Voltar notebook para o Linux

1. Voltar notebook para o Linux

Emmerson
sollino

(usa Outra)

Enviado em 23/08/2010 - 16:26h

Olá...
Tenho um notebook, e qdo comprei, como não conhecia o Linux, acabei pagando pra formatar com o Vista Home Premium... Mas agora meu notebook tá lento q doi... demora pra realizar as tarefas mais fáceis. Teno o Cd de restauração do linux. Com ele consegui formatar novamente pra linux? e como faço? Grato...


  


2. Re: Voltar notebook para o Linux

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 23/08/2010 - 19:00h

sugiro que vc use o Linuxmint...linux baseado no ubuntu pronto p/ usar


3. Re: Voltar notebook para o Linux

Alex
Lordmetalex

(usa Linux Mint)

Enviado em 23/08/2010 - 19:04h

Sim, com o cd de restauração você consegue voltar o Linux de para seu note, basta colocar o cd no drive e ligar o note, mas tem que ver se a versão que você tem do Linux já não está desatualizada.


4. Re: Voltar notebook para o Linux

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 23/08/2010 - 19:23h

Acho que a melhor solução é mesmo o Ubuntu atual, versão 10.04, que vc pode baixar, gravar em CD e instalar no seu notebook.

No site abaixo vc pode baixar uma versão customizada do Ubuntu 10.04, já pronta para uso (incluindo software proprietário para reprodução de MP3/WMA e todos os formatos de vídeo), bem como ler um tutorial de instalação.

http://www.linuxnopc.com.br/lpc/

Divirta-se!


5. Re: Voltar notebook para o Linux

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 23/08/2010 - 19:27h

Só espero que o Cd ou DVD de recuperação do seu sistema não seja com algumas das versões do Linpus Linux que é excelente, realmente "limpus !!", não vem nada. Neste caso escolha uma boa distro como as duas sugeridas acima e mande ver. Apenas não esqueça de criar uma partição separada para os seus dados, com isto você vai prevenir muitas dores de cabeça.


6. Valeu...

Emmerson
sollino

(usa Outra)

Enviado em 23/08/2010 - 21:14h

Galera muito obrigado pelas dicas... Vou ver qual é o linux que veio com meu note.. Acho que é o linpus...rsrsrs... Pois meu note já tem dois anos...
Outra duvida, se eu deixar os dois vai resolver o problema da lentidão dele?



7. Re: Voltar notebook para o Linux

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 23/08/2010 - 21:21h

Um Linux de dois anos atrás está muito ultrapassado.

Como eu disse, melhor usar um atual (Ubuntu, Mint, OpenSuse, Mandriva ou PCLinuxOS, que são os mais fáceis de usar).

O problema de lentidão vc só vai resolver fazendo manutenção do seu Windows, ou reinstalando.

Manutenção: desfragmente o disco, limpe o SO (use um programa, como "ccleaner") e desative tudo que estiver sendo carregado no boot "inutilmente" (pesquise e vc verá que muita coisa pode ser eliminada).


8. Re: Voltar notebook para o Linux

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 24/08/2010 - 10:08h

Quanto a sua dúvida com referencia a performance do windows, qualquer que seja o seu sabor a degradação de performance é um problema que vai sempre ocorrer com o tempo de uso e principalmente com a instalação e desinstalação de aplicativos / programas. Como todos sabemos é um problema intrínseco do sistema de arquivos. Periodicamente precisaria fazer uma re-instalação completa do sistema para poder limpar realmente o mesmo, isto tudo, independente de você também fazer periodicamente aquelas tediosas operações de manutenção e prevenção como as desfragmentações e atualizações de anti-virus e anti-tudo.

Com relação ao Linux, também tenho um NoteBook (NoBo) que foi comprado a dois anos e meio e mesmo na época já não era nenhuma maravilha top de linha. Pois bem, com este mesmo NoBo, onde apenas agreguei mais RAM, o Linux, principalmente aquelas distros que notoriamente tem performance diferenciada, dão pelo menos três voltas em cima dos windows, quaisquer que sejam. Com Linux este NoBo é um outro "animal".

As distros mais atualizadas tem apresentado todo o suporte aos itens do hardware presente com estas versões mais novas de kernel da geração após a versão 2.6.30.

Você pode inclusive manter algum windows instalado em sistema de boot múltiplo, até ficar bem habituado com o linux e poder partir para a migração total, sem medo. Com um NoBo de 2 anos, possivelmente de pra levar na boa com Linux por mais outros 2 anos.








Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts