Criação e formatação incompatíveis? Como isso é possível?

1. Criação e formatação incompatíveis? Como isso é possível?

Valmir
valmirsl

(usa Debian)

Enviado em 25/06/2021 - 02:13h

Olá pessoal. Estou estudando questões de partições e LVM, porém fazendo vários testes de curioso, consegui executar algumas coisas que pra mim não fazem sentido.

Pelo fdisk criei 3 partições, uma LVM e duas Linux Filesystem, porém consegui formatá-las com mkfs.ntfs, uma do tipo LVM com NTFS e outra do tipo Linux Filesystem com NTFS.

Não entendi como isso foi possível, não deveria receber apenas tipos para linux como ext4 por exemplo?

Segue a foto para entendimento


  


2. Re: Criação e formatação incompatíveis? Como isso é possível?

Paulo Jr
Pebis

(usa Debian)

Enviado em 25/06/2021 - 08:07h


deve ser isso:

https://www.kernel.org/doc/html/latest/filesystems/ntfs.html


3. Re: Criação e formatação incompatíveis? Como isso é possível?

leandro peçanha scardua
leandropscardua

(usa Ubuntu)

Enviado em 25/06/2021 - 10:23h


Um sistema de arquivos é apenas uma estrutura de dados. Ele pega o espaço disponível e divide ele de determinada forma. Então cada sistema organiza da sua forma. Há várias tecnologias de armazenamento(p ex. discos) e dentro de cada um podem ser colocados várias opções de sistemas de arquivos. O fdisk não cria sistema de arquivos, apenas sinaliza o começo da partição. No caso do linux é o mkfs q formata.


4. Criação e formatação incompatíveis? Como isso é possível?

Valmir
valmirsl

(usa Debian)

Enviado em 26/06/2021 - 01:09h

Pessoal, obrigado pelas resposta e desculpe minha ignorância, mas ainda não consigo compreender, rs

Não entra na minha cabeça isso, todos vídeos e até em livros indicados pela LPI que tratam sobre o fdisk passam a escoha do tipo de partição pela opção t praticamente como obrigatória, porém não tem efeito prático ou impeditivo na hora de formatar?

Acabam permitindo situações contra intuitivas, deixando fazer combinações bizarras como a que estou deixando anexado na imagem.


5. Re: Criação e formatação incompatíveis? Como isso é possível?

leandro peçanha scardua
leandropscardua

(usa Ubuntu)

Enviado em 26/06/2021 - 23:04h

Bom, no caso da listagem, o seu sistema está em gpt enquanto o fdisk trabalha c mbr. Ou seja, os dados da mbr não estão sendo levados em conta (corrijam-me se eu estiver errado)


6. Criação e formatação incompatíveis? Como isso é possível?

Valmir
valmirsl

(usa Debian)

Enviado em 27/06/2021 - 20:29h

leandropscardua escreveu:

Bom, no caso da listagem, o seu sistema está em gpt enquanto o fdisk trabalha c mbr. Ou seja, os dados da mbr não estão sendo levados em conta (corrijam-me se eu estiver errado)


Então Leandro, eu usei o fdisk por sempre ser a referência em partição e LVM nos conteúdos de Linux, porém são permitidas essas combinações ainda que use o gdisk voltado para GPT, entretanto utilizar o fdisk não têm problemas com GPT, pois ele dá suporte à esse tipo de tabela de partição também.

É um caso bem estranho não haver questionamentos sobre isso, parece que todo mundo já define que deve ser feito de tal forma e nunca tentaram testar se existe validação quando se escolhe um tipo de Filesystem.