Instalação mínima do Slackware

1. Instalação mínima do Slackware

Andre
rocky

(usa openSUSE)

Enviado em 24/05/2009 - 13:38h

Cansei de usar Windows e resolvi aprender realmente o funcionamento de um computador. Sou estudante de Sistemas de Informação e através de algumas palestras me interessei por Linux. Vocês poderiam me recomendar alguma distro "fácil" ou "cheio das firulas", mas não é esse o propósito. Isso explica a escolha do Slackware, uma distro simples e segura. Porém, como todo início é difícil, eis que surge a primeira dúvida:

Estou usando o VirtualBox e quero fazer a instalação mínima do Slackware (sem X por enquanto e que ocupe até 300MB, pois uma vez instalei o Debian mínimo e esse ocupou cerca de 250MB). Por mais que eu leia o que cada pacote faz, não sei qual escolher e qual deixar de lado.

Poderiam me passar qual instalar e qual deixar de lado?

Obrigado.


  


2. Re: Instalação mínima do Slackware

Felipe
felipefv

(usa Debian)

Enviado em 24/05/2009 - 13:51h

rocky,

Eu uso Debian, mas acredito que possa te ajudar dizendo que "vai depender do que tu quer com o Linux". A própria instalação te oferece customização (dos pacotes básicos de algumas áreas, como servidor ftp, e-mail, ambiente desktop, entre outros).

Se vc pudesse nos dizer o que quer fazer no Linux seria melhor.


3. Re: Instalação mínima do Slackware

Andre
rocky

(usa openSUSE)

Enviado em 24/05/2009 - 14:29h

Eu instalei o sistema básico do Debian, e depois ele pediu justamente o que você falou: como servidor ftp, e-mail, ambiente desktop. Eu desativei tudo e ali terminou a instalação do Debian.

Queria fazer o mesmo com o Slackware: Quero que funcione a rede e tenha os comandos pra controlar e configurar o sistema. Nada de desenvolvimento, servidores ou X11.

O problema que pra customizar desse jeito Slackware pede que você selecione cada pacote. Eu queria saber quais desses pacotes faz isso que eu pedi, um sistema mínimo e funcional pra fins didáticos.


4. Re: Instalação mínima do Slackware

Felipe
felipefv

(usa Debian)

Enviado em 24/05/2009 - 14:52h

rocky,

Entendi. Só que nisso eu não vou poder te ajudar, pq nunca instalei o slack.

Pesquisei rapidamente e encontrei esse tópico (de 2005) num outro fórum (em inglês):

http://www.linuxquestions.org/questions/slackware-14/slackware-minimal-install-328313/

Não sei se a instalação continua com a mesma estrutura ou divisão de pacotes, mas se vc quisesse a instalação mínima, deveria selecionar o pacote "A". Mas veja que o tópico é de 4 anos atrás!


P.S.:

Aqui, diretamente do site da distribuição, podes ver um tópico sobre USB Install, mas que comenta algo sobre a instalação mínima. Vale conferir.
http://www.slackware.com/~alien/tools/usbinstall/12.2/


5. Re: Instalação mínima do Slackware

anna kamilla
annakamilla

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 24/05/2009 - 16:54h

ha vaárias distros baseadas no slackware que dá para voce instalar e que ocupa menos espaço.




6. Re: Instalação mínima do Slackware

Herberson da Silva Miranda
VonNaturAustreVe

(usa Ubuntu)

Enviado em 28/05/2009 - 04:54h

basta instalar os pacotes da arvore A que são os essenciais.

[]'s


7. Re: Instalação mínima do Slackware

Cristiano
sempreslack

(usa Slackware)

Enviado em 28/05/2009 - 21:33h

bem, olha kra, se você usa o VirtualBox, você poderia instalar tudo sem problemas, pois o espaço poderia crescer de acordo com aquilo que você fosse instalando. Mas se voê quer realmente usar um sistema simples e compacto, aconselho instalar os diretórios: a,ap, d, k, l,n, t e tcl, mas volto a dizer, pode instalar tudo se quiser, até mesmo porque, pra aprender, não precisa tirar os recursos do sistema. Bom, se você quer realmente algo que funcione sem dor de cabeça, porque você não baixa o slax e instala? o site é : http://www.slax.org/, é o slack em live cd e que também tem a opção de instalação. Abraços