Como iniciar kde 4 junto com o sistema [RESOLVIDO]

1. Como iniciar kde 4 junto com o sistema [RESOLVIDO]

Alexsander Cabral Botelho
aionos

(usa Arch Linux)

Enviado em 28/01/2010 - 22:24h

Não estou conseguindo configurar o sistema para iniciar o kde 4 automaticamente. Já editei os arquivos /etc/inittab, /etc/conf.d/xdm e /etc/rc.conf e até agora não obtive êxito.


  


2. Re: Como iniciar kde 4 junto com o sistema [RESOLVIDO]

Thiago Ramos Fanfoni
thiagofanfoni

(usa Gentoo)

Enviado em 29/01/2010 - 00:41h

inittab ? rc.conf ? Para iniciar o KDE no Gentoo ?

Seja lá o que vc fez para tentar inicar o KDE junto com o sistema nesses arquivos (acho que eu fazia isso no Arch, não lembro), desfaça tudo o que você fez para você não se arrepender depois ...

Cara ... vou te ajudar novamente, porém, leia os docs no site do gentoo, visite o gentoo-wiki,pesquise no forum oficial, ou até mesmo leia no bugzilla, lá tem tudo para iniciantes do gentoo, ou da uma googlada antes. (Já fui assim tbm de querer tudo de mão beijada, só me lasquei ..rs..)

Infelizmente se você não começar a conseguir andar sozinho com coisas básicas e que estão muito bem documentadas, você não vai muito longe e nem conseguir as respostas que você precisa e vai dizer que o Gentoo é ruim e etc ...porque você não conseguiu usar ...

Se você quer mesmo tentar fazer um LFS posteriormente como você disse em um dos últimos 2 tópicos que você criou e não colocou como resolvido apesar de estar resolvido, eu te passo 2 dicas:

1 - Aprenda a procurar o que você precisa na internet, se você não achar ou o que você achou não funcionar e você não souber o que fazer, aí você pergunta (USE="brain").

2 - Antes de tentar fazer o LFS que você quer fazer (good luck by the way), instale o Gentoo ou o Funtoo à partir do Stage 1 (que chega a ser QUASE um LFS, se você não conseguir instalar isso, você não vai conseguir fazer o seu LFS à partir do nada nem a pau...)

Lembre-se:

A melhor coisa que o Gentoo tem não é o Portage, e sim a sua documentação disponível.

Agora vamos ao que você precisa ...

Julgando que você editou o /etc/conf.d/xdm corretamente e que você tenha instalado o kdm ou seja lá o que você vai usar digite rc-update add xdm default

Como pode ser observado aqui http://en.gentoo-wiki.com/wiki/KDE

Cara um último conselho só para não passar em branco, aproveita que o seu sistema não está muito funcional, formata a sua máquina e tenta instalar NA UNHA, utilizando o stage 3 e lendo o handbook, desencana do instalador gráfico que aquilo não presta ..rs.., te garanto que você vai ter aprendido MUITO quando você reiniciar a máquina e TUDO estiver funcionando certinho...

Vou deixar você brincar sozinho agora ...

Abs

Boa Sorte !


3. Re: Como iniciar kde 4 junto com o sistema [RESOLVIDO]

Alexsander Cabral Botelho
aionos

(usa Arch Linux)

Enviado em 29/01/2010 - 10:50h

Gostaria de esclarecer algumas coisas. Vamos então por partes:
1º - Antes de postar minhas dúvidas eu costumo pesquisar na internet sim. No caso deste tópico, eu procurei no Google e no handbook do Gentoo. Eu não iria adivinhar que no wiki do Gentoo havia um tópico sobre o assunto, pois procurei no Google e o mesmo não apareceu na pesquisa.
2° - A documentação do handbook do Gentoo não é completa, pois não aborda um simples assunto como o tratado neste tópico. Além do mais, não existe uma atenção voltada para os usuários brasileiros, pois o handbook em português não é atualizado há 5 anos.
3° - Fiz minha instalação seguindo o handbook em inglês e usando o stage 3. Antes de instalar qualquer distro eu costumo ler os manuais. E até onde eu saiba, não existe um instalador gráfico para o Gentoo. Pelo menos até agora eu nunca tinha ouvido falar de um instalador assim.
4° - Na minha opinião, minhas dificuldades se devem ao fato de o Gentoo usar configurações muito diferentes das do Slackware, que segue mais de perto a filosofia KISS (keep it simple, stupid). Mas de qualquer forma estou gostando do Gentoo.

Agora chega de blá blá blá e vamos ao que interessa. Sua dica até aqui deu certo, só que eu não consigo logar como root. Vc poderia me dar uma dica de como fazê-lo? É que eu gostaria de logar como root no kde para configurar e instalar alguns pacotes.
Muito obrigado pela sua ajuda até agora.


4. Re: Como iniciar kde 4 junto com o sistema [RESOLVIDO]

Thiago Ramos Fanfoni
thiagofanfoni

(usa Gentoo)

Enviado em 29/01/2010 - 11:22h

Ok cara ... só para ajudar

1 - Pesquisa no google - kde on gentoo (5º resultado)

2 - Gentoo handbook seção 4b (Working with rc-update)

3 - Não sei se o instalador existe ainda, nunca consegui usar ele - http://br-linux.org/linux/node/1532

4 - Você NÃO DEVE ficar viciado nas ferramentas das distribuições (principalmente no gentoo), você não precisa usar o rc-update, você pode criar um link symbólico para o que você quer iniciar no runlevel correto (não recomendado), dá um ls -l em /etc/runlevels/default que você verá como que o rc-update fez por você no runlevel default (no melhor estilo KISS ..rs..).

Chega de blá, blá, blá ...

Não se deve utilizar o X com contas administrativas por motivos de segurança (como você deve saber), se você não está conseguindo dar um su - no gentoo , se adiciona no grupo wheel ( gpasswd -a seu_login wheel ) , ou pode configurar o sudo (não gosto do sudo) ... seção 11.a. (User Administration) do handbook

Foi só para esclarecer o seu post anterior, eu realmente não sei me logar como root no X (nunca precisei e nem tenho vontade de tentar ..rs..)

Abs




5. Re: Como iniciar kde 4 junto com o sistema [RESOLVIDO]

Alexsander Cabral Botelho
aionos

(usa Arch Linux)

Enviado em 31/01/2010 - 18:11h

Depois de examinar esse link http://www.vivaolinux.com.br/topico/Suporte/gOS-e-login-como-root-no-KDE percebi que era necessário editar o arquivo chamado /etc/kde4/kdm/kdmrc. Só que no Gentoo esse arquivo fica em um local diferente. E futucando o sistema localizei esse arquivo em /usr/share/config/kdm. Então para logar como root no kde é só editar o arquivo /usr/share/config/kdm/kdmrc e editar a linha de número 249, alterando "AllowRootLogin=false" para "AllowRootLogin=true".






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts