Instalação do Ubuntu

1. Instalação do Ubuntu

Janderson Renato dos Santos
jandersonrenato

(usa Ubuntu)

Enviado em 12/12/2008 - 10:56h

Bom dia!
Bom vocês devem estar cheio de escutar sempre as mesma perguntas, mas ai vai mais uma!
Possuo o windows XP na minha máquina, e varias pessoas ja me falar do Ubuntu, entaum resolvi trocar, o que eu gostaria de saber mesmo é o seguinte...

Meu HD é divido em C e D, no D possuo todos os meus arquivos, gostaria de saber que se eu trocasse meu sistema operacional, mesmo instalando apenas no C eu iria perdar todos meus dados que tenho na Unidade D?

Ainda não tentei instalar ele primeiro gostaria de ver isso, pois toda vez que eu formato minha unidade C eu nunca perco meus dados que estão na unidade D, mas isso com o Windows XP, mas agora no caso de eu fazer uma troca de sistema operacional gostaria de saber isso, se eu perco ou não!

No mais era isso!

desde já agradeço!


  


2. Re: Instalação do Ubuntu

Vinicus S Moraes
vsmoraes

(usa Arch Linux)

Enviado em 12/12/2008 - 11:00h

Se o Windows faz porque o Linux não faria? o.O
Só preste atenção pois, durante a instalação, você não vai ver "Parição C" ou "Partição D", e sim "/dev/sdX" (ou hdX para IDEs).


3. Re: Instalação do Ubuntu


jabesfelipe

(usa Ubuntu)

Enviado em 12/12/2008 - 14:20h

o linux faz e muito melhor e mais rapido que o windows.


4. Re: Instalação do Ubuntu

Jaime Ribeiro Junior
jaimejr1987

(usa Debian)

Enviado em 12/12/2008 - 14:39h

Seu HD é dividido em 2 partições, quando vc for instalar o linux voce terá que motar o sistema apenas na partição correspondente ao "drive C:". O instalador do ubuntu é bastante intuitivo e ele mostrará tudo claramente como deve ser feito. Basta que voce tome cuidade e não apague a partição " D: " por engano :).

O sistema de arquivos do linux é diferte dos do windows, muitos usam o ext3, mas eu prefiro o ReserFS. O Windows não vai conseguir ler partições com sistemas de arquivos linux, mas o linux le normalmente partições fat32 e as distribuições mais novas tambem não têm nenhum problema com partições NTFS.

Resumido, quando você for istalar o linux, pra não ter risco escolha o modo manual mecher nele não é complicado,apague a partição "C:". Não mexa em ipotese alguma na D: a mesnos que vc saiba realmente o que se esta fazendo. Com o espaço livre em disco que sobrar, cire uma partição swap de 512MB só pra falar que tem, pode ser que uma hora vc precise dele, isso depende da quantidade de RAM que vc tiver, e o que sobrar cire uma partição ReiserFS ou EXT3 e a monte o diretorio / "raiz" nela. Tambem é possivel separar os diretorios /home, /boot e etc em partições distintas, mas como vc é iniciante é melhor não mecher muito pra evitar danos. Fazendo o particinamento como o descrito tudo ficara resolvido :).


5. tava esquecendo

Jaime Ribeiro Junior
jaimejr1987

(usa Debian)

Enviado em 12/12/2008 - 14:40h

Não esqueça de que se possivel fazer um Backup dos arquivos mais importantes, para evitar eventualidades, tais que podem ocorrer em qualquer sistema.


6. Re: Instalação do Ubuntu

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 12/12/2008 - 16:47h

Faça um backup,afinal um plano b nunca é um exagero.
Segui os conselhos do comentário acima e deu tudo certo.


7. Re: Instalação do Ubuntu

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa Sabayon)

Enviado em 12/12/2008 - 17:35h

olhe, lembrar uma coisa, é melhor e mais seguro fazer backup do D, e lembrar que seus dados do D, por ex, são de windows... se vc tiver exes, firefox, nero etc... instaladores windows, ele não vai instalar no linux, nem funcionar no linux...
apenas textos, musicas, mp3, desenhos documentos de word funcionarão.
outra coisa, inetale Samba no linux, pq seu linux é sistema de arquivos ext3 ou reiserfs e o seu D:, com os dados é NTFS, partição win...
sem o samba, pode ficar dificil manipular as NTFS...
o que eu faria? sugestão...
fazia backup da D, copiava prum C:\ meus arquivos, não apagava o XP, deixava uma só partição win, e formatava o D: pra linux.....
Fica com um duplo boot ser perder nada, pode fazer isso se tiver muito HD.
eu tenhos 2 HDs, um tem Vista, Sabayon e Mandriva e o outro tem Gentoo e Poseidon linux. todos eles tem suas partições de arquivos de usuário, pq não gosto de misturar arquivos de win com os de linux.


8. Re: Instalação do Ubuntu

Jaime Ribeiro Junior
jaimejr1987

(usa Debian)

Enviado em 12/12/2008 - 19:20h

Mas é tranquilo o ubuntu já vem com o samba cliente instalado. Ele vai estabelecer a comunicação com a partição ntfs normalmente, mas se preferir faça um backup formate para um sistema de arquivos linux e copie de volta, poderá haver um pequeno gando de desempeno no acesso a arquivos.
No meu caso optei em deixar a partição de arquivos em ntfs pois uso os dois S.O. e como já sabemos o windows não reconhece partições linux, já o linux reconhece qualquer sistema de arquivos atuais... e é por essas e outra que Viva o Linux!!!!


9. Re: Instalação do Ubuntu

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa Sabayon)

Enviado em 12/12/2008 - 19:43h

sim,. Jaime... infelizmente win não lê o linux..
to com um problema por causa disso. editei /etc/profile do meu linux, colocando o aplicativo boinc para iniciar no boot, ele inicia como processo preferencial e fiquei com um... BOINC em linha de comando rodando, sem boot no linux, sem X, sem login e sem bash!
agora eu precisava re-editar o /etc/profile, de dentro do boot do win, e ele não acessa! rsrrsrs
sim concordo com vc, Linux e bem melhor. pena que tão pouca gente conheça.


10. sugestão

Juliao Junior
juliaojunior

(usa Debian)

Enviado em 12/12/2008 - 20:28h

sugestão: dê uma lida nos artigos desse link

http://www.vivaolinux.com.br/linux/






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts