Como instalar o linux (ubuntu) no novo IdeaPad S145

1. Como instalar o linux (ubuntu) no novo IdeaPad S145

Igor Afonso Nunes
chegerou

(usa Ubuntu)

Enviado em 21/04/2020 - 20:10h

Olá,
Possuo um Lenovo Ideapad S145-15IWL.
Tentei fazer o dual boot nele com o Windows e o Linux (ubuntu), consegui instalar, mas eu não consigo acessar o ubuntu.
O que eu preciso fazer para que a minha tela de boot seja a tela do linux ao invés de ele entrar no windows direto toda vez que o computador inicia?


  


2. Re: Como instalar o linux (ubuntu) no novo IdeaPad S145

Fernando T. Da Silva
nandosilva

(usa Lubuntu)

Enviado em 21/04/2020 - 21:25h

Se você fez o procedimento correto na Bios antes de instalar o Ubuntu o mesmo deve está listado na Bios.

Acesse sua Bios em Boot, 1º boot device, abra o mesmo e veja se tem a opção Ubuntu, se tiver selecione a mesma, salve as alterações, agora quando reiniciar o pc o Grub será utilizado como padrão.

Se não for listado Ubuntu na bios, você fez alguma etapa errada no procedimento de configuração da bios ou na geração do pendrive de boot.



3. Re: Como instalar o linux (ubuntu) no novo IdeaPad S145

Wesley Henrique
BlackWhite

(usa Arch Linux)

Enviado em 21/04/2020 - 21:27h

Olá, eu indico você instalar o Linux Mint, que e mais melhor.


4. Re: Como instalar o linux (ubuntu) no novo IdeaPad S145

Iasmin Santos Lucena
iasmin21

(usa Linux Mint)

Enviado em 12/07/2020 - 18:41h

Conseguiu instalar ?


5. Re: Como instalar o linux (ubuntu) no novo IdeaPad S145

6. Re: Como instalar o linux (ubuntu) no novo IdeaPad S145

daniel
dann386

(usa Kali)

Enviado em 26/10/2020 - 02:03h

Como tu fez pra entrar na bios?


7. Ideapad

Red Oliveria
b00b5

(usa XUbuntu)

Enviado em 14/11/2020 - 19:59h

Alguém mais usa Linux nesse notebook Lenovo Ideapad S145?
Estou procurando quais distros funcionam de boa nele.
Testei o Mint 2020/Outubro mas não funcionou, a tela ficou bugada.
Ah, o meu tem Ryzen 5. Creio que Intel seja mais fácil.
...
Tenho outra dúvida quanto esse note, tem um problema no Touchpad que nao consigo acessar as opções avançadas, pra desligar o Toque Para Clicar. Alguém conseguiu fazer funcionar no Windows 10? Precisa de um driver antigo?
É um notebook bem poderoso, pena que pechincharam na hora de escolher um touchpad, é muito ruim e fica fora de centro, devia ser mais para direita. Tirando esse detalhe, está sendo uma máquina muito boa.


8. Esse notebook é um inferno

Rogerio Passos
rogerjr

(usa Fedora)

Enviado em 20/02/2021 - 17:32h

Cara também tenho um note desse, ou uma bomba dessa, só que é com i5 e Optane, que é uma dor de cabeça a parte, funciona muito bem com windows, mas com Linux esquece, nem com bcache, mas dá pra instalar o sistema diretamente nele, mas com 16GB é muito pouco, e testei todas as distros BSD e Linux que já usei na vida, isso inclui:
Pra começar qualquer coisa de BSD nem pensar, a maioria não funciona rede na instalação, da pra contornar instalando drivers e mudando algumas linhas, mas descobri que o touchpad não funciona, nem acendendo vela, em nada que seja BSD.
Slackware, nem consegui fazer reconhecer no boot.
Linux Mint, a tela não funcionou bem, ficava com uma cor estranha apagada, parecia que a luz noturna estava ativado, nenhum driver resolveu, touchpad não funcionava corretamente e travava conforme lia algum PDF ou paginas web, não rolava dualboot, até consegui fazer funcionar mas deu muito trabalho e não ficou bom.
Arch Linux, funcinou bem, até rolou dualboot, mas travava as vezes no boot, a tela dava uns bugs, mas o driver mesa resolveu
Manjaro, funcionou bem em dualboot com windows10, deu trampo mas funcionou, mas dava umas travadas as vezes tinha que desligar no botão nem TTY funcionava.
Ubuntu, rolou dualboot, não funcionava as vezes, ai tinha que ir na BIOS só salvar e sair, mas o resto foi bem.
Fedora, não uso mais dualboot, então não sei se funciona, hoje uso o gnome-boxes quando preciso usar algo do windows.
Estou com o fedora atualmente, me adaptei bem até com o gnome e por incrível que pareça nunca travou de eu ter que desligar forçado, troquei o OPTANE por um NVMe de verdade e adicionei um pente de 8GB da Corsair.
O que não funcionou no fedora foi o que não funcionou em nenhuma outra, as hotkeys, e curiosamente as hotkeys funcionam no BSD, kkkkkk, é curioso eu sei:
Brilho
Camera
Desligar touchpad
o resto funciona normal
Pra resolver a camera fiz um script que desliga e liga a camera e coloquei ele no atalho do teclado na mesma tecla dessa hotkey.
Brilho uso pela barra do gnome mesmo, mas se fechar a tampa do note então acontece um milagre e funciona os hotkeys, sim isso é estranho.
Touchpad não desligo mesmo, então não faz diferença, mas se precisar só fazer um script simples e adicionar nos atalhos de teclado, na mesma tecla.

Então é isso ai. Precisando só dar uma caçada no google que sempre tem bastante dicas e tals. E aqui no fórum também tem bastante tutoriais, artigos, duvidas respondidas. Não sei se tem alguma experiencia com Linux, mas é um sistema que se aprende bastante de tanto pesquisar e tentar as vezes até a exaustão. OS Unix-based como Linux e BSD são sistemas longe de serem perfeitos, mas pelo menos você pode resolver milhares de problemas com 1 linha de código, coisa que não acontece com outros que dependem de 1000 aplicativos de terceiros.
Boa sorte.