Para um novato, ler o man é INÚTIL

Jose Mario
zezaocapoeira

(usa Slackware)

Enviado em 24/09/2018 - 21:17h

ssdhdvga escreveu:

Visto que o manual geralmente goza de termos que 90% dos usuários novatos olham e falam "mas que por** é essa, mermão?", eu cheguei à conclusão que não adianta de absolutamente ler o manual quando se é novato. Eu sou, e posso ler e reler o manual de algo como o git que não vou entender absolutamente nada, por não saber por exemplo o que é uma branch, work tree e nem pra que uso estas coisas. O que acham que pode ser feito para um novato realmente aprender algo?


Salve mano.

Resumindo.

Interpretação de texto é fundamental para que se consiga extrair/entender/compreender a informação em qualquer mídia escrita/digital ( livros , documentos , manuais , man pages,etc... ) .

O git é uma ferramenta que exige estudo/prática para usar a maioria das suas features . O mesmo ocorre em editores ( imagem, vídeo, modelagem 3d, etc ... ) .

Terá que estudar com afinco o que se deseja apreender.

Obrigado pela atenção, salve!!!


3. Re: Para um novato, ler o man é INÚTIL

João
Mastruz

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 24/09/2018 - 21:19h

Já vi muito disso, pessoas que leem o manual e não entendem o que está escrito, sem contar que 99% das vezes o manual está completamente em inglês e, por mais que na pratica todos devessem saber a língua, sabemos que não é uma realidade aqui no Brasil.
Acredito que a única forma de aprender é, de preferência: saber inglês, saber conceitos mais complexos (isso apenas pela prática, uso contínuo e estudo avançado). Nem tudo o que está num man é necessário de você usar ou saber.
Infelizmente faltam-se manuais em português pra ajudar. Muitas vezes você vai precisar de outras pessoas, nesse sentido, pra aprender detalhes mais intrínsecos do sistema e isso vale também para documentações oficiais da distro.


4. Re: Para um novato, ler o man é INÚTIL

Rogerio Leiro Fontan
RLFontan

(usa Ubuntu)

Enviado em 24/09/2018 - 23:15h

Alguns mans são úteis.

Tentei pedir fontes alternativas de estudo sobre assuntos específicos a usuários mais experientes, de repente ajuda.


5. Re: Para um novato, ler o man é INÚTIL

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 24/09/2018 - 23:22h

Linux Guia Prático foi o que li quando comecei usar Linux
Como não sou profissional da área este pequeno livro me ajudou muito
Depois comecei ler dicas aqui do vol.
Para usuário comum é suficiente minha modesta opinião


6. Re: Para um novato, ler o man é INÚTIL

Gabriel
rabbit

(usa Debian)

Enviado em 24/09/2018 - 23:33h

O man pra mim não é nada mais que uma fonte de estudos mano.

Você mesmo deu o exemplo do "branch" que é uma ramificação traduzindo literalmente. Dá tradução já dá pra entender qual o significado dele.
Se eu por exemplo estou lendo um manual e não sei o que é essa palavra, comando, etc, eu vou pesquisar obviamente o que é! Eu quero aprender! Então não vou me contentar em ficar só naquilo. O manual é pra você se orientar nas dificuldade, e não um TUTORIAL!

O problema é que estamos acostumados a ter tudo de mão beijada.
Explicando o que é cada minimo detalhe.
Se tem Okay, perfeito, se não tem cabe a nós pesquisarmos mais a fundo ( Se realmente queremos aprender sobre algo. )

Sou novato em linux também e ainda assim lendo muitos manuais, consegui sair de diversas situações e aprender bastante.

Mais assim, cada um tem seu ponto de vista.
E no meu ponto, nós novatos devemos ser os que mais tem que tirar proveito do manuais.

Abraço
---------------------------------------------
#!/bin/bash
echo "« Zh€lL »"


7. Re: Para um novato, ler o man é INÚTIL

Jaaneman  (")>
RaceHorse

(usa Linux Mint)

Enviado em 25/09/2018 - 07:32h

Quando a borboletinha azul ferrou minha maquina pq tentei fechar portas remotas do tiobil, a única coisa que eu sabia sobre o "Linux", era um CDlive que havia ganho de presente de um dos Desenvolvedores do MANDRIVA SPRING, que até então dormia esquecido numa gaveta... Sem HD funcionando, foi ele que me levou à Rede, e que me dirigiu à VOL para pedir socorro... Os Meninos consertaram minha máquina, mas me deram links para livros e tutoriais que me deixaram praticamente zarolha! Chorei rios! kkkk Mas não existe mágica: existe ESTUDO árduo! GNULINUX não é dificil - é Estudo, é Leitura, é TEMPO! Apertar botões não adianta - E a beleza dele é saber e ver e aprender como uma Comunidade se une em prol de uma IDEIA de ser LIVRE, de poder PENSAR e AGIR e TRANSFORMAR! ... Embora Ser LINUXER, desperte sentuimentos contraditórios em muitas pessoas: medo, ou raiva, ou inveja... rs
Estudo árduo até hoje - Mas nem sempre tenho tempo! Mas desde quando 'aquela lá' quase ferrou minha máquina, nunca mais uma máquina minha viu seu CD pirata, nem nunca mais sequer instalei em dual...
Estude, pesquise,pergunte!... Baixe livros, filmes, videos... Porque quando um Mapa se abrir em sua tela, e puder ver milhares de pontinhos brilhantes naquele Universo, como um vestido de noiva bordado - talvez role uma lágrima por ter noção, do que é ser parte [Mesmo se for como eu, ainda Newbee] de uma entidade inteligente, poderosa, e realmente LIVRE!

- Quem foi que disse que PINGUIM não voa? lol (")>


Você não é o Obi-Wan, mas é a minha única esperança.


8. Re: Para um novato, ler o man é INÚTIL

Ryuk Shinigami
Ryuk

(usa Nenhuma)

Enviado em 25/09/2018 - 09:03h

Isso é normal. No começo é muita informação nova pra assimilar.
Continue lendo e praticando que as coisas vão entrando por osmose!!!

Há diversos sites e vídeos no YT que dão as informações mais mastigadas, só procurar no Google.

Dicas:
http://www.bosontreinamentos.com.br/
http://www.hardware.com.br/


9. Re: Para um novato, ler o man é INÚTIL

Ricardo Groetaers
ricardogroetaers

(usa Linux Mint)

Enviado em 25/09/2018 - 10:19h

ssdhdvga escreveu: .... posso ler e reler o manual de algo como o git que não vou entender absolutamente nada, por não saber por exemplo o que é uma branch, work tree e nem pra que uso estas coisas.....

ricardogroetaers e a galera lá de trás bradaram: "mas que por** é essa de branch, de work tree, mermão?" "Mata os veios, mata".

ssdhdvga escreveu: .... O que acham que pode ser feito para um novato realmente aprender algo?

ricardogroetaers e a galera lá de trás bradaram: ... Tente aprender aquilo que tem um propósito util para voce, aquilo que realmente vai usar. Para que perder tempo e esforço para aprender algo que nunca vai usar?



10. Re: Para um novato, ler o man é INÚTIL

Mac
Skylen

(usa Slackware)

Enviado em 25/09/2018 - 11:07h

Soluções: Se for novato no uso do computador você tem soluções práticas, assistir vídeos no youtube e no "erra e a certa" (não a melhor opção, se não conseguir resolver, porém aprende muito). Além de continuar a ler o material. Por sua vez, a melhor saída é começar a compreender o funcionamento do computador (pelo menos o mínimo), isso já daria base de intendimento dos manuais.


11. Re: Para um novato, ler o man é INÚTIL

Rodrigo
omag0

(usa Debian)

Enviado em 25/09/2018 - 19:47h

Confesso que essa era da internet me deixou impaciente. Sempre tive um leve déficit de atenção, Agora então. Nao consigo ver vídeo se nao for em 2x de velocidade. Nao consigo ler livro onde o autor é prolixo. Como uso dois monitores, as vezes estou lendo algo em um, e ouvindo podcast sobre outro assunto no outro, com abas de exemplos aberto.

Enfim, me tornei o retrato dessa geração. Impaciente, ineficiente (faco mil coisas ao mesmo tempo e nenhuma bem executada).
Estou me esforçando para pisar no freio e voltar a ter foco.

Por incrivel que parece, como man é técnico, eu consigo me concentrar e ler. Também gosto de ler doc oficial.


12. Re: Para um novato, ler o man é INÚTIL

gabriel amoedo
gabry

(usa Outra)

Enviado em 25/09/2018 - 20:56h

Pior que esses manuais muitas vezes são mal explicados, no fundo, parece quem produzem eles de qualquer jeito, só pra dizer que tem

Isso é claro, quando tem um manual



01 02 03



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts