Como usar meus 2 HD no linux? [RESOLVIDO]

1. Como usar meus 2 HD no linux? [RESOLVIDO]

Guilherme Pereira Moreira
guilhermetkx

(usa Lubuntu)

Enviado em 13/09/2017 - 21:12h

Tenho 2 HD um de 150GB e outro de 350GB Minha distribuição linux (Lubuntu) está no HD de 150GB como eu posso usar o HD de 350GB ? No HD de 350GB eu só estou conseguindo armazenar arquivos como fotos, musicas, filmes e alguns jogos da steam. Queria saber se é possível instalar programas.


  


2. Re: Como usar meus 2 HD no linux? [RESOLVIDO]

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 13/09/2017 - 21:34h

Meu Notebook tem um SSD e um HDD
No SSD tenho dois Linux
No HDD tenho meus arquivos
Uma instalação limpa da maioria distribuições ocupam 5-10 GB
Assim se vc deixar 30-50 GB para partição raiz , onde ficam os programas, é suficiente para grande maioria usuários

---------------
clodoaldops
https://dicaslinuxmint.blogspot.com.br/


3. Re: Como usar meus 2 HD no linux?

Fernando T. Da Silva
nandosilva

(usa Salix)

Enviado em 13/09/2017 - 21:54h

No 2º HD, o de 350 GB não será possível na maioria das vezes instalar programas e jogos para Linux, pois os pacotes obedecem a uma estrutura padrão onde devem ficar e já vem definido no empacotamento, além do mais muitos programas necessita colocar libs em /usr/lib e /lib e outras pastas do sistema, e também o programa pode utilizar imagens, sons e outros formatos de arquivos que devem ficar a partir de /usr e se você descompactar o pacote por meios não padrões do seu gerenciador de pacotes foram da / (raiz) o programa não funcionar, mas claro ser você for muito experiente e o pacote não tiver centenas de arquivos você até pode fazer links para as pastas do sistema, mas dai será um tarefa bastante exaustiva e penosa até fazer funcionar o programa e devendo solucionar as dependências manualmente se houver.

Mas também existe alguns programas e também jogos que não utilizam a sua raiz do sistema, rodando de qualquer lugar em que o pacote for descompactado, neste caso o pacote referido não é baixado pelo seu gerenciador de pacotes, sendo baixado via navegador e sua instalação varia muito dependendo do criador podendo ser .run, .sh, .zip, bz2, e muitos outros formatos






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Viva o Android

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts