Dúvida sobre fluidez com fedora. [RESOLVIDO]

1. Dúvida sobre fluidez com fedora. [RESOLVIDO]

Wesley Allan da Silva
Gitashay

(usa Arch Linux)

Enviado em 18/01/2022 - 21:50h

Boa dia, tarde e noite.

Não possuo nenhum problema técnico, e sim uma duvida que já me consome a dias, entrei no mundo das distribuição GNU/Linux faz uns 3 meses, hoje utilizo Pop os, porem por curiosidade instalei o Fedora 35 e utilizei por um período muito curto, porem percebi uma fluidez absurda no sistema, uma fluidez que não encontro no pop os, os momentos que mais percebo diferença e quando uso meu teclado para aumentar e diminuir volume, e quando troco o mapa de caracteres do meu teclado pelo atalho cmd + espaço.

Com o fedora 35 era extremamente rápido, totalmente instantâneo, aparecia em minha tela o simbolo de volume e a barra enchendo ou abaixando dependendo do meu comando sem nenhuma espece de lag do sistema, e quando trocava o mapa de carácter era instantâneo também com nenhuma micro travada era realmente imperceptível, já no pop os, sinto uma travada antes de aparecer esse feedbak visual da alteração do volume, e quando troco o mapa de carácter tem uma travada bem perspetivável.

Alguém com experiencia poderia me ajudar a sanar essa duvida simplesmente do por que essa diferença, lembrando que atualmente uso o pop os 20.04 LTS, porem senti as mesmas engasgadas no pop os 21.10.

Desde já agradeço quem respondes minha duvida.



  


2. MELHOR RESPOSTA

Ruan
ru4n

(usa Fedora)

Enviado em 18/01/2022 - 22:22h

Não sei dizer sobre o Pop OS, pois nunca o utilizei, e nem pretendo.

Porém sobre o Fedora, a suposta fluidez, provavelmente, se deve por conta da versão mais recente do GNOME e outros pacotes, principalmente se utiliza driver NVIDIA ou INTEL.

O Ubuntu 20.04 ainda utiliza o GNOME 3.36, o qual o Pop OS é derivado. Nesse sentido, talvez, o seu hardware tenha alguma incompatibilidade com essas versões mais antigas.

Outro ponto a se atentar, é que o Pop OS possui diversas extensões, que acabam modificando o comportamento padrão do GNOME. Nesse caso, é bem provável o surgimento de bugs, que podem afetar a usabilidade como um todo do sistema.

O Fedora não faz modificações no GNOME. A maioria, se não todos os pacotes no Fedora, são vanilla, o que elimina bastante a chance de surgir bugs inesperados.

3. Re: Dúvida sobre fluidez com fedora.

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 19/01/2022 - 08:47h

Fedora vem com Gnome puro.
Pop-OS vem cheio de bugigangas, muitas delas desnecessárias.
Instale o Debian Gnome e você notará a mesma diferença.