Acessar pastas do windows/linux [RESOLVIDO]

1. Acessar pastas do windows/linux [RESOLVIDO]

Elizeu Silva dos Santos
elisantos

(usa Fedora)

Enviado em 06/03/2011 - 17:44h

ola amigos. criei uma maquina virtual com o windows aqui em casa.
gostaria de saber como acesar pastas do windows pelo linux e do linux pelo windows.

só para fins de conhecimento... existe uma outra conexão de rede VERIDICA por oonde acesso a internet. desde ja muito obrigado.


  


2. MELHOR RESPOSTA

Douglas Giorgio Fim
douglas.giorgio

(usa Fedora)

Enviado em 06/03/2011 - 18:30h

está usando o virtualbox??

a maquina virtual está conectada diretamente ao roteador/modem??

p compartilhar no windows, vc tem que clicar com direito>propriedades>compartilhar

se quiser compartilhar geral a pasta, ai vc vai na aba segurança e de a permissao de leitura e escrita para o usuário "todos"

para acessar no linux, vc usa o samba, vc pode montar tbm

mount -t cifs //192.168.1.1/diretorio /diretorio/para/montar

isso para montar uma pasta sem senha

==========================

para compartilhar no linux, vc tem que usar o samba

configure o samba usando o msm workgroup do windows, lembrando que tanto o linux e o windows tem que estar na msm rede

no focalinux tem muita coisa sobre o samba, eu gosto tbm de usar o kde para configurar o samba, dpois eu dou o retoque final em modo texto

mas pode usar o "swat" para configurar o samba

3. Re: Acessar pastas do windows/linux [RESOLVIDO]

José Mário
miura 787

(usa Ubuntu)

Enviado em 07/03/2011 - 00:20h

Tem que ter o samba instalado!

comando para ver a máquina win xp:

smb://<ip da máqina>/<diretório compartilhado no win xp>


4. Re: Acessar pastas do windows/linux [RESOLVIDO]

Elizeu Silva dos Santos
elisantos

(usa Fedora)

Enviado em 07/03/2011 - 06:14h

galera desculpem a demora para responder... estou meio ocupado...
bom, então vou procurar algum tutorial sobre samba rsrs. desde já agradeço a todos. abraços.