PC não dá boot e nem inicia depois de apagar as partições

1. PC não dá boot e nem inicia depois de apagar as partições

Pablo Freire Barretto
pablobarretto

(usa Linux Mint)

Enviado em 19/04/2020 - 11:00h

Pessoal, bom dia.

Eu utilizava dual boot no meu notebook Samsung Ativbook 6, com o Windows 10 e Linux Mint 19. Fiz esse dual boot para estudar mais sobre Linux, pois sou iniciante. Depois resolvi então remover o Linux e formatar as partições, para instalar apenas o windows. Pois bem, criei um pendrive bootável, com o Linux Mint na mesma versão que estava instalada no PC, dei boot pelo pendrive e acessei o Linux. Através do CMD, eu apaguei as partições que havia criado no meu HD, com o pensamento que após isso conseguiria dar boot pelo Windows e o instalaria.

Depois de ter apagado as partições, o notebook não dá mais boot pelo pendrive (Nem com Linux, nem com Windows). Eu altero as opções de Boot na BIOS, porém me leva para uma tela preta e trava ali.
Na BIOS ainda aparece como uma das opções de boot o Ubuntu, mas ao selecionar essa opção de boot me leva para uma tela do GRUB (Que não tenho conhecimento do que se trata), ou seja, não consigo dar boot pelo pendrive e nem mais iniciar o Linux.
Tela que aparece ao dar boot pelo pendrive: https://drive.google.com/file/d/1bV4baIoBTEEZWc8IZdb-A8TJEPXOdCue/view?usp=sharing
Opções de boot na BIOS (Sem o pendrive plugado): https://drive.google.com/file/d/15f1YhAo2oLLvIHnMpERp3TaZCBKybjjw/view?usp=sharing
Tela que aparece quando coloco boot pela opção do Ubuntu na BIOS: https://drive.google.com/file/d/1dINNtggTmR1vOomCZawc8qmKhNZ1ECZ4/view?usp=sharing

Já revirei alguns foruns buscando uma solução, mas as situações que encontrei, mais próximas da minha, dizem pra usar um pendrive bootavel com o windows, porem o meu boot está travando. Se alguém tiver alguma ideia do que eu posso tentar, ficaria muito grato.


  


2. pc não da boot

Joao Vazquez
JoaoVazquez

(usa Ubuntu)

Enviado em 19/04/2020 - 13:18h

Tem um conflito na inicialização do hd, normalmente ocorre porque o grub e os sofwares espiões de pirataria fazem uso desses bytes inicias do hd.
Sugestão:
Prepara um usb com o knoppix para trabalhar sem o hd, e depois checar partições com o gparted.
Eliminar as partições antigas e criar as novas. Separando uma parte para o windows partição ntfs e outra para o linux partição ext4, p/ exemplo..
Formatar as novas partições.
Entrar com o usb do windows 10 preparado com o rufus e instalar o windows na sua partição ntfs.
Depois entrar com o usb live do ubuntu preparado com usb universal installer e instalar o mesmo com o root na partição que foi criada.
No final o grub é reinstalado e você pode reinicializar o computador zerado e limpo em dual boot.


3. Re: PC não dá boot e nem inicia depois de apagar as partições

Pablo Freire Barretto
pablobarretto

(usa Linux Mint)

Enviado em 22/04/2020 - 13:11h

Desculpa a demora de responder. É que demorei pra ter acesso a outro PC, pra conseguir tentar fazer a instalação do Knoppix em um pendrive.
Eu criei uma Máquina Virtual com o Knoppix, mas quando vou na opção de instalar e clico em "r Allow Installation only on removeble devices", aparece uma mensagem dizendo que nenhuma unidade foi encontrada. "Any flash disk found".
Sabe o que posso fazer ?


4. Re: PC não dá boot e nem inicia depois de apagar as partições

Olavo Henrry
OlavoHR

(usa Fedora)

Enviado em 26/05/2020 - 21:04h

Cara, você tem acesso a outro pc? o método mais rápido e fácil, seria colocar esse hd em outro pc na segunda entrada ou por adaptador usb, e formatar ele por lá. Ou então remover seu hd e tentar dar um boot pelo pendrive, e colocar ele de novo com pc ja ligado






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts