A hora do marketing?

1. A hora do marketing?

Alexandre Bueno dos Santos
kalebues

(usa Outra)

Enviado em 25/09/2012 - 13:55h

Certa vez li que a Microw$aft ganhou mercado porquê, enquanto os desenvolvedores Linux gastavam tempo resolvendo problemas e trabalhando pelo bom desempenho , os marketeiros do outro sistema investiam pesado em propaganda e vendiam produtos com defeito e por isso o Ruindaw$ ganhou espaço nas residências. O Linux é sim, sabidamente mais estável que o outro. Seria agora a hora de investir em propaganda e popularizar o Linux? Estive pensando, será que investir em propaganda vai levar a não gratuidade do sistema? (Apesar de o software livre ser gratuito ele não tem essa obrigação...). Já que a poderosa deixa o cliente na mão e lucra sem escrúpulos, investir em propaganda e espalhar de vez o Linux, seria a facada final no peito do software acorrentado?


  


2. Re: A hora do marketing?

Cristiano
sempreslack

(usa Slackware)

Enviado em 25/09/2012 - 19:21h

kalebues escreveu:

Certa vez li que a Microw$aft ganhou mercado porquê, enquanto os desenvolvedores Linux gastavam tempo resolvendo problemas e trabalhando pelo bom desempenho , os marketeiros do outro sistema investiam pesado em propaganda e vendiam produtos com defeito e por isso o Ruindaw$ ganhou espaço nas residências. O Linux é sim, sabidamente mais estável que o outro. Seria agora a hora de investir em propaganda e popularizar o Linux? Estive pensando, será que investir em propaganda vai levar a não gratuidade do sistema? (Apesar de o software livre ser gratuito ele não tem essa obrigação...). Já que a poderosa deixa o cliente na mão e lucra sem escrúpulos, investir em propaganda e espalhar de vez o Linux, seria a facada final no peito do software acorrentado?


Se for te responder da forma que quero, vou ter escrever um livro de administração, rsrs. Mas resumidamente, quanto maior a organização em questão, entenda como um grupo social que busca um interesse comum, quanto maior é esse grupo, mais complexa se torna a administração do mesmo.
O linux prega liberdade, ou seja, cada um atira pro lado que quiser e bem entender, através de equipes que desenvolvem os mais variados tipos de programas, descentralização total. Por isso não se pode falar em instimento em uma área ou em várias. Apesar de ser contra o uso da palavra investimento, prefiro especulação por conter sempre um risco implicito, dependeria de um "grupo", e esse grupo usaria os recursos e tomaria as decisões pra fazer o linux ultrapassar os outros sistemas em questão de popularidade.
Entenda, se não há um foco, não há um investimento possível como um grupo. O que pode existir é alguma empresa investir pesado em distribuições específicas para um publico alvo, o que ja tem sido feito.
O que envolve marketing ou algum esforço, é bom que seja voluntário, mas também existem várias empresas envolvidas.
Quanto ao linux se tornar pago, relaxa, isso não vai acontecer.
Investir em divulgação, relaxa que todo aquele que "compra a idéia", faz o trabalho de divulgação.
Bem, vou parar de escrever se não vou me empolgar e corro o risco de vc não entender mais nada, rsrs.



3. Re: A hora do marketing?

Raul Liota da Rosa
liota

(usa Mandriva)

Enviado em 26/09/2012 - 14:27h

A Canonical já está fazendo esse marketing, apesar de eu não achar o Ubuntu a melhor distro de todas, acho o Mandriva muito superior, mas o Ubuntu adquiriu a maioria dos usuário Linux por causa do marketing feito pela Canonical.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts