Instalar Vista e Ubuntu - Dual boot

1. Instalar Vista e Ubuntu - Dual boot

Marcos
xMtAx

(usa Ubuntu)

Enviado em 06/08/2008 - 14:40h

Boa tarde, pretendo formatar meu PC e instalar 3 SO (XP, Vista e Ubuntu 8.04), após o POST abre a janela de boot, lá escolho qual dos SO usar.

Bem, isso é o que eu sei, mas tenho algumas dúvidas:
-Em qual ordem instalo os SO? Sei que o XP é o primeiro, seguindo a lógica o Vista seria o segundo, porém vi em alguns fóruns que se instala o Vista primeiro (!?), então, qual seria depois?

-Como definir a ordem de boot? Na minha escola o menu de boot abre selecionando SEMPRE o ubuntu por primeiro e na tela de seleção o windows depois, já no meu emprego a escolha de boot fica "escondido", tendo nescessidade de apertar a tecla Esc para abrir a janela de boot, caso contrário em 3 segundos entra no ubuntu. Eu queria que abrisse automaticamente a janela de boot e pudesse escolher o XP como "opção padrão".

-São 2 partições, correto? Uma swap e outra ext3. A swap é conforme a quantidade de memória RAM que o computador tem, tenho 2gb, então 512 está bom?

-Qual o tamanho recomendado para a partição do Ubuntu (Ext3)? Pelo que eu sei as ext3 não podem ser redimensionadas, então com uns 15-20 GB dá pra instalar muitos pacotes, etc? Como o ubuntu consegue acessar as partições do windows não há necessidade de arquivar todos os arquivos na partição do Ubuntu, posso colocá-los na partição do Windows e copiar quando eu precisar.

Ah, as versões dos SO:
XP Professional;
Vista Ultimate;
Ubuntu 8.04.

Agradeço pela atenção!








  


2. Re: Instalar Vista e Ubuntu - Dual boot

Fábio Farias
Fabio_Farias

(usa openSUSE)

Enviado em 06/08/2008 - 15:34h

Vamos lá.
A ordem de boot é: XP, VISTA, UBUNTU.
No Ubuntu eu não sei se dá para mudar a ordem da lista de Sistemas Operacionais que aparecem durante a inicialização. Uso o SUSE e nesse eu sei que é possível alterar essa ordem durante a instalação ou após a instalação, no Yast.
Eu tenho 2GB de memória e tenho uma swap do mesmo tamanho. Mas quer saber, ela nunca é usada.(grande vantagem essa do Linux em usar primeiro toda a memória ram antes de usar a swap).Eu vejo no Monitor do Sistema,ela sempre está "Free". Fica a seu critério.
Acredito que entre 20 e 25GB só para o Sistema seja suficiente. Se precisar, salve os arquivos na partição do Windows, como você mesmo mencionou.
Qualquer coisa é só postar aqui que proicuraremos te ajudar.
Abraços e Sucesso!




3. Re: Instalar Vista e Ubuntu - Dual boot

Marcos
xMtAx

(usa Ubuntu)

Enviado em 06/08/2008 - 15:59h

Ok, pegarei as instalações hoje a noite e as executarei, agradeço pela ajuda!

O único "incoveniente" é o de dar ao Ubuntu o boot padrão mas vou dar uma pesquisada quanto ao grub para ver se é possível fazer o que eu necessito.

Obrigado pela ajuda!


4. Re: Instalar Vista e Ubuntu - Dual boot

Fábio Farias
Fabio_Farias

(usa openSUSE)

Enviado em 06/08/2008 - 16:43h

Faça isso e conte com a nossa ajuda no que precisar. Eu inda sei pouco, mas o pouco que sei procuro passar adiante.Como te disse, no Suse eu consigo mudar a ordem das opções no boot mas no Ubuntu eu não sei. Acredito que seja possível fazer isso no Ubuntu também. Talvez só de um pouco mais de trabalho.Precisando, estamos aí. Abraços!


5. Re: Instalar Vista e Ubuntu - Dual boot

ramon torres cruz
ramontcruz

(usa Ubuntu)

Enviado em 06/04/2009 - 02:22h

para mudar a ordem:
de for o gerenciador de boot grub, ja que é ubuntu, provavelmente é, basta ir em /boot/grub/menu.lst

nesse aquivo tem uma linha assim:
default 0

esse 0(zero) ai significa que o sistema operacional 0 sera o padrao para dar boot, ou seja, para tres sistemas a contagem seria mais ou menos assim:
0 xp
1 vista
2 ubuntu

abra o menu.lst com qualquer editor(vi, emacs, mcedit) e mude o default pro sistema que vc desejar que seja o padrão.

pra que fosse o ubuntu, no exemplo acima o default ficaria:

default 2
um grande abraço!!


6. Re: Instalar Vista e Ubuntu - Dual boot

Pedro
orionnunes

(usa Ubuntu)

Enviado em 15/04/2009 - 10:07h

O mais velho antes...

Se instalar antes o Vista e depois o XP... Vai apresentar problema e não vai entrar pelo vista.

Recomendo:

XP -> Vista -> Ubuntu




7. Re: Instalar Vista e Ubuntu - Dual boot

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 15/04/2009 - 11:44h

Como sugeriu acima o orionnunes, instale primeiro os S.O. da Ms, na ordem que permita bootear o Vista. Também acredito que deva começar instalando o XP, depois o Vista e por último o Ubuntu.

Já que você vai começar de zero, sugiro até mesmo preparar o hdd em termos de particionamento ainda antes de iniciar as instalações. Para isto, você pode usar a maioria das distros Linux com CD-Live, utilizando algumas das alternativas de aplicativos de particionamento como o Gparted ou Qparted. Depois de feito o particionamento você pode sair e partir para a instalação do XP e do Vista. Eles vão te oferecer as alternativas de escolha das partições livres a serem usadas.

Crie duas partições primárias, para instalar os S.O.'s da Ms, do tamanho que preferir e de acordo com sua disponibilidade de espaço no hdd (pode ser algo como 30 a 40Gb cada uma e posteriormente crie uma partição extendida, dentro da qual você poderá criar uma partição maior para os seus dados mais importantes para poder salva-los fora das partições do XP e do Vista.Sugiro isto porque as chances de que você consiga alguma contaminação por virus ou malware nos dois são indiscutivelmente muito grandes e você quase com certeza vai ter que reinstalar e re-formatar. Salvando os seus dados importantes em partição separada daquela onde estão instalados os S.O.'s XP e Vista, permitirão minimizar as perdas de dados, já que ao necessitar re-formatar, você restringe isto apenas àquela partição do sistema afetado, deixando os seus dados protegidos.

Ainda dentro desta partição extendida, crie 3 outras partições menores, uma com algo entre 10 a 15 Gb para o raiz (/) do seu Ubuntu (eu tenho distro da mesma origem com apenas 6Gb e funciona perfeitamente), outra de maior porte para ser o /home da instalação do Ubuntu e por fim algo entre 512Mb e 2 Gb para usar como swap do Linux.

A partição /home para o Ubuntu, permite a você salvar tanto seus dados, como as configurações permitindo que você não parca isto caso deseje re-instalar o Ubuntu posteriormente por qualquer razão. Se em vez disto, você preferir usar apenas uma partição para o Ubuntu, estes dados e informações de configuração serão salvos no diretório /home dentro desta mesma partição. Ao re-instalar você pode perder tudo se esquecer disto e mandar re-formatar.

Com 2Gb de RAM, provavelmente não seria necessário um swap de mais de 1Gb. Isto é oque eu uso com uma configuração parecida (com 2Gb de RAM) e não lembro de haver visto o seu uso. De repente usando muitos aplicativos ao mesmo tempo chegue a ser necessária.

Ao instalar o Ubuntu por último, o GRUB (Gerenciador de Inicialização), vai te permitir bootear de qualquer uma das trás alternativas de sistema instalado, além de que vai permitir escolher qual inicializar em primeiro lugar como padrão, bastando editar o arquivo /boot/grub/menu.lst, conforme o outro post acima ou usando algum outro aplicativo com interface gráfica.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts