instalação Linux [RESOLVIDO]

1. instalação Linux [RESOLVIDO]

Miguel
MiguelPnf

(usa Ubuntu)

Enviado em 19/11/2010 - 09:14h

olá bom dia,
e como sou novo aqui quero antes de mais dar os parabéns aos criadores e gestores deste site, é sem dúvida uma grande ajuda para quem usa o fantástico SO que é o linux.
Mas passemos ao meu problema...
tenho um computador portátil com o windows 7, quando faço a instalação pelo ficheiro wubi do Ubuntu tudo se passa normalmente, ele avisa-me que está a a descompactar os ficheiros do cd, etc, etc, qnd termina a instalação pede para reiniciar o computador, eu reinicio-o e aparece-me a opção para escolher qual o SO pelo qual quero arrancar, escolho o Linux e aqui começam os meus problemas, a tela do portátil fica completamente preta, mas sei que a instalação está a decorrer porque o led de actividade do disco está a piscar e nota-se, em contra-luz, que as janelas da instalação estão a decorrer, ou seja a 1ª instalação do linux está a decorrer, eu aguardo e passados alguns minutos o computador volta a reiniciar e a perguntar qual o sistema operativo, volto a escolher o linux e aqui aparecem-me uma serie de frases com letras brancas sobre um fundo preto(por exemplo: "[5.685896] Bug unable to handle Kernel NULL Pointer dereference at 00000008" ou "[5.687791] Call Trace", ) e não passa daqui.

será que me podem ajudar?

obrigado



  


2. MELHOR RESPOSTA

Fábio Farias
Fabio_Farias

(usa openSUSE)

Enviado em 19/11/2010 - 09:58h

Amigo seja bem vindo!
Experimente rodar o Ubuntu via liveCD e veja se ele funciona normalmente e se reconhece todo o hardware do seu computador.

Abraços!

3. instalação Linux

Miguel
MiguelPnf

(usa Ubuntu)

Enviado em 19/11/2010 - 12:27h

Olá Fábio, boa tarde,

qnd tento pelo livecd aparece a tela laranja de inicio de arranque do linux depois aparecem-me as 1ªs frases de arranque e logo de seguida a tela fica preta e não faz mais nada.

tb já tentei em máquinas virtuais (VmWare e Microsoft VM) e acontece-me o mesmo, o linux simplesmente não funciona

computador estranho o meu...

:(

Abraço


4. Re: instalação Linux [RESOLVIDO]

brunotec
brunotec

(usa Debian)

Enviado em 19/11/2010 - 13:44h

Olá amigo!

Com certeza deve ser problema não com seu PC mas sim com a imagem do ubuntu.Quando vc baixou deve ter corrompido algum arquivo na imagem!!

Aconselho vc a fazer novamente o download da imagem e se for possível via torrent!

Ou pesquise na net sobre como testar integridade da imagem ISO linux!

Boa Sorte.


5. instalação Linux

Miguel
MiguelPnf

(usa Ubuntu)

Enviado em 19/11/2010 - 16:17h

olá,

tb não é essa a causa do problema porque tentei com 2 cd´s diferentes (um gravado de um download que fiz e outro de um cd original do linux) do Ubuntu 9.10 e uma versão do 10.10

abraço


6. Re: instalação Linux [RESOLVIDO]

Rodrigo Chaves
stilldre

(usa Funtoo)

Enviado em 19/11/2010 - 16:46h

quantos GB de memória?... a partir de 4GB somente sistemas 64bit ou 32bit preparados pra isso... para conferir execute: uname -m em um terminal


7. instalação linux

Miguel
MiguelPnf

(usa Ubuntu)

Enviado em 19/11/2010 - 20:39h

o meu portátil é um HP g62 sistema 64bits com 4gb de ram


8. Re: instalação Linux [RESOLVIDO]

Rodrigo Chaves
stilldre

(usa Funtoo)

Enviado em 19/11/2010 - 21:30h

vc precisa de um livecd para processadores 64bit pois o padrao 32bit não boota com 4GB de memória


9. instalação Linux

Miguel
MiguelPnf

(usa Ubuntu)

Enviado em 20/11/2010 - 10:02h

Olá Fábio,

desculpa, esqueci de mencionar, no último post, que dos dois downloads que fiz, o primeiro era de 64 bits e tb não resultou


abraço




10. instalação Linux

Miguel
MiguelPnf

(usa Ubuntu)

Enviado em 20/11/2010 - 10:03h

queria dizer stilldre e não Fábio

as minhas desculpas

:)


11. Re: instalação Linux [RESOLVIDO]

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 20/11/2010 - 10:21h

Resta saber se você consegue ou não usar o live CD em outros computadores.
Se estiver acontecendo a mesma coisa, certamente será problema da mídia.
E se funcionar em outros computadores e não no seu, haverá alguma coisa de "diferente" no seu hardware.
Em geral o Linux tenta consertar a si próprio durante a instalação (algum problema de ordem secundária), mas quando ele não consegue manipular o próprio kernel, a coisa muda de figura.
Computador reiniciando: Se for problema do Linux, precisará do sinal de reboot e para isso ele precisa do kernel para fazê-lo.
Pode ser hardware. Porém nossa intuição aponta mais para alguma discrepância na mídia, pois já passamos por isso várias vezes.


12. instalação do Linux

Miguel
MiguelPnf

(usa Ubuntu)

Enviado em 20/11/2010 - 14:03h

Olá Teixeira boa tarde,

desconfio que não será problema do media (já testei 3 cd´s diferentes e de duas versões do Linux tb diferentes), mas como não há 2 sem 3 vou tentar uma última vez, fazer um novo download, e tentar mais uma vez.

De qualquer modo, desde já agradeço os feedbacks e principalmente a brevidade dos mesmos,
qnd eu conseguir resolver esta situação, sim, porque não vou desistir e hei-de acabar por a resolver, coloco aqui o post com a resolução


obrigado, abraço





01 02