OpenSUSE 11 vs Ubuntu 8.10

1. OpenSUSE 11 vs Ubuntu 8.10

Pedro Rafael
Pedro Rafael

(usa Fedora)

Enviado em 17/11/2008 - 17:39h

Pessoal não estou querendo aqui falar qual o melhor ou pior sistema. So coloquei esse título porque o Ubuntu foi um sistema que eu conheço bem e o OpenSuse eu não conheço bem e por isso estou querendo "comparar" em algumas características que vou citar a seguir para eu escolher um ou o outro.

O openSUSE reconhece os hardwares com mais facilidade que o Ubuntu?
O openSUSE tem uma boa quantidade de pacotes necessários desde à usuarios iniciantes como os experientes?
O Yast2 é um bom gerenciador de pacotes? Ele fica muito atrás do APT e do YUM?
O OpenSuse é lento em comparação ao Ubuntu?
O openSUSE é considerado um sistema operacional para proficional?
Por que motivo o openSUSE não é tão conhecido no Brasil? Existe um motivo?
O openSUSE é considerado um sistema operacional estável?
Qual as vantagens do openSUSE em relação ao Ubuntu? E o contrário?


Obrigado pessoal...



  


2. Experimenta

Davi das Chagas Neves
davi.fisica

(usa Outra)

Enviado em 17/11/2008 - 18:06h

Cara, kkkkkkkkk o opensuse é um Linux assim como o Ubuntu... a maioria das suas perguntas são "difíceis" de responder kkkkkkkkkk
Tipo: O openSUSE é considerado um sistema operacional para proficional?
Que história é essa? Quem ter que ser profissional é vc e não o SO kkkkkkkkk. Linux é Linux... tanto faz o Slack como o Gentoo, tanto faz o Debian quanto o Opensuse kkkkkkkkkk
O que diferencia uma distro da outra são suas ferramentas(aplicativos) de configuração...
Essa história de que uma distro é mais leve que a outra, ou que é mais rápida... isso é tudo besteira.
Quem faz(configura) a distro é o dono... se um cara do Gentoo começar a usar o Opensuse(ou o Ubuntu) ele vai achar mais fácil no início e mais lenta tmem... entretanto, com pouquísimo tempo estas diferenças somem... a diferença entre as distruições em termos de eficiência, leveza, estabilidade e segurança são pequenas... CLARO... SÃO TODAS A MESMA COISA: LINUX.
A maior diferença entre SOs na verdade são as pessoas que os usam... essa é a grande beleza do Linux... ele é uma coisa pessoal... então, se vc quer ver as (pequenas) diferenças entre distros, experimente elas.
Aqui no VOL vc não vai conseguir responder nenhuma das suas perguntas, só vai conseguir ler a opnião particular de cada usuário... como aqui tem mais gente do Ubuntu, vc vai achar que ele é melhor... foi por isso que a popularidade dele cresceu tão rápido... mas isso não é verdade... ele não é nem melhor nem pior... a verdade é que vc precisa experimentá-las pra conhecê-las de verdade.
Vou te ar um exemplo... eu comecei a usar o Ubuntu por influênca de um amigo que usava Debian... desde então sempre ouvi que o ubuntu reconhece hardware melhor que ninguém... mas meu acer aspire 5570z ele não reconhece a wireless... no meu note só o mandriva e o fedora reconhecem a wireless... se eu não tivesse experimentado, até hj estaria sem wifi...

[]s


3. Re: OpenSUSE 11 vs Ubuntu 8.10

Pedro Rafael
Pedro Rafael

(usa Fedora)

Enviado em 17/11/2008 - 18:48h

Espondendo ao camarada aí de cima. Rapaz porque vc n respondeu sobre o gerenciador de pacote Yast2? Bem essa pergunta é bem técnica e dá rpa vc responder.... Bem já usei o Fedora, Slackware, Debian, Kurumim, Kubuntu e o Ubuntu. Todas essas coisinhas que vc falou, "haaaaaaaaa linux é linux kkkkkkkk, proficional é usuário" são irinias tolas. Talvez vc pode falar isso pra quem não entende de Linux, pra quem n sabe configurar uma rede ou coisa do tipo. Eu estou aqui querendo filosofar um pouco o porque o openSUSE não é tão conhecido no Brasil, as vantagens do YAST2, as vantagens de cada sistema pois existem, isso é fato!!!. Detalhe existe sim sistemas mais lentos que o outro. VocÊ programa ( C, C++, Python) ??? Dependendo da implementação do sistema ele pode ficar mais lento ou mais rapido. Já ouviu falar em Pesquisa Operacional voltada para implementação de softwares?? Leia um pouco sobre isso....




4. Re: OpenSUSE 11 vs Ubuntu 8.10

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa Sabayon)

Enviado em 17/11/2008 - 18:49h

olha, as duas são boas... diferenças, algumas, ubuntu é Debian like, openSUSE é red-hat...
os instaladores, eu acho os dois bons...
rapidez, pessoalmente acho openSUSE mais rápido, no mesmo micro....
Ubuntu tem melhor reconhecimento de hardware, depois do ubuntu, é mandriva, que lembra o openSUSE...
olha, openSUSE no Brasile não é tão popular, mas acho que é pq não éum Debian.
Ubuntu, bom Ubuntu é popular no mundo todo... mas é pessoal, eu gosto mais o openSUSE, o Mandriva e o fedora, mas isso pq gosto de Red-Hats!
experimenta o openSUSE, vc ta acostumado com Ubuntu, mas para ver se gosta tem que experimentar


5. Re: OpenSUSE 11 vs Ubuntu 8.10

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 17/11/2008 - 19:40h

Sugestão:

Instala o VMware ou o Virtualbox e teste as duas distros, ou melhor, o openSUSE, que você não conhece tão bem. Creio que esse tipo de pergunta cada um vai ter uma opinião distinta, só mesmo você conhecendo as distribuições pra poder dizer qual você se adapta melhor. A única coisa que você não vai conseguir comparar muito bem virtualizando as distribuições é o desempenho.

T+


6. OpenSUSE 11 vs Ubuntu 8.10

Johnny Ferreira dos Santos
johnnyfsan

(usa CentOS)

Enviado em 17/11/2008 - 20:00h

Bom, não conheço muito bem o OpenSuse, mas do Ubuntu já uso faz faz album tempinho, e uma coisa que eu sempre fico impressionado, é a facilidade de instalar os pacotes, programas, etc, tenho um amigo que já usou openSUSE, segundo ele é tão bom quanto debian, fedora, slack, enfim, Linux é maravilhoso, mas é como o amigo de cima ai falou, tem suas vantagens e desvantagens com as Distros, já usei tambem o Mandriva 2009 ele é bem pesado, em comparação do Ubuntu, vou fazer o download do OpenSuse e experimentar no virtualbox como fez referencia nosso colega.
Abraçoos!


7. Re: OpenSUSE 11 vs Ubuntu 8.10

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 17/11/2008 - 20:23h

Ubuntu e OpenSuse são, nesta ordem, as duas primeiras colocadas no ranking do Distrowatch.
O que se pode dizer das duas?
Primeiro que são excelentes distribuições para usuários inciantes e têm comunidades atuantes e documentação abundante, sobretudo em inglês. E se a língua é uma barreira, a "base" do Ubuntu em nosso idioma é maior.
Segundo que os respectivos gerenciadores de pacotes, Yast e Apt/Aptitude/Synaptic, são excelentes, sendo o Apt mais rápido, o que é uma vantagem em conexões de menor velocidade.
Terceiro, destaca-se que quando se trata de configurar o sistema, o OpenSuse centraliza por sua própria conta enquanto o Ubuntu investe em ferramentes específicas que se integram ao Centro de Controle do próprio Gnome.
Finalmente, a minha opinião (que pode não ser igual a sua): se for para usar Gnome, fico com o Ubuntu; já usando KDE, especialmente o 4, com o OpenSuse.


8. Re: OpenSUSE 11 vs Ubuntu 8.10

Rogério Cassimiro
cassimirinho

(usa Ubuntu)

Enviado em 17/11/2008 - 22:06h

Hum, "proficional" não é mole.


Vai de ubuntu que terá resposta para tudo e mais rápido.


9. Filosofia

Davi das Chagas Neves
davi.fisica

(usa Outra)

Enviado em 18/11/2008 - 02:17h

Pedro... acho que o ofendi... me desculpe... sinceramente não era minha intenção...
Bem, vc perguntou sobre mim, eu simulo reações químicas e utilizo técnicas de pesquisa operacional... mais exatamente: programação linear, e por incrível que pareça eu já li bastante sobre isso que vc me pediu pra ler... hj programo em Python, mas já programei em C, Java e Fortran... participo de diversos grupos de discussões na área de programação... nestes grupos não existe tópicos como este que vc propôs aqui... nestes grupos procuramos ser bem objetivos, resolvendo problemas apresentados por outros integrantes.
Desculpe-me, pois não entendi que seu objetivo era "filosofar"... achei que estava lançando uma competição (dado o título do tópico)... portanto me desculpe. Aliás, sou um físico, logo, respeito filosofos... embora ache que existam coisas melhores para filosofar...

[]s



10. Re: OpenSUSE 11 vs Ubuntu 8.10

Jack Bauer
Slim Shinoda

(usa OpenSuSE)

Enviado em 18/11/2008 - 08:58h

A primeira distro que usei o foi Ubuntu. Achei muito fácil, bonito e simples de configurar e nunca tive problemas com compatibilidade e reconhecimento de hardware.
Como um bom usuário de Linux, quis ampliar meu conhecimento sobre as distribuições e logo depois testei o OpenSuse para não largar mais. Achei o gráfico do OpenSuse mais lindo que o do Ubuntu e existe tanta facilidade e levesa quanto o próprio Ubuntu e da mesma forma, não tive problemas com hardwares junto com o Opensuse.
Agora uso a versão 11 do OpenSuse e estou aguardando chegar na minha residência o CD de instalação do Ubuntu 8.10 para realizar alguns testes com esta nova versão do Ubuntu.

Para descobrir qual se adequa a sua necessidade, como já disseram, a única forma é testar os dois e sentir na própria pele por qual você se encantou mais.


11. Re: OpenSUSE 11 vs Ubuntu 8.10

Marcus-RJ
Marcus-RJ

(usa Arch Linux)

Enviado em 18/11/2008 - 10:14h

Desculpa a negativa, mas realmente é chato ver toda semana esse tipo de pergunta no VOL. O ruim eh que por mais detalhista e imparcial que seja a resposta, ela provavelmente nao vai levar a lugar nenhum.
Por exemplo, um colega aí acima disse que o mandriva eh mais pesado que o ubuntu, eu nao acho isso mesmo.

Teste, pesquise e tire suas conclusoes. Quanto a sua pergunta de o yast ser um bom gerenciador de pacotes como o YUM. Primeiro de tudo, eu nao acho que o YUM seja um bom gerenciador de pacotes. E no opensuse eu nao usava o yast, prefiro o zypper. Inclusive eu acho que a partir do opensuse 11 ele vem sendo bem mais usado que o yast.

Abs!


12. Re: OpenSUSE 11 vs Ubuntu 8.10

Pedro Rafael
Pedro Rafael

(usa Fedora)

Enviado em 18/11/2008 - 12:07h

Mais pelo que vc falou Devi, vc n ouviu falar em Otimização de Sistemas. Bem sou estatístico e uso muito analise de covariancia em matrizes com 365 mil linhas e 7 colunas que é um experimento que estou fazendo. Quando vc trabalha com coisas grandes assim um sistema que seja um pouquinho mais otimizado ajuda!!! Uso para simulações de Monte Carlo tb além de trabalhar com estatística espacial onde uso imagens muito pesadas. Ou seja, um sistema mais otimizado ajuda muito o programador. O que estou qurendo saber é se o Opensuse é rápido ou é lento como muitas pessoas falam.



01 02 03