Instalação Dualboot

1. Instalação Dualboot

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 04/04/2010 - 08:26h

Olá pessoal, durante muito tempo resisti em conhecer o linux, mas é chegada a hora de aprender de fato algo sobre este SO que tanto falam...
Eu tenho um laptop da Dell e quero instalar o Linux Ubuntu 9.10 na minha máquina junto com o windows que já está instalado, gostaria de saber como proceder para fazer com que eles funcionem na mesma máquina.
Se alguém puder me ajudar eu agradeço...
Vlw


  


2. Bom

Thiago Baldim
TRBaldim

(usa Ubuntu)

Enviado em 04/04/2010 - 10:11h

Tem duas formas, atualmente você pode instalar o ubuntu diretamente no windows, e assim ele trabalharia como se fosse um "Programa" podendo ser removido a hora que quiser quando instalado. Bom a outra forma é o dual boot, a instalação é bem intuitiva mas na hora do particionamento você não deve escolher a opção instalação assistida (Usar o disco inteiro) pois se não você perderá todos os seus dados. Em geral selecione a opção que fala que você tem um outro sistema operacional e depois termine a instalação... Super tranquilo.


3. Re: Instalação Dualboot

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 04/04/2010 - 11:40h

Bom, eu escolho o Dual Boot, dai o processo é o mesmo como se eu fosse formatar o computador, só que esolho instalar um SO diferente, é isso?
outra coisa, eu deixei o meu hd com uma partição (Z:) para o Linux, deixei com 40GB, é o suficiente pra ele rodar direitinho?
Vlw.


4. Sim,

Thiago Baldim
TRBaldim

(usa Ubuntu)

Enviado em 06/04/2010 - 11:12h

40 GB é mais que o suficiente para ele rodar direitinho... Como agora você quer conhecer o SO... 40 GB vai ser o suficiente e mais um pouco. Boa sorte aí


5. Re: Instalação Dualboot

José Leandro Siqueira
Leandro Siqueira

(usa Debian)

Enviado em 06/04/2010 - 11:27h

Fala ai pessoal outra idéia é voce utilizar uma máquina virtual (Vmware por exemplo) assim voce tem mais estabilidade e confiança, pode desfrutar a vontade do sistema e aprender muito mais sem "prejudicar" a máquina real.

ABS..


6. Re: Instalação Dualboot

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 06/04/2010 - 12:28h

Olá, obrigado pela atenção de todos vocês, mas não responderam a minha outra pergunta, a instalação agora do Linux deve ser da mesma forma de uma formatação normal só que escolhendo instalar um segundo SO, ou é diretamente no Windows? Lembrando que eu esolho a opção Dual Boot, para que eu use ele sem influência nenhuma do windows.
"Leandro Siqueira", eu não conheço essa forma de utilizar o Linux, em que ela seria melhor do que utilizar o Dual Boot? Acha que é menos prejudicial a máquina e também me dá acesso total ao Linux sem interferência do Windows? Eu uso o Windows Vista Premium.
Vlw.


7. Re: Instalação Dualboot

José Leandro Siqueira
Leandro Siqueira

(usa Debian)

Enviado em 06/04/2010 - 12:51h

Aii amigão blz?! não que uma máquina virtual seria melhor, mas sim uma pré etapa de como o sistema funciona assim como voce esta com essa duvida do que fazer e como instalar, se voce utilizar a máquina virtual voce pode relizar isso de uma forma que voce veja todas as possibilidades possiveis de se instalar o Linux e não acabar perdendo seus arquivos =]. E Respondendo a sua dúvida o procedimento de instalação não é totalmente igual a do windows. Varia de versão para versão mas o sistema vai sempre perguntando o que voce deseja fazer de uma forma simples e legivel resaltando a resposta do amigo acima quando for fazer a partição não escolha o disco inteiro que isso resultará na perda de todos o seus dados.

Abraço!


8. Re: Instalação Dualboot

mfs
mfs

(usa Slackware)

Enviado em 11/04/2010 - 03:52h

Tu tem que dar boot pelo cd do Linux, depois é tudo muito fácil, escolher lingua, teclado, data e hora...
A parte mais complicada é na hora do particionamento, escolha o modo manual e coloque a partição Z para formatar e defina ela como ext4 e ponto de montagem com / "raiz".
Depois é só confirmar e continuar a instalação.
Só cuidado para não colocar para formatar as suas partições do Windows.


9. Re: Instalação Dualboot

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 11/04/2010 - 07:19h

no passo 4 da instalação escolha LAO-A-LADO
http://www.linuxnopc.com.br/lpc/index.php?option=com_content&view=article&id=49:instala-ubun...

mas antes teste o live-cd p/ ver se acha todo o hardware


10. Re: Instalação Dualboot

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 11/04/2010 - 09:48h

então, vlw pela ajuda de vcs, eu já consigo instalar com toda a certeza, ainda não instalei, mas tenho certeza que é muito intuitivo.
Agora um outra dúvida, e quanto aos drives para audio, vídeo, wirelles... enfim, todos os drives para funcionar os componentes da máquina? onde conseguir (se é que tenho que instalar alguma coisa mesmo)?
vlw mais uma vez


11. Ubuntu 9.10

Adilson Faria de Moura
afaria4696

(usa Ubuntu)

Enviado em 11/04/2010 - 10:10h

Eu aconselho instalar o 10.04 que será lançado dia 29/04, porque esse 9.10 é fria. Ou então instale o 9.04, ou o 8.10.


12. Re: Instalação Dualboot

ilmar machado barcellos
panzzer

(usa Ubuntu)

Enviado em 11/04/2010 - 13:39h

não é fria nada,melhor no momento e mais estável até o 10.4 rodar bastante.
sobre a pergunta,já foi bem explicado



01 02