Duvida

1. Duvida

Leandro Lima Pereira Vitor
vitoleandro

(usa Ubuntu)

Enviado em 08/05/2008 - 00:01h

Minha duvida e a seguinte o linux e desenvolvido por grupos de profissionais e usuarios.Essas pessoas sao de uma capacidade incrivel de raciocinio mas pq o linux nao suporta programas .exe sem a ultilização de emuladores posso ate ta falando uma bobagem sem tamanho mas eu participo de um grupo de usuarios linux aquina minha cidade e entre as conversas veio essa questao sera que caso o linux tivesse suporte a arquivos .exe (Windows) ele teria mais aceitação ?



  


2. .EXE

Angelo Cordovil
angeloo

(usa Linux Mint)

Enviado em 08/05/2008 - 00:08h

Caro vitoleandro, se você realmente quer usar arquivos .exe, é muito fácil, instale em sua máquina "RWUINDOS", ai você vai se dar bem.


3. ae

João Marcos Menezes
stremer

(usa Arch Linux)

Enviado em 08/05/2008 - 01:21h

sao tipos diferentes de arquivos binários, interpretados de maneiras diferentes.
Pense como idiomas. Quem só sabe ingles não consegue ler um livro em alemão.
Nada impediria o linux de interpretar executaveis windows, só que o problema que eles possuem chamadas a API do windows (que esta dentro do windows).
Ai entra o Wine que é uma implementacao livre desta api para rodar os programas windows (.exe) no linux.
Infelizmente como o código do (r)uindows é fechado, eles tem que escrever tudo baseado nas documentações e ainda falta mto pro wine ficar igual o windows.


4. Re: Duvida

Bruno Araujo
bjaraujo

(usa Ubuntu)

Enviado em 08/05/2008 - 07:37h

Os binários dos SOs são incompatíveis entre sí.Executáveis do Windows não rodam no Linux nem no Mac, do Mac não roda no Windows nem no Linux do Linux não roda no Mac nem no Windows. Algúns do windows não roda no próprio windows (do XP não roda no Vista).
O Wine é um avanço muito grande na tentativa de rodar alguns programas desenvolvidos para Windows que ainda não tem sua versão para Linux. Há que não largue o PhotoShop mas precisa de um ambiente mais estável - apesar de "emulado".


5. Re: Duvida

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 08/05/2008 - 07:50h

mas a tendencia eh ke o wine se aperfeiçõe...
e com o crescimento do linux as empresas começarão a desnvolver progamas para as duas plataformas...


6. A incompatibilidade

Eduardo Pelizzari de Andrade
edupersoft

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 08/05/2008 - 08:28h

Só para tentar explicar a incompatibilidade. Um programa roda em baixo do SO. Para acessar o hardware, como HD, impressora, placa de rede, mouse, teclado, o programa faz uma chamada de API do SO e este faz o acesso ao hardware, através dos módulos/drivers escritos especificamente para eles. Na verdade quando mandamos uma informação pela internet, ou gravamos um arquivo no hd, ou ainda imprimimos um text, quem faz isso é o SO através das suas APIS. O SO ainda gerencia a memória que será usada pelo programa entre outras coisa.
O problema é que cada SO, Windows, Linux, MAC, tem suas próprias APIs, por isso eles são incompativeis. Um programa compilado para Windows, irá tentar chamar as APIs do Windows, enquanto um compilado para o Linux terá as APIs do Linux.
O wine é um programa que "sabe" como são as APIs do Windows, então ele roda o exe respondendo as APIs do programa Windows. Se um programa Windows, vai fazer uma impressão, por exemplo, o wine recebe a chamada de API para esta tarefá e chama as APIs do Linux que farã a impressão. É mais ou menos isso.
A entrada e o resulta das APIs são documentadas pela microsoft, mas como ela faz o que se propõe e os efeitos colaterais não. Por isso o wine funciona como engenharia reversa, os desenvolvedores estudam a documentação do windows e tenta criar as APIs que funcionem do mesmo jeito.
O Wine é um projeto que vem evoluindo bastante.


7. Um grande erro!

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 08/05/2008 - 08:51h

O pior erro, sem dúvida, para uma pessoa que está aprendendo a usar o linux é compara-lo ao OS da micro$oft. Ninguém que vai aprender Mac fica comparando o sistema ao ruindows. Entenda que Linux é uma arquitetura totalmente diferente de qualquer outro sistema. Requer um novo aprendizado, uma nova linha de raciocínio, se é que isso é possível pra quem usa o ruindows. O linux e os outros like Unix´s te fazer crescer, aprender sobre computadores, e sem dúvida te fará raciocinar melhor.

Um abraço.

2:)


8. Re: Duvida

Marcus-RJ
marcus-rj

(usa Arch Linux)

Enviado em 08/05/2008 - 09:30h

Se quiser usar arquivos .exe usa o windows.

Agora te faço outra pergunta, porque o windows não aceita arquivos .rpm ou .deb? rsrs...


Abraços!


9. Re: Duvida

Julian Castaman
maninhx

(usa Slackware)

Enviado em 08/05/2008 - 10:28h

tem que ser diferente. ja viu concorrentes sem diferencial a oferecer?

se o linux fosse como o windows, não precisaria de 2 SO. um seria suficiente.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts