Escolhendo a melhor Distribuição Linux após testar 79 Distros !!!

1. Escolhendo a melhor Distribuição Linux após testar 79 Distros !!!

Danilo
SuperMax

(usa Arch Linux)

Enviado em 23/03/2015 - 10:37h

Gostaria de uma opinião final de vocês, como é meu inicio no linux, peço desculpas pelo tópico meio longo e peça paciência, mas de repente tb servirá a outros futuros interessados.
Depois de mais de 2 décadas usando o Windows resolvi tentar novamente o Linux, percebi que ele está mto melhor do que minha primeira tentativa frustada em 2000.
Eu não sou o tipo da pessoa que aceita uma opinião sem tirar a prova ou verificar os fatos, então me aventurei em experimentar várias distros e assim aproveitar para aprender um pouco (postarei o link com o resultado dessa pesquisa mais abaixo).
Nessa jornada eu descobri alguns pontos relevantes para a escolha:
1. alguns sugerem distro como torcedores de um time de futebol, outros poucos, são sensatos em orientar e descobrir a melhor pra quem pergunta.
2. escolher uma distro depende de alguns pontos como: porte do computador, para qual utilização (jogos, trabalho, servidor, etc), nível de conhecimento e perfil do(s) utilizador(es), preferencias pessoais, dentre outros pontos.
3. Descobri q escolher o Ambiente gráfico talvez seja o primeiro passo antes de escolher a distro.

Sendo assim descrevo que para mim eu pretendo utilizar em um PC i5 2500k, 8Gb mem, video Geforce GT 430 1GB, 2 HD seagate (1tb + 2tb) e 2 monitores de 27' e 22'. Não é uma super máquina, mas tb não é ruim.
A utilização é ampla e costumo utilizar para fazer varias tarefas ao mesmo tempo, principalmente sempre tenho diversas paginas de navegadores abertas (mtas vezes mais de 50), q mais alguns programas como planilhas, textos. As vezes edito uns videos caseiros e musicas, faço converções, mas nem tanto. Uso mto para entretenimento, sendo utilizado para servir videos, fotos e musicas pelo Plex ou DLNA. Tb uso esporadicamente alguns programas específicos como SketchUp, Software de analise gráfica dentre outros. Muitas vezes eu tb gosto de acessar meu computador remotamente, pelo celular ou netbook, é util qdo estou na sala e não quero levantar e ir até o escritório pra ver se já terminou de baixar algum filme, ou se terminou de fazer algo q deixei ele fazendo.

Portanto imagino que desempenho é um ponto importante na escolha. Atualmente não tenho problemas utilizando o Win 7, mas gostaria de aproveitar o momento e ao invés de migrar para o win 8 partir pra o Linux que atualmente me parece bem mais maduro.

Após testar dezenas de distros em Maquina Virtual, separei as que mais me atraíram e que tiveram um bom resultado de desempenho (quem quiser dar uma conferida os resultados estão nesse link)
http://openbenchmarking.org/result/1503101-SUPE-COMPLET78

Dos Ambientes gráficos o que eu mais me identifiquei foi o Cinnamon, principalmente por eu estou mto habituado a utilizar atalhos de teclado, em especial tecla super para menu inicial e tecla super+setas para redimensionamento de janelas e esticar a janela verticalmente com duplo clique do mouse na extremidade inferior, como uso sempre mta coisa ao mesmo tempo, isso é mto util pra mim, e o cinnamon atende bem nisso, kde e xfce até dá para configurar as teclas dessa forma, mas me identifiquei mais com o cinnamon. O Mate eu tb gostei e ele é o mais rápido nos testes, mas não consegui fazer essa configuração, se alguém souber como fazer agradeço a informação. Nos testes que fiz no PC deu uma diferença em média de uns 3% a favor do Mate em relação ao Cinnamon.
O Lxde me decepcionou, o que demonstrou que mais leve não quer dizer que é o mais rápido...
Os dados das distros diretamente no PC pra quem quiser conferir estão nesse link:
http://openbenchmarking.org/result/1503212-SUPE-REALO4719

Depois de planilhado e ponderado as médias com peso para o que eu considero mais importante o resultado dos melhores do o seguinte:
LinuxMint-Debian-201403-mate-N319
Antergos-201501-openbox-N346
Antergos-201501-mate-N346
Antergos-201501-cinammon-N346

Esses ficaram com aproveitamento na casa de 95% (o N3xx no final é a versão do driver da Nvidia que estava disponível para instalar, em alguns casos eu não consegui instalar o pacote q baixei do site nvidia, então usei o que estava no repositório)

LinuxMintDeb-201403-cinnamon-N319 (chegou perto com 94,8%)

Evidentemente nenhum é melhor em tudo, as distros com base em debian/ubuntu, tenderam a ser melhor nos teste relacionados com desempenho grafico, enqto o Antergos é melhor nos teste q exigem mais do processador. Destacaria na série dos Mint o fato que os com base no Debian tem desempenho melhor, alem de ser rollin release.

Portanto minha dúvida da qual gostaria de ouvir os Srs. é o seguinte:
Antergos é baseado Arch e me interessou bastante, muito elegante, bem estruturado, baixo consumo de memoria, ótimo repositório (inclusive tem o Plex coisa q nos derivados Debian não tem), gerenciador de programa fantastico, tempo de boot, fácil uso etc. Por outro Linux Mint Debian é mtooo amigável, e por conta do ubuntu, o conteúdo de soluções e dicas na internet é mto mais vasto e fácil de se encontrar.

Com base no que citei, reinteirando q sou novo com linux, qual a opinião de voces sobre Antergos-Arch vs. Mint-Debian e cinnamon vs. mate?

Gostei de outras distro tb, como slackware, makulu, neptube e me decepcionei um pouco com algumas como fedora, opensuse e rosa, mas o assunto desses motivos fica pra outra oportunidade, ja que tb tenho um monte de outras duvidas sobre linux q aproveitarei o vol para aprender mais, sem duvida aqui tem um excelente conteudo.

desde ja agradeço os comentarios,


  


2. Re: Escolhendo a melhor Distribuição Linux após testar 79 Distros !!!

Makoto Yoshida
The_Boss

(usa Ubuntu)

Enviado em 23/03/2015 - 11:19h


Recomendo Debian ou Gentoo para você,os dois são extremamente estáveis e customizaveis em grais diferenciados,se obtiver de paciência ultilize o Gentoo,pois vale a pena,do contrário se desejar um sistema funcional a todo momento e estável use o Debian sem dúvidas.


3. Re: Escolhendo a melhor Distribuição Linux após testar 79 Distros !!!

Makoto Yoshida
The_Boss

(usa Ubuntu)

Enviado em 23/03/2015 - 11:21h


Antes que me esqueça o PC-BSD também é fantástico...deveria fazer alguns testes de desempenho,iria se surpreender com ele.


4. Re: Escolhendo a melhor Distribuição Linux após testar 79 Distros !!!

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 23/03/2015 - 16:07h

Se eu tivesse uma máquina dessas eu instalaria meu Linux "preferido" num HD e deixaria outro HD p/ testar outras outras distribuições


5. Re: Escolhendo a melhor Distribuição Linux após testar 79 Distros !!!

-
preroeb

(usa Outra)

Enviado em 23/03/2015 - 21:40h

79 distros? Cara, foi tantas distros que eu não saberia se aguentaria testar todas elas.

Bom, na minha opinião, se eu escolhesse qual das duas distros e qual dos dois ambiente gráficos, eu ficaria com o Antergos MATE, o Antergos porque ele é baseado no Arch e é bem estruturado e o MATE porque ele lembra o GNOME 2.x e é fácil de se mexer.


6. Re: Escolhendo a melhor Distribuição Linux após testar 79 Distros !!!

Igor Morais
igormorais

(usa Gentoo)

Enviado em 24/03/2015 - 17:05h

Isso de melhor distro é relativo pra cada usuário. Eu mesmo, não acho o cinnamon ou o mate mais rápidos que o lxde, nem tão pouco goste do Linux Mint. Normalmente tenho como DM o Lxde, i3 e gostei muito do Budgie, mesmo que em fase de testes. Já em relação à distro, fica entre Gentoo's, Slackware, Debian (Stable) e o Arch.


7. Re: Escolhendo a melhor Distribuição Linux após testar 79 Distros !!!

Danilo
SuperMax

(usa Arch Linux)

Enviado em 25/03/2015 - 14:16h

obrigado pelas opiniões.
@The_Boss o gentoo eu li a respeito, mas fico com receio de como pretendo substituir completamente o windows, fico com receio de não conseguir instalar e configurar td que preciso no Gentoo.
o PC-BSD pretendo fazer um teste com ele, mas creio q tenta um problema parecido com o gentoo

@clodoaldops, sem duvidas a ideia é essa, pretendo até publicar os resultados desses testes com o Phoronix

@preroeb :) foi divertido e bem interessante e produtivo conhecer e entender as diferenças. Sem duvidas, de tantas que testei, o Antergos que é derivado Arch, me surpreendeu mto positivamente em vários aspectos, acho que é uma porta de entrada pro Arch mto interessante. Qto ao Mate, tenho essa questão dos atalhos de tecla q é mto importante pra mim, pois uso mto.

@igormorais, sem duvida nenhuma, por isso procurei ser detalhista no meu uso e perfil. Eu gostei bastante do Slackware tb, mas achei q o arch por exemplo tem mtas das mesmas qualidade, porem ganhou no quesito informação disponível no google, Acho Arch q só perde pra Debian, por causa principalmente do ubuntu, onde as dicas e soluções normalmente servem pra toda os derivantes Debian, ou com pequenos ajustes. O Slackware tb tem umas distros facilitadoras pra iniciar no Slackware, mas nesse caso, slax, salix e vector, não chegam a Chakra, Manjaro, Netrunner, e principalmente Antergos. Sobre os ambiente, eu acho q ou é questão de necessidade de um hardware antigo ou fraco, ou então é questão de gosto mesmo. O Curioso é q no inicio de minha pesquisa eu não achei o LXDE bonito (depois vi q até daria pra melhorar um pouco personalizando) mas achei q iria usar ele por ser mais leve, porem nos testes de desempenho, eis que o mais leve não necessariamente é o mais rápido e o LXDE acabou me decepcionando. O cinnamon, não é o mais rapido, Mate se mostrou o mais rapido, mas o cinnamon se mostrou melhor pra mim por um conjunto de fatores onde destacaria um mesclado de leve, bonito, amigável, alem de mtas funcionalidades que eu ja estou acostumado a décadas, estar presente nele.

Por hora eu vou deixar o Antergos cinnamon como principal e tentar instalar td q preciso nele, e deixarei uma partição para ir testando outras distros, eu até gostei disso, e é bem legal pq dá pra ir aprendendo e ir conhecendo.
Se alguem tiver mais opiniões é bem vindo, principalmente se algum souber como configurar as teclas Super e super+setas no Mate (como é no cinnamon) seria bem interessante


8. Re: Escolhendo a melhor Distribuição Linux após testar 79 Distros !!!

Danilo
SuperMax

(usa Arch Linux)

Enviado em 25/03/2015 - 14:23h


só pra completar sobre os ambientes citados pelo @@igormorais o i3 eu tb testei, eu citei o Mate como o mais rápido, na verdade é o mais rápido dentre os que eu gostei,o mais rapido nos testes foi o OpenBox, acho até que um pouco de personalização com um docky e um pouco de paciencia pra aprender mais pode ser uma otima opção, para quem quer um ambiente leve e rapido.
A proposito o Antergos tb tem a versão com OpenBox e foi o mais rapido dos testes e Debian testing com openBox ficou em segundo.
Contudo achei q a diferença entre 1% a 2% de desempenho em média, não faria tanta diferença, dos outros pontos que ja citei, mas usaria openbox no netbook por exemplo....


9. Re: Escolhendo a melhor Distribuição Linux após testar 79 Distros !!!

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 25/03/2015 - 14:50h

Se voce for usar o debian vai aqui um tutorial de como configurar o openbox http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Configurando-um-Super-OpenBox?pagina=2

A liberdade indocil e domada pela propria desgraça -William Shakespeare







Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts