Linux para Notebook....(Ajude-me)

1. Linux para Notebook....(Ajude-me)

Pedro Rafael
Pedro Rafael

(usa Fedora)

Enviado em 25/01/2009 - 15:05h

Pessoal eu estou usando o Ubuntu 8.04 no meu notebook Gigabyte. Meu notebook veio com o Windows Vista e no Vista existia uma opção de economia da bateria. Se que essa opção colocaria o desempenho do computador lá em baixo. Mais não é sempre que precisamos do um desempenho extremamente forte por exemplo quando estamos digitando um simples texto dentre vários outros... Eu percebi que o tempo de duração da pateria no Ubuntu é menor que no Windows Vista. No Ubuntu existe uma opção para eu diminuir o consumo da bateria ou existe alguma forma de fazer isso? A bateria no vista durava cerca de 3 horas e 45 minutos e no Ubuntu a duração é so de 2 horas e meia. Existe Algum linux para laptop onde posso controlar tal problema. Isso que está ocorrendo é normal? Tal consumo da minha bateria com o Ubuntu irá diminuir a vida útil dela?


obrigado à todos.




  


2. Sucega...

Davi das Chagas Neves
davi.fisica

(usa Outra)

Enviado em 01/02/2009 - 02:07h

Pedro, nos ultimos dias percebi que vc anda testando as distro... se vc é um cara esperto deve ter notado que não existe a 'perfeita' ... todas tem um problema ... então a resposta pra sua pergunta vc mesmo irá dar ... já discuti com vc outras vezes e não vou fazer isto de novo ... so vou te lembrar que estes tópicos são impertinentes demais ...

Acho que vc deveria usar o Slack, aprender a ajustar sua propria distro... dai talvez vc encontre a 'ditro perfeita' (a sua) ... e então começar a ajudar as pessoas aqui do forum que tem um problema e realmente precisam de ajuda... e não pessoas com dúvidas existenciais ... (gnome ou kde, qual o mais bunitinho?)

No entanto, não vim aqui por isso... o problema foi a primeira resposta a sua pergunta... o concelho do camarada ai ta errado ... da uma olhada nisto: http://www.global-battery.co.uk/help-laptop-lithium-battery-tips.htm

Sou cientista dos materiais, poderia falar muitas coisas aqui, mas vou ser breve: toda vez que vc carrega/descarrega sua bateria vc ta alternando os momentos de dipolo magnético do material, isso é realizado pela corrende elétrica; todo mundo que fez segundo grau sabe que se vc cortar uma corrente vai gerar um campo eletromagnético, então, quando vc começar a descarregar(carregar) sua bateria, deixe ela descarregar(carregar) completamente, pois se adicionar (ou cortar) a corrente no momento que ela está descarregando (carregando), vai surgir defeitos estruturais nela, diminuindo sua vida ... leia o tsto acima... ele tem boas dicas sobre bateria... cuidado com o q leem... veja quem escreveu.

[]s


3. davi esta certo

ronnie peterson bacelar martins
dbahiaz

(usa OpenSuSE)

Enviado em 01/02/2009 - 02:52h

Olha eu tinha muitas dúvidas a esse respeito quando comprei o meu note, então pesquisei no lugar mais adequado, que foi no site do fabricante, no meu caso Dell, e encontrei mais ou menos o que o davi disse, e a recomendação era:
1-Usar o note ligado na tomada sempre que possível.
2-Descarregar e carregar "totalmente" pelo menos 1x no mês.

É isso, se tem alguma dúvida sobre isso, recorre ao suporte técnico do seu equipamento.



4. desculpe-me pelo que escrevi

Diego Hernandes Soares Alves
diegohsa

(usa Arch Linux)

Enviado em 01/02/2009 - 08:59h

não sei se estava errado ou certo, pois não tenho muitos conhecimentos em hardware, mas o segundo post, que foi obtido junto a Dell se parece bem com o meu!

porem deixo a vocês mais experientes que ajudem-o!!!!


ah! e quanto a Distribuição, o camarada lá de cima está redondamente correto!!!!!!
só acho qque ele devia começar mesmo com o ubuntu.


5. Linux para Notebook....(Ajude-me)

Edwal F. Paiva Filho
nicolo

(usa Ubuntu)

Enviado em 01/02/2009 - 10:15h

Amigo vamos aos fatos:
A economia de energia de um notebook, para todos os sistemas operacionais, precisa ser balanceada, conforme a necessidade do usuário.
- Usar a bateria (carregar e descarregar) não deveria estragar a bateria, ela foi feita para isso.
-Se você impuser uma economia grande de bateria quem vai pagar o pato é o seu HD que incia e para continuamente, por isso não se deve impor parada de HD para economizar energia. O HD é mecânico e tem um número de paradas e partidas limitado.
- Se a bateria dura duas ou tres horas, isso depende dos ajustes de economia na bios e no sistema operacional

Há baterias de 4 células e de 6 células , As de 6 células armazenam mais energia e demoram mais para descarregar.

-Se o windows demora mais para descarregar isso não quer dizer que seja melhor para a bateria, muito menos para o HD.

O Linux é mais difícil de ajustar ao "agrado do usuário" em note book do que em desktop. O Ubuntu geralmente vai bem em notebook, mas apanhei um pouco no meu Acer 7520. Nada que uma boa dose de teimosia não resolvesse.

Por último: Baterias não são eternas, as de automóvel funcionam bem 3 anos, depois é loteria. O meu velho notebook Toshiba a bateria funciona até hoje, mas meio capenga, ele já tem 9 aninhos, um Matusalém.

Não se acanhe em perguntar, aqui no VOL todos perguntam tudo mesmo.