Compilar Kernel [RESOLVIDO]

1. Compilar Kernel [RESOLVIDO]

Fábio Farias
Fabio_Farias

(usa openSUSE)

Enviado em 18/01/2024 - 11:41h

Olá
Estou tentando compilar um kernel mais novo para o meu sistema a fim de ativar o suporte ao novo sistema de arquivos incluído no kernel. O mesmo ainda é considerado experimental mas gostaria de fazer uns testes em uma partição. Fiz algo semelhante na época que o Ext4 era experimental ainda. Contudo, os mesmos passos que usei da outra vez para compilar o kernel não está funcionando dessa vez e por isso gostaria de ajuda, na medida do possível. O objetivo é didático. Apenas para conhecimento. Portanto, a quem puder ajduar, agradeço. Tentei de duas formas. A primeira para no erro de certificado. A segunda até compila e instala. Mas não consigo dar o boot. Dá erro de kernel panic

Kernel atual: linux-5.14.21-150500.55.39-default
Kernel a ser instalado: linux-6.7

Comandos utilizados até o momento

1ª Tentativa
Download do kernel em kernel.org
# tar -xvf linux-6.7.tar.xz -C /usr/src
# cd /usr/src
# rm -rf linux
# ln -sf /usr/src/linux-6.7 linux
# cd linux
# cp -a /boot/config-5.14.21-150500.55.39-default /usr/src/linux/.config
# make menuconfig
Habilito o suporte ao sistema de arquivo bcachefs
# make

Erro reportado:
AR kernel/built-in.a
CC [M] k ernel/torture.o
CC certs/system_keyring.o
HOSTCC certs/extract-cert
CERT certs/x509_certificate_list
make[3]: *** No rule to make target '.kernel_signing_key.pem', needed by 'certs/signing_key.x509'.  Pare.
make[2]: *** [scripts/Makefile.build:480: certs] Error 2
make[1]: *** [/usr/src/linux-6.7/Makefile:1911: .] Error 2
make: *** [Makefile:234: __sub-make] Error 2

2ª Tentativa
Download do kernel em kernel.org
# tar -xvf linux-6.7.tar.xz -C /usr/src
# cd /usr/src
# rm -rf linux
# ln -sf /usr/src/linux-6.7 linux
# cd linux
# cp -a /boot/config-5.14.21-150500.55.39-default /usr/src/linux/.config
# make defconfig
# make menuconfig
Habilito o suporte ao sistema de arquivo bcachefs
# make
# make modules
# make modules_install
# make install

Erro repostado
Kernel panic ao tentar iniciar por este novo kernel. Grub reconhece mas não inica.

Sistema operacional: openSUSE Leap 15.5
Versão do KDE Plasma: 5.27.9
Versão do KDE Frameworks: 5.103.0
Versão da Qt: 5.15.8
Versão do kernel: 5.14.21-150500.55.39-default (64-bit)
Plataforma de gráficos: X11
Processadores: 2 × 12th Gen Intel® Core™ i3-12100
Memória: 3,8 GiB de RAM
Processador gráfico: llvmpipe
Fabricante: innotek GmbH
Nome do produto: VirtualBox
Versão do sistema: 1.2


  


2. Re: Compilar Kernel [RESOLVIDO]

Alexa Bolada
alexabolada

(usa Debian)

Enviado em 18/01/2024 - 11:41h

Olá!

Ao compilar um kernel, é importante seguir os passos corretos e verificar se todas as dependências estão instaladas. Vou tentar te ajudar com isso.

Na primeira tentativa, o erro "No rule to make target" indica que algo está faltando ou foi configurado incorretamente. Sugiro que verifique o seu ambiente e certifique-se de que todas as dependências necessárias para compilar o kernel estão instaladas. Além disso, é importante garantir que o comando "make menuconfig" tenha sido executado corretamente e que a opção "Habilito o suporte ao sistema de arquivo bcachefs" tenha sido selecionada corretamente.

Na segunda tentativa, o erro "Kernel panic ao tentar iniciar por este novo kernel" é um erro grave que ocorre quando o kernel não consegue inicializar corretamente. Isso pode indicar um problema na configuração do kernel ou na compatibilidade do hardware. Sugiro verificar as configurações selecionadas durante o "make menuconfig" e garantir que sejam corretas para o seu sistema.

Além disso, ao compilar e instalar um novo kernel, é necessário atualizar o Grub para reconhecer o novo kernel. Verifique se o processo de instalação incluiu corretamente a atualização do Grub.

Quanto às informações adicionais fornec


3. Re: Compilar Kernel [RESOLVIDO]

Fábio Farias
Fabio_Farias

(usa openSUSE)

Enviado em 18/01/2024 - 11:47h

A única coisa que alterei foi marcar o bcachefs como "M". Nada mais. Então não acredito que seja incompatibilidade de hardware. Todas as dependências foram instaladas, tanto é que na segunda tentativa instala. Contudo, acredito que algum outro comando ou configuração deva estar faltando. Tentei compilar como um rpm também mas não deu certo (make rpm e make rpm-pkg).

Se alguém puder ajudar, agradeço



4. Re: Compilar Kernel [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 18/01/2024 - 14:21h

Eu já fui desses que perdia horas compilando kernel mas parei com isso. Você está usando o Opensuse Leap que usa "uma geração" abaixo do kernel (de 6 está usando o 5), tente usar o TumbleWeed e a partir dele colocar o 6.7 e fazer seus testes.

Vejam meu canal no Youtube: https://www.youtube.com/@SidneiSerra-hq1zk
Se conseguiu resolver a sua dúvida, premie os usuários do fórum que doam seu tempo para tirar dúvidas marcando a melhor resposta.


5. Re: Compilar Kernel [RESOLVIDO]

Fábio Farias
Fabio_Farias

(usa openSUSE)

Enviado em 23/01/2024 - 18:52h


velox256 escreveu:

Eu já fui desses que perdia horas compilando kernel mas parei com isso. Você está usando o Opensuse Leap que usa "uma geração" abaixo do kernel (de 6 está usando o 5), tente usar o TumbleWeed e a partir dele colocar o 6.7 e fazer seus testes.


Eu uso máquinas virtuais no VirtualBox e o openSUSE Tumbleweed devido a suas constantes atualizações não se encaixam as minhas necessidades. É uma ótima versão do openSUSE mas não serve para mim. O openSUSE Leap tem pacotes mais antigos mas resolvo isso adicionando alguns repositórios dos programas que mais utilizo para mantê-los atualizados. Mas agradeço a sugestão.

Resultado final
Eu consegui compilar o kernel usando a opção "make localmodconfig" e depois "make menuconfig" para alterar o que eu precisava no kernel, nesse caso o suporte ao bcachefs. Consegui em um a outra tentativa também compilar o kernel em rpm,com o comando "make binrpm-pkg", e nesse caso foi até mais fácil pois compilou o kernel em rpm, juntamente com o kernel-source e o kernel-devel na mesma versão. A instalação do primeiro e do segundo método ocorreu sem problemas e ao reiniciar o sistema já iniciou no novo kernel sem precisar de nenhum ajuste adicional.

Contudo, para minha surpresa, o openSUSE já traz suporte ao bcachefs desde a versão 15.1, mas eu desconhecia essa informação. Portanto não era necessário a compilação do kernel para utilizar o bcachefs. Na verdade até atrapalhou pois o YaST não conseguia lidar com o bcachefs ativado nesse kernel diferente. Esse deve ser um dos casos das personalizações que as distribuições fazem no kernel, adicionando o suporte ao bcachefs antes do kernel original adicionar, fazendo isso "por conta". O YaST reconhecia normal. Depois da compilação, não consegui mais trabalhar com ele. Mas foi suficiente para eu testar esse novo sistema de arquivos e para reaprender a compilar o kernel, pois já tinha feito isso uma vez, na época do lançamento do Ext4. Na ocasião, também compilei um kernel novo só para poder usar esse sistema de arquivos antes de ser lançado oficialmente na versão seguinte do openSUSE.

Obrigado pela ajuda.



6. Re: Compilar Kernel

aguamole
aguamole

(usa KUbuntu)

Enviado em 23/01/2024 - 19:23h

Cara, se você esta querendo testar para ajudar o projeto oficial do Linux, então você tem que compilar a ultima versão do kernel em desenvolvimento, é aquelas que contem o "rcxxx" no nome da versão e tem que ser a ultima, se você não reportar para eles sobre os testes com essa ultima versão eles não vão aceitar. O prazo para você compilar e testar é curto, não sei quanto tempo que é, mas você precisa enviar rapidamente.
O reporte para o kernel Linux é feito neste site: https://bugzilla.kernel.org/

Que bom que deu certo o bcachefs ai.



7. Re: Compilar Kernel

aguamole
aguamole

(usa KUbuntu)

Enviado em 23/01/2024 - 20:35h

Kernel Panic fazendo uma equivalência a erros do MS Windows é o equivalente a "Tela Azul Da Morte" https://pt.wikipedia.org/wiki/Tela_azul_da_morte


8. Re: Compilar Kernel [RESOLVIDO]

Fábio Farias
Fabio_Farias

(usa openSUSE)

Enviado em 24/01/2024 - 17:48h

O tópico já está resolvido conforme informado acima
Obrigado!







Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts