FAT é open? [RESOLVIDO]

1. FAT é open? [RESOLVIDO]

Vinícius dos Santos Oliveira
vinipsmaker

(usa Arch Linux)

Enviado em 05/05/2009 - 11:41h

Quero saber se as especificações do sistema de arquivos FAT32 estão completamente disponibilizadas, pois vi que o grupo que desenvolve os cartões SD escolheram o FAT como sistema de arquivos padrão.


  


2. MELHOR RESPOSTA

Elgio Schlemer
elgio

(usa OpenSuSE)

Enviado em 05/05/2009 - 16:18h

Sim, fat é proprietário e tosco!

ext3 para SD e qualquer cartão de memória seria SUICÍDIO por causa do journal.

Muitas escritas sucessivas acabam por diminuir MUITO a vida útil destes dispositivos. Isto, inclusive, é um dos motivos porque os discos de estado sólido ainda não deslancharam. Quem tem um destes, como os portáteis notebooks de 9 polegadas, não devem JAMAIS colocar ext3 e nem ter swapp Linux neles! Muitas escritas diminuem a vida útil.

3. Re: FAT é open? [RESOLVIDO]

Vinícius dos Santos Oliveira
vinipsmaker

(usa Arch Linux)

Enviado em 05/05/2009 - 14:43h

Um bando de preguiçosos ...
De qualquer forma não concordo que ext3 seria a melhor opção, pois há muitos recursos nele e um cartão SD também é usado por dispositivos portáteis como câmeras digitais e celulares. O melhor seria se houvesse um sistema de arquivos open-source com uma licença que permitisse que ele fosse usado em programas/firmwares comerciais, que suportasse extensões, sendo uma das extensões o sistema de permissões unix, e que tivesse somente recursos necessários para economizar o processador do dispositivo.


4. Re: FAT é open? [RESOLVIDO]

anna kamilla
annakamilla

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 05/05/2009 - 16:03h

fat é formato proprietário da ms.
creio que o fat reconhece na maioria dos pcs é por isso que os caras usam esse formato, na verdade ate o linux reconhece esse formato.




5. Re: FAT é open? [RESOLVIDO]

Vinícius dos Santos Oliveira
vinipsmaker

(usa Arch Linux)

Enviado em 05/05/2009 - 16:14h

As especificações são públicas? Caso a resposta seja afirmativa quero saber quais as restrições da licença.


6. Re: FAT é open? [RESOLVIDO]

Vinícius dos Santos Oliveira
vinipsmaker

(usa Arch Linux)

Enviado em 05/05/2009 - 16:29h

Há algum sistema de arquivos open que tente substituir o FAT? Suporta extensões?
Então as especificações do FAT só são disponibilizadas por hackers?


7. Re: FAT é open? [RESOLVIDO]

Vinícius dos Santos Oliveira
vinipsmaker

(usa Arch Linux)

Enviado em 06/05/2009 - 09:53h

Parece que o outro motivo para eles terem escolhido o FAT como padrão é que não nenhuma alternativa livre ...


8. Re: FAT é open? [RESOLVIDO]

Genesco Sousa
gesousa

(usa Ubuntu)

Enviado em 06/05/2009 - 10:19h

do wikipedia:
"A maioria dos drives removíveis (PenDrives, Discos USB, Disquetes) utilizam o FAT12 (Disquete) 16 ou 32 como sistema de arquivos. O FAT é mais adequado a pequenos volumes de disco em comparação ao NTFS, pois minimiza o overhead de controle, ou seja, ele é menos pesado e deixa mais bytes livres para os dados em si."

Não é que haja solução livre o ext2 por exemplo se adaptaria, oque ocorre é o domínio do windows no mercado atual tornando o padrão fat32 o mais adquado para a industria, até porque a licença do ext2 não permite o uso dele sobre o windows, o próprio driver ext2 ifs estaria quebrando o lgpl... é freeware não open source...

bom fora isso a microsoft não cobra royalty em cima do fat32, o que é um outro motivo pelo qual tornou tão popular com os fabricantes.


9. Re: FAT é open? [RESOLVIDO]

Vinícius dos Santos Oliveira
vinipsmaker

(usa Arch Linux)

Enviado em 06/05/2009 - 11:20h

Eu estou aprendendo C. Criar um sistema de arquivos é difícil. Mas, se eu resolvesse criar um sistema de arquivos, qual seria a licença mais adequada para que ele pudesse ser usado em software livre e em software comercial?

Detalhe: Se eu criar mesmo este sistema de arquivos, o sistema de permissões unix seria uma extensão que poderia ser adicionada durante a formatação de uma partição neste sistema, pois nem todos os aparelhos precisam de segurança ou utilizam o um sistema operacional unix-like.


10. Re: FAT é open? [RESOLVIDO]

Genesco Sousa
gesousa

(usa Ubuntu)

Enviado em 06/05/2009 - 11:51h

Há questão de qual é melhor licença e depende caso a caso, há uma infinidade de licença, vc até criar a sua licença, mas basicamente para ela ter apelo comercial seria necessário a permissão de modificação do código sem a necessidade de publicação do código, pois a industria pode achar que certa função seria interessante como uma vantagem competitiva e não queira abrir isto com a comunidade, o que a lgpl não permite, no caso do opensource, a licença teria que ser compativel com a lgpl na questões da publicação do código e não conter nenhum copyright.

Como sistema de arquivos, há também uma lista infindável de licenças ... segue os links:

http://www.gnu.org/philosophy/license-list.html
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_file_systems
http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_file_systems




11. Re: FAT é open? [RESOLVIDO]

Vinícius dos Santos Oliveira
vinipsmaker

(usa Arch Linux)

Enviado em 06/05/2009 - 12:10h

Dentre destas, qual a melhor licença para esta situação?
MIT
X11
BSD
Apache 2


12. Open Source

Eduardo Pelizzari de Andrade
edupersoft

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 06/05/2009 - 14:14h

No meu modo de ver, se o seu objetivo não e desenvolver um sistema de arquivo sofisticado para competir com os sistemas de arquivos padrão, mas apenas disponibilizar uma opção a família FAT, quando estamos falando de cartões SD, pendrive e outros dispositivos móveis, a licença open source com copy left obrigando a divulgação das alterações realizadas no código seria a melhor proposta. Do lado dos fabricantes de dispositivos, eles poderiam ter um sistema padrão sem grandes investimento, sem contar que este sistema será livre, amanhã ninguém vai cobrar por eles estarem usando o sistema. Do outro lado os Sos manterão um drive/módulo para acessa-lo, eles não vão querer dificultar o acesso a outros dispositivos.




01 02