Desempenho Ubuntu 18.04 LTS (Driver Grafico, Compiz, CPUFreq, Dconf)

1. Desempenho Ubuntu 18.04 LTS (Driver Grafico, Compiz, CPUFreq, Dconf)

Arhamorally Camara
Arhamorally

(usa Ubuntu)

Enviado em 10/07/2018 - 16:39h

Ola galera mais uma vez venho aqui pedir ajuda, estava utilizando Ubuntu 16.04 e para melhorar desempenho utilizei Dconf, Compiz, CPUFreq e no driver grafico utilizei o da oibaf, eles fizeram melhorar o desempenho de meu notebook drasticamente, antes quando eu utilizava youtube e web whatsapp o Ububtu ficava muito lento e com travamentos, depois desses procedimentos listados acima eu cheguei a abrir 20 abas, spotify baixando playists e ainda rodei o League of legends sem lentidao e travamentos, porem no Ubuntu 18.04 não estou conseguindo melhorar desempenho, ja busquei na internet alguns procedimentos e consegui apenas configurar o Dconf, CPUFreq. O Compiz eu até baixei e configurei mas me parece que não muda nada no Ubuntu 18.08 e quando reinicia Ubuntu ele não inicia junto, assistindo um tutorial em espanhol ele utiliza os seguintes comandos no terminal: "ccsm" e "compiz --replace" sendo esse ultimo o que muda totalmente o visual do Ubuntu, retirando todas as abas laterais e superiores e nas configuraçoes nao consegui fazer elas retornarem a não ser reiniciando notebook ja que o compiz nao inicia junto ao Ubuntu Em relação ao driver de video ao instalar o oibaf e reiniciar notebook ele trava na tela de carregamento e nao inicia Ubuntu, a forma que achei de iniciar foi utilizando as teclas "crtl+alt+1 ou f1" não lembro ao certo mas elas abrem o terminal e pede pra fazer loguin, fazendo loguin eu dou um purge no ppa e removo o driver oibaf e ou get-update, dai reinicio e volta tudo ao normal, nao sei se estou instalando o driver oibaf errado ou se realmente nao existe para esta versao do ubuntu. Enfim, alguem sabe como fazer Compiz e driver grafico oibaf rodar no Ubuntu 18.04 ou sabe de programas desse tipo que podem ajudar a melhorar desempenho?


  


2. Re: Desempenho Ubuntu 18.04 LTS (Driver Grafico, Compiz, CPUFreq, Dconf)

Gabriel Moreira
GabrielMS86

(usa Arch Linux)

Enviado em 11/07/2018 - 08:37h

Olá, bom dia.

Sobre a definição de algumas coisas:

Compiz é um compositor de janelas. Geralmente cada ambiente gráfico (Gnome, KDE Plasma, Mate, XFCE, etc) utiliza um compositor próprio. Dito isto, o Ubuntu 16.04 utilizava o ambiente gráfico Unity que por sua vez usava o Compiz como compositor de janelas. O novo Ubuntu 18.04 utiliza o ambiente gráfico Gnome que vem integrado com seu compositor de janelas próprio, o Mutter.

Então, a princípio, qualquer alteração que você faça, suponho, pelo "Compiz Config Settings Manager - CCSM" não surtirá efeito algum já que o ambiente gráfico NÃO utiliza o Compiz.

É possível substituir o compositor de janelas original da interface pelo Compiz? A rigor a resposta é sim. Entretanto fazer isso dentro do Gnome é complicado. Particularmente ainda não vi nenhum Gnome 3 funcionando com Compiz. Eu gosto bastante de usar o Compiz quando estou usando principalmente o Mate (ótima e fácil integração) e também o XFCE.

Infelizmente o Unity do Ubuntu 16.04 foi abandonado pelos desenvolvedores do Ubuntu e não será mais melhorado. Ainda há possibilidade de usá-lo, entretanto. Para isso a minha sugestão seria instalar o Ubuntu pela ISO minimal e em seguida instalar o "ubuntu-unity-desktop". Mas não recomendo.

Ps.: Acredito que o flavor Ubuntu Mate já venha inclusive com o Compiz instalado, podendo ser facilmente ativado e configurado pelas opções do próprio sistema.


3. Re: Desempenho Ubuntu 18.04 LTS (Driver Grafico, Compiz, CPUFreq, Dconf)

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa Sabayon)

Enviado em 11/07/2018 - 18:25h

Lembrei de uma coisa, como o Gabriel

Ubuntu 16 ainda era Unity.... Ubuntu 18 é GNOME3 modificado.

Compiz não funciona nada bem em GNOME3!

funciona bem melhor em MATE e em XFCE....

Se vc tentar com Xubuntu ou Ubuntu MATE, acho que vai funcionar, e a performance ficará melhor, pq são mais leves do que o GNOME3.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux, Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: Sabayon, Gentoo, openSUSE, Mageia e OpenMandriva.


4. Re: Desempenho Ubuntu 18.04 LTS (Driver Grafico, Compiz, CPUFreq, Dconf)

Arhamorally Camara
Arhamorally

(usa Ubuntu)

Enviado em 15/07/2018 - 10:49h

Obrigado pelas explicaçoes, vou fazer os testes depois e ver qual fica melhor pra mim.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Viva o Android

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts