Aumentar partição raiz

1. Aumentar partição raiz

Rodrigo Araújo
rrma

(usa Ubuntu)

Enviado em 28/12/2010 - 10:23h

Bom dia a todos!
Gostaria de uma ajuda para aumentar minha partição "/".
Tenho um cloud server na locaweb, fiz um upgrade de plano e meu espaço em disco aumentou de 20gb para 30gb, mas tenho que fazer essa mudança no meu servidor manualmente, pois pelo meu tipo de contrato a locaweb não faz, apenas disponibiliza o espaço adicional para a máquina virtual. No modelo atual está assim:

Number Type Size Start End Used by
1 Linux 19.43 GB 1 2537 /
2 Linux swap 572.63 MB 2538 2610 Virtual memory

Gostaria de extender a partição principal de 19.43 para 29.43 sem perder nenhum dado, existe essa possibilidade?
Eu poderia aumentar a configuração de disco para 30gb, mover a swap para o final e depois exterder o / para ocupar o espaço novo sem perder dados?
Muito obrigado.
Rodrigo


  


2. Re: Aumentar partição raiz

Marcelo Paulo Rebello Martins
marcelo-rebello

(usa Slackware)

Enviado em 28/12/2010 - 12:20h

leia este topico, vai te ajudar:
http://www.devin.com.br/lvm/


3. Re: Aumentar partição raiz

Elizeu Silva dos Santos
elisantos

(usa Fedora)

Enviado em 28/12/2010 - 14:07h

fala amigão.
esse é um problema hein!

você tem espaço disponível no disco? quanto??
você poderia organizar uma outra partição maior e mover os dados pra la.

apenas uma observação... sempre que instalar o Linux, para sua maior segurança e comodidade crie uma partição para ser sua /home.

sendo uma partição lógica, e não ser crucial para o funcionamento do sistema (como a /) qualquer gerenciador de disco pode redimensiona-la.

sei que não fui muito útil mais espero ter ajudado em algo.
abraço


4. Re: Aumentar partição raiz

Rodrigo Araújo
rrma

(usa Ubuntu)

Enviado em 04/01/2011 - 02:52h

Valeu pelas respostas!

O problema é que este servidor é um cloud na locaweb, não tenho como entrar com cd de boot pra trabalhar com as partições, não tenho como trabalhar com lvm e a locaweb não ajuda em nada! Lá a única solução seria solicitar a reinstalação do sistema (ubuntu 8.04 lts server) mas aí eu perco 1 ano de ajustes que já fiz.
Pelo jeito vou ter que contratar outro cloud já com o espaço em disco maior e ir refazendo tudo aos poucos, pra depois migrar tudo pra o novo servidor.

Obrigado a todos!
Rodrigo


5. Resize

Polarix
polarix

(usa Ubuntu)

Enviado em 05/12/2011 - 18:08h

rrma,

Acredito que você não precise mais de um solução porém queria esclarecer que não seria necessário fazer tudo isso, o que você deve verificar (como um bom sysadm) é se existe o LVM instalado, se sim então utilize-o senão deveria ter instalado quando o servidor foi disponibilizado, para mim o LVM dá uma garantia enorme para o servidor na hora do resize.

Porém como você possui um Cloud, acredito que seja possivel criar um snapshot antes de mexer no disco... faça isso e depois verifique se existe ou não o LVM.

Se sim, execute esse passo-a-passo: http://ajuda.locaweb.com.br/pt-br/Aumentar_o_diret%C3%B3rio_Raiz_ap%C3%B3s_o_upgrade_%E2%80%93_Cloud...

Se não verifique esse passo-a-passo http://www.howtoforge.com/linux_resizing_ext3_partitions

Ou então peça para montar o cd do LIVE Ubuntu, pelo o que eu sei eles fazem isso sim mas não é divulgado, e ai você utiliza o gparted.

Abs,
Polarix



6. Re: Aumentar partição raiz

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 05/12/2011 - 21:15h

Se você tem acesso aos arquivos do sistema na nuvem (cloud), faça um backup do diretório (pasta) /home pois ai estão localizados os arquivos que você salvou bem como as configurações. Se você não conseguir apenas fazer o redimencionamento da partição raiz, poderá pelo menos usar os dados de configuração que gravou no back-up como base para refazer os ajustes anteriores para deixar a nova partição dos 30Gb com a configuração pelo menos parecida a que você tem atualmente.


7. Re: Aumentar partição raiz

Rodrigo Araújo
rrma

(usa Ubuntu)

Enviado em 05/12/2011 - 22:54h

Amigos, primeiramente gostaria de agradecer a colaboração de vocês.

Eu acabei que 'aprendendo a conviver' com as partições de 20GB e 10GB separadas por receio de mexer no servidor e acabar parando meus sistemas todos. Já tenho esse cloud há quase 2 anos e muita gente dependendo dele 'no ar', por isso resolvi não mexer.
O que faço é ficar atento ao espaço livre e manter um mínimo necessário pra ele continuar a pleno vapor.

Sou muito fã de linux e estou sempre estudando, mas nessa situação achei por bem não arriscar, pra não correr o risco de atrapalhar meus clientes.

Valeu!


8. Re: Aumentar partição raiz

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 06/12/2011 - 16:17h

Os links indicados pelo Polarix, estão bem explicados e fáceis de seguir. Será um bom caminho para você assimilar o sistema para fazer as alterações necessárias.