Instalar programas como Adobe Flash Player [RESOLVIDO]

1. Instalar programas como Adobe Flash Player [RESOLVIDO]

Janaina Zahn
jannaz

(usa OpenSuSE)

Enviado em 01/12/2009 - 12:33h

Sou uma pessoa completamente leiga em informática, usava o sistema Windows e não tinha problemas até que perdi a placa mãe e comprei um computador como não quero colocar um Windows falsificado e não tenho R$ no momento quero continuar com o Linux que me parece ótimo mas infelizmente não consigo mexer nele já tentei ler o guia mas acabei tirando o menu e depois de muito mexer consegui colocá-lo de volta em outro lugar mas consegui, li em algumas comunidades que deve instalar ou Debian ou Ubuntu tentei mas não consigo fazer abrir e funcionar muito menos o Adobe Flash Player, bom sei que no lado direito tem escrito: Mirax Linux 2.6.20-8-generic e na CPU intel Pentium inside. Gostaria que me ajudassem explicando para uma pessoa bem leiga como eu que descobri agora o famoso Terminal que tanto falam. Obrigada.


  


2. O melhor pra quem começa do zero...

Ednilton Santos de Oliveira
ednilton_so

(usa KUbuntu)

Enviado em 01/12/2009 - 13:50h

Olá,

Acho que o melhor que você pode fazer é instalar o Ubuntu no seu computador. Não porque é o melhor sistema e talvez nem seja o mais fácil, mas é com certeza o mais usado. Sendo assim, sempre que você tem um problema com ele, é só dar uma rápida procurada na internet que deve encontrar uma solução bem descrita.

Você pode baixar o ".iso" (arquivo para gravar um CD) aqui:
http://www.ubuntu.com/.

Boa sorte e bem vinda ao Linux!


3. Re: Instalar programas como Adobe Flash Player [RESOLVIDO]

Ricardo Libanio
riesdra

(usa Debian)

Enviado em 01/12/2009 - 14:17h

Olha eu acho que você deve dar uma olhada também em distros como fedora, suse, mandriva e prepare-se para ler tutoriais e procurar informações.
No começo pode parecer complicado, mas depois você vai perceber que linux não é este bicho de sete cabeça que muitos falam.



4. Re: Instalar programas como Adobe Flash Player [RESOLVIDO]

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 01/12/2009 - 17:43h

Se você comprou um PC com o Linux instalado, procure não desinstalar a distribuição que veio nele, pelo menos até que você esteja habituado com outra distribuição (distro) que você goste mais.

Sugiro isto apenas porque o mínimo que se poderia esperar de um sistema que veio instalado de fábrica é que todos os itens do seu hardware estejam funcionando como deve ser.

Ao instalar outra distribuição (distro), principalmente se a mesma for mais antiga, existem grandes possibilidades de que você não consiga reconhecer todos os itens do seu hardware. Mantendo a original, você deixa de ficar frustrado sabendo que tudo está funcionando, até que você se habitue com a nova distro e consiga configura-la corretamente.

Considerando o argumento do companheiro acima, acredito da mesma forma que o Ubuntu ou talvez o Kubuntu que é apenas um Ubuntu com interface kde, seja mais fácil para o seu processo de aprendizado e aclimatação com o linux. Com certeza, por ser a distro mais popular, será mais fácil obter ajuda.

A interface kde é mais parecida com o windows que você já está habituado a usar, com o botão do menu K (equivalente ao Iniciar / Start do Win) no canto esquerdo inferior e abrindo outros menus com os aplicativos, configurações, utilitários, etc.

Mirax, parece ser o nome da distro que está instalada no seu PC e o kernel em versão 2.6.20, já é meio antigo, pois já andamos com várias distro com kernel 2.6.30 e até mesmo 2.6.31.

Quanto mais nova a versão do kernel, maior a sua capacidade de suporte nativo a itens de hardware mais modernos e atuais.

O terminal é uma janela onde você usa comandos diretos ao sistema operacional. Em geral o terminal pode ser acessado a partir do item sistemas no menu iniciar ou menu K, aquele botão do canto esquerdo inferior.

Para fazer um teste e confirmar a versão do kernel instalado em seu PC, abra o terminal e digite:

uname -a

Vai aparecer algo assim:

[email protected]:~$ uname -a
Linux debian-jgm5570z 2.6.26-2-686 #1 SMP Wed Nov 4 20:45:37 UTC 2009 i686 GNU/Linux
[email protected]:~$


Neste exemplo portanto a versão de kernel usado no Debian é o 2.6.26-2-686.




5. Re: Instalar programas como Adobe Flash Player [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 01/12/2009 - 18:10h

O está certo meinhardt_jgbr. A próprio adobe oferece repositório para linux.
E alem do mais o linux oferece programas similares.


6. Re: Instalar programas como Adobe Flash Player [RESOLVIDO]

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 01/12/2009 - 23:50h

Apenas para complementar a msg anterior, procure testar varias das distros disponíveis em mídia-live (Cd ou DVD) que permitem a você ter uma idéia do conteúdo, tipo de interface, e principalmente se a distro reconhece pelo menos todos aqueles itens mais importantes do seu hardware.

A ou as distros que funcionarem bem, tem tudo para serem também perfeitamente instaladas em seu PC, sem que ocorram problemas. Desta forma você pode também apreender sobre os distintos "sabores" do Linux e escolher com conhecimento de causa e não apenas baseado na opinião dos outros.

A performance, por rodar a partir de mídia-live será sempre mais baixa daquela que você vai poder obter depois de instalada no HD, já que as diversas distros vão estar rodando a partir de CD ou DVD.

Além da ampla literatura publicada aqui no VOL, que você poderá pesquisar, sugiro também uma boa lida sobre o resumo e reviews das diversas distros mais populares e com suporte ao Portugues nos links abaixo:

http://www.gdhpress.com.br/cd/


7. Re: Instalar programas como Adobe Flash Player [RESOLVIDO]

Janaina Zahn
jannaz

(usa OpenSuSE)

Enviado em 02/12/2009 - 09:27h

Fiz o que me sugeri e digitei no terminal e apareceu uma mensagem diferente:
Linux mirax 2.6.20-8-generic #1 SMP Mon Oct 8 08:52:24 BRT 2007 i686 GNU/Linux
, gostaria de saber se é a mesma coisa ou não. E o que queria era instalar o Adobe Flash Player que a maioria dos sites pede e lendo a ajuda do computador fala que o Insigne Mágico que está na área de trabalho faria está instalação mas só o Java que vejo que foi instalado quando peço para instalar diz que já está instalado mas os sites pedem para instalar e quando acontece de tentar instalar vai tudo para a área de trabalho e não consigo colocar em outro lugar. Será que você pode me ajudar e obrigado por me ajudar de maneira tão clara porque a maioria já tem um conhecimento grande e às vezes não sabe passar com clareza para pessoas leigas como eu.


8. Re: Instalar programas como Adobe Flash Player [RESOLVIDO]

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 02/12/2009 - 20:35h

A mensagem que aparece, necessáriamente tem que ser diferente, a menos que você houvesse usado a mesma distro que tenho no meu NoBo, exatamente na mesma versão e ainda mais, usando o mesmo nome de usuário que eu uso.

No caso da resposta ao comando uname -a no seu PC, ele mostra o nome da distro (Mirax) e a versão do kernel instalado que é o 2.6.20.

Agora você já sabe o que é o famoso terminal!!

É importante saber entretanto que apesar de parecer simples, o terminal é um instrumento perigosíssimo e poderosissimo para o Linux, tanto quando usado como usuário normal (quando o prompt aparece com $) e principalmente quando você está logado como root ou super-usuário com todos os poderes de administrador (neste caso o prompt muda de $ para #). Como root, você precisa tomar cuidado para não dar determinados comandos, pois o sistema cegamente vai obedece-los e você pode simplesmente detonar a sua instalação.


9. Re: Instalar programas como Adobe Flash Player [RESOLVIDO]

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 02/12/2009 - 21:51h

Para instalar o flashplayer, tente o seguinte:

Abra o terminal.
Logue-se como superusuário (root). Isto se faz dando o comando su no terminal. A senha de root vai ser pedida. Depois de colocar a senha que possivelmente nem apareça enquanto você digita ou pode apenas aparecer como um asterisco para cada digito, de enter e o prompt vai mudar de $ para #. Isto significa que você está logado como root.

De o comando:

apt-get update


depois


apt-get install flashplugin-nonfree -y


10. Re: Instalar programas como Adobe Flash Player [RESOLVIDO]

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa Sabayon)

Enviado em 02/12/2009 - 22:15h

em paralelo a dica do meinhard, seu linux se chama Mirax, seu kernel e o 20 e essa distro é de 2007.
Mirax é um Debian, uma variante do Insigne Linux.
em paralelo a continuad mexendo nesse linux, para pegar o jeito, baixe ubuntu e grave um live DVD dele, ai voce da boot com o disco ubuntu, e pronto o Mirax fica no seu comp e o Ubuntu rodara do CD.
faça com Ubunto tudo o que faz com o mirax, navegar, conversar msn etc... ai vai pegando o jeito de outro linux também...
quando tiver prática, instale!

BENVINDA AO VOL E AO LINUX. Qualquer coisa, posta algo aqui, a gente ajuda.
Mais uma presença feminina no VOL.


11. Re: Instalar programas como Adobe Flash Player [RESOLVIDO]

Itallo Caique Correia Nardi
itallo.caique

(usa Ubuntu)

Enviado em 02/12/2009 - 22:49h

Olá Janaina Zahn, primeiramente muito bem vinda ao VOL (vivaolinux) e também bem vinda ao mundo Linux!

Também gostaria de lhe parabenizar por não utilizar um sistema pirata e pelo seu interesse em aprender Linux!

no seu Perfil diz: "Sou uma pessoa que gosta de aprender mas tem pouco tempo. "
Sem problema! também ando muito sem tempo, mas não deixo de estudar!

Enfim, a instalação de programas no Linux ao contrário do que muitas pessoas pensam se da de forma muito prática e segura!
ao contrário do windows em que qualquer exe é um programa!
Não conheço essa distribuição que você possui em seu computador, o Mirax. Mas pelo que ouvi falar ele é baseado em Debian. Ainda assim, concordo com o usuario Edinilton so quando ele diz que seria melhor instalar o Ubuntu, pois o Ubuntu é uma distribuição Linux fácil, intuitiva, perfeita para os menos experientes e também para os mais experientes.

De toda forma, vc pode seguir a seguinte dica que postei aqui no VOL para instalar o flash Player, veja:

http://www.vivaolinux.com.br/script/Instalando-o-plugin-flash-player-no-Linux

Lá possui todas as informações necessárias para realizar a intalação do Flash PLayer, a instalação de programas no Linux pode ser feita de maneira fácil, para instalar o Amsn por exemplo, seria: (Se disponivél nos repositórios da sua distribuição)

sudo apt-get update
sudo apt-get install amsn

o comando "sudo" faz com que os comando execultados por um usuario comunm ($) sejam execultados como root (#) (super usuario com privilégios de Administrador!)

"apt-get" é um utilitario para instalação/atualização e remoção de programas, exemplos:

apt-get install nome_do_programa
apt-get install nome_do_programa

No começo sabendo isso aí por enquanto já está de bom tamanho, alias, meio caminho andando pois vc já sabe o que é o terminal!
rsrs!

Bem vinda mais uma vez!


12. Re: Instalar programas como Adobe Flash Player [RESOLVIDO]

Janaina Zahn
jannaz

(usa OpenSuSE)

Enviado em 03/12/2009 - 07:06h

Obrigada a todos e tentarei o que me escreveram.



01 02 03