COMO FAZER DUAL BOOT COM 2 HDs SEPARADOS (SSD WINDOWS 10 E SSD LINUX MINT)

1. COMO FAZER DUAL BOOT COM 2 HDs SEPARADOS (SSD WINDOWS 10 E SSD LINUX MINT)

Renato Santos de Meneses
Renmen12st

(usa Linux Mint)

Enviado em 28/11/2020 - 09:56h

Olá amigos! Desde já agradeço!

Tenho um notebook Acer e tenho nele três HDs instalados. (1- HD SSD 480GB Windows 10, 1- HD SSD 120GB Linux Mint e, por último 1- HD HDD 1TB usando ''Case Caddy'' para colocar arquivos, musica, documentos, vídeos...
Bom, focando nos dois HDs com sistemas operacional eu queria fazer dual boot para acessar ambos em separado, porém, não estou conseguindo acessar o boot para ter essa ''opção de escolher'' no notebook. O SSD 480GB já estava com Windows 10 instalado na maquina e resolvi comprar um outro SSD 120GB para instalar nele o Linux Mint. Quando foi para instalar o Linux Mint eu desativei o HD 480GB do Windows 10 e o HD 1TB dos arquivos, deixando somente o HD 120GB no notebook para instalação do Linux Mint.
Eu criei o pen drive bootável com Linux Mint e comecei a instalação. Chegando na parte de ''Tipo de Instalação'' achei algumas opções, entre elas ''opção avançada'', eu dei preferência na primeira opção ''Apagar disco e reinstalar o Linux Mint'', já que no momento da instalação não foi detectado outro sistema operacional no notebook. Terminando a instalação foi reiniciado a maquina e não apareceu o Mint. Eu entrei na BIOS e fiz um caminho no qual não me lembro e mudei algumas etapas, depois voltei iniciar o notebook e logo após entrou o Mint. Achei que tivesse tudo pronto e comecei a religar o SSD do Windows 10 e o HD dos arquivos no notebook voltando a ter os 03 HDs iniciais. Antes de começar eu coloquei o SSD 480GB do Windows 10 na BIOS em 1º lugar e reiniciei a maquina, porém, não acho a opção de escolher entre o Windows 10 e o Mint, nem usando a opção pelo F12 aparece o Mint, somente o Windows 10.

Obs: Foi feito usando UEFI e o Secure Boot, não lembro se estava desligado ou ligado...

Obrigado


  


2. Re: COMO FAZER DUAL BOOT COM 2 HDs SEPARADOS (SSD WINDOWS 10 E SSD LINUX MINT)

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 29/11/2020 - 16:20h

Pelo F12 você não consegue escolher o SSD onde está o Mint para dar boot por ele, pelo que entendi. E pelo setup da BIOS/UEFI? Já tentou entrar nele e escolher o SSD/HD para dar boot em primeiro lugar?

Penso que se você conseguir entrar pelo Linux, deixando o SSD/HD onde ele está como "first boot device", atualizar o Grub deve colocar o Windows na lista de boot. Mas primeiro você precisa conseguir dar boot para o Linux.



3. Gerenciamento de boot

Reginaldo santino
rjsantino

(usa Slackware)

Enviado em 29/11/2020 - 18:27h

A opção de (BOOT) em (UFI), quem gerencia os HDS que contem sistemas instalados, é o firmware da placa, no entanto quando se acessa o gerenciador na (BIOS), a lista de HDS com sistemas de carregamento (UFI), está na lista, mas não estão na lista de carregamento, (MENU DE BOOT-F12), é preciso que os ative.
Um outra coisa que deve se ter uma atenção,- não sei se é o cado de sua placa, é para o (SECURITY BOOT), já que foi adicionado um sistema diferente, pode está havendo um bloqueio.


4. COMO FAZER DUAL BOOT COM 2 HDs SEPARADOS (SSD WINDOWS 10 E SSD LINUX MINT)

Renato Santos de Meneses
Renmen12st

(usa Linux Mint)

Enviado em 30/11/2020 - 22:14h

Boa noite!

Desde já agradeço pela ajuda de todos...

Então, seguindo as dicas de vocês, leituras que fiz pelo fórum e as demais famílias linux, eu fiz o seguinte procedimento e deu certo até agora...

Secure boot, esta desativado para funcionar o boot, com ele ligado não funciona boot. Habilitei o F12 para opção de boot e, por último, fiz essa sequência para finalizar...

''Segue aqui um passo a passo para configurar a BIOS/UEFI para Notebook Acer Aspire:

Depois de instalar em seu sistema, você verá que o Linux Mint pode por algum motivo não inicializar em seu sistema.

1) Reinicie o sistema e pressione F2 para entrar na BIOS/UEFI
2) Siga até a guia Security e desça até Set Supervisor Password (definir a senha do supervisor), e dê ENTER, então, defina uma senha e confirme
3) Desça até Select an UEFI file as trusted for executing e pressionar ENTER
4) Selecionar HDDO e pressione ENTER
5) Selecionar EFI e pressionar ENTER
6) Selecionar ubuntu e pressionar ENTER
7) Selecionar grubx64.efi e pressionar ENTER
8) Na caixa que abrirá escreva um nome (renomear), por exemplo, ubuntu, pressionar ENTER e depois pressionar YES
9) Pressione F10 e YES para salvar as mudanças
10) Após o reinício, pressione F12 para abrir o gerenciador de inicialização (Boot Manager) do notebook Acer
11) Então é escolher a opção para iniciar o notebook, com o Ubuntu ou com o Windows.''

Obs: Uma duvida: Já que o Linux Mint está funcionando numa boa tem como criar novas partições com ele em uso no notebook?

Desde já agradeço a todos pelo suporte e feedback...

Att. Renato








Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts