HD externo sofre alteração após uso no Ubuntu - Windows não o reconhece depois

1. HD externo sofre alteração após uso no Ubuntu - Windows não o reconhece depois

Adriano Almeida Lopes
lopesadv

(usa Ubuntu)

Enviado em 17/01/2022 - 12:26h

Prezados, boa tarde!
Ao utilizar HD externo no Ubuntu, alguma alteração acontece que impede que, ao o utilizar no Windows depois, este o exiba na "árvore".
No meu caso, uma letra não é atribuída ao disco no Windows, necessitando usar a ferramenta do Windows (discos e partições) para atribuir uma letra a ele (o Windows o vê lá, íntegro) e, a partir daí, é possível trabalhar nele normalmente. Isso me deu um grande susto, porque o evento aconteceu em um HD de grande capacidade emprestado de um amigo para que eu copiasse os dados para o meu HD, também externo. O meu HD, que recebeu os dados (parcialmente - a quantidade é massiva e algo acontece que a velocidade vai caindo até ficar pífia) externo sofreu o mesmo evento e até eu entender que bastava atribuir letras às unidades, foram alguns momentos de angústia. Os HDs são mecânicos.
Por que isso acontece? Há como evitar? Pode "evoluir" para algo perigoso, como perda de dados ou mesmo impossibilidade de se acessar o HD em definitivo?
Os dois HDs estão com sistema de arquivos NTFS.
Uso Ubuntu 20.04.
Desde já, agradeço-vos.



  


2. Re: HD externo sofre alteração após uso no Ubuntu - Windows não o reconhece depois

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 17/01/2022 - 16:52h

Nunca tive problemas com HD externo formatado em NTFS ... Aqui funciona normalmente no Linux e Windows... Mas nunca fiz transferência de um HD externo para outro HD externo... Sempre fiz do HDD ou SSD para HD externo e vice versa... Você testou a saúde do HD externo problemático?



3. Re: HD externo sofre alteração após uso no Ubuntu - Windows não o reconhece depois

Adriano Almeida Lopes
lopesadv

(usa Ubuntu)

Enviado em 17/01/2022 - 18:47h

Boa noite e obrigado pela resposta.
Na verdade, os dois HDs me deram o susto quando os conectei usando Windows após terem sido utilizados no Ubuntu. O Windows não apresentou nenhum dos dois na árvore. Somente depois que eu atribuí uma letra para cada um deles é que passaram a ser apresentados e acessados normalmente.
Ambos estão saudáveis, mesmo após o "evento".
Agora estou, literalmente, com medo de os conectar no Ubuntu (para usar rsync e tentar concluir a penosa cópia, já que a transferência vai caindo até números pífios) e algo dar errado e eu comprometer os terabytes acomodados ali.