
Katataf1sh
(usa Arch Linux)
Enviado em 20/11/2023 - 18:28h
Olá pessoal, tudo bem? Esse é o meu primeiro posto no fórum. Já faz muitos anos que venho tendo idas e vindas com o Linux, porém nunca me converti por completo por conta das pontas soltas, diversas coisas que só conseguia até então rodar no Windows; mas hoje com o Proton ficando cada vez melhor (graças ao Steam Deck) e emulação com passthrough de GPU aparentemente funcionando bem, sinto que finalmente chegou o momento de me converter de vez para o Linux.
Já faz alguns meses que venho ensaiando essa conversão usando o Arch Linux no VirtualBox e QEMU, já realizei diversas instalações de diferentes formas, CLI, archinstall e ALG, com diferentes Boot Loaders, Kernels, DMs, DEs, X11, Wayland, etc., configurei e customizei tudo no pós-instalação e me sinto confiante de que dessa vez não terá volta. Porém, ainda tenho algumas dúvidas (muitas, kkkkkkkkk).
No meu Desktop acredito que a maior dor de cabeça será instalar e configurar meus equipamentos de áudio, interface para o mic XLR, DAC, AMP, etc., e no caso do Notebook o que parece ser mais complexo será fazer o Optimus funcionar da forma que quero, no caso, constantemente enviando um sinal através da saída HDMI seja pela iGPU ou pela dGPU, e tendo a possibilidade de fazer o passthrough da dGPU para uma VM rodando Windows para que possa utilizar os apps da Adobe que me são necessários.
Como pretendo iniciar a conversão no Notebook, gostaria de saber de quem já configurou e utiliza o Optimus (Prime) se o que gostaria de fazer é tangível, no caso, outra opção seria manter a iGPU desabilitada e utilizar apenas a dGPU, nesse cenário, ainda seria possível fazer o passthrough para a VM? Porque creio que seria necessário fazer o unbinding da mesma, ou não? Diante de tudo que li e pesquisei até então não parece ser viável, mas gostaria se possível de uma confirmação de quem já passou por essa experiência. Enfim, toda e qualquer ajuda é bem-vinda.