Kernel Libre: porquê? [RESOLVIDO]

1. Kernel Libre: porquê? [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 22/05/2011 - 15:12h

Olá galera... denovo estou tocando nesse assunto, mas é que ele me persegue!! kkk

http://www.vivaolinux.com.br/screenshot/Xfce-LMDE-+-Libre-Kernel/

Bom, vamos ao que interessa:

-Porquê a FSF criou o kernel Libre? (Seria um fork do kernel Linux?)
-A equipe de desenvolvimento do Linux já faz o kernel com partes proprietárias (blobs) ou são as equipes de desenvolvimento das distros que adicionam?
-Existe uma vantagem real em usar ou não o kernel Linux ou Libre?
-Atualmente, quais as partes do kernel Linux que não são livres?
-A criação do kernel Libre seria uma rivalidade entre Stallman e Linus?

Peço desculpas pela perguntação e focalização nesse assunto, mas é que eu gosto de discutir sobre a liberdade dos usuários Linux. É um belo assunto à se debater. Não vejam esse debate como um assunto chato e cansativo, e sim, um método de fazer o Software Livre melhorar!

PS: Quero deixar claro que nós não estamos discutindo o que é certo ou errado, estamos falando é da política de uso do software livre e o que ela pode conter.


  


2. Re: Kernel Libre: porquê? [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 22/05/2011 - 17:22h

E o quê seria esse código binário?
Qual a licensa de uso dele? Não é GPL?

PS: também achava que o Stallman era chato e chiita, mas mudei o meu pensamento quanto à ele, depois que li esse artigo:

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/GNU-e-Linux-amigos-para-sempre?pagina=4

Vale uma olhada.




3. Re: Kernel Libre: porquê? [RESOLVIDO]

brunotec
brunotec

(usa Debian)

Enviado em 22/05/2011 - 19:22h

eu não sou tããããããããão fixurado nessas coisas de se o kernel é o não 100% livre ou se contém isso ou aquilo proprietário pois quero apenas que reconheça meu hardware mas se algum dia eu conseguir com um 100% livre reconhecer minha nvidia acharia legal.


4. Re: Kernel Libre: porquê? [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 22/05/2011 - 20:56h

pra lhe facilitar o entendimento:

http://www.fsfla.org/svnwiki/blogs/lxo/pub/linux-libre

#

Eu sou da mesma opinião do brunotec, pra mim o importante é que reconheça meu hardware.

Esse kernel visto nas 2 últimas screens que postei por ser da FSF acreditava que meu hardware não seria reconhecido mais foi muito fácil, os drivers da Nvidia já estavam instalados a partir do repositório non-free do Debian e logo que o kernel foi instalado o DKMS criou os módulos para ele.

Resolvi então usar os scripts disponíveis no próprio site que diz que diz que remove todo e qualquer traço de código proprietário do fonte do kernel, beleza! realizei os procedimentos os quais descrevi no 8º comentário da screen abaixo e consegui empacotar os .debs desse kernel gerado sem problema e novamente Nvidia, Som, Rede, etc tudo funcionou.

* a partir da versão 6.0 a.k.a Squeeze o kernel do Debian é 100% livre mas os firmwares proprietários estão disponíveis através das seções 'contrib' e 'non-free', as quais não vem inclusas na instalação padrão do Debian.


5. Re: Kernel Libre: porquê? [RESOLVIDO]

Fábio Farias
Fabio_Farias

(usa openSUSE)

Enviado em 22/05/2011 - 21:22h

Também vou concordar com o brunotec...sem exagero na hora de escolher software livre. Dias atrás li um artigo de um cara que criticava distros como Ubuntu, Mint, openSUSE...entre outras que embora fáceis possuem programas/códigos proprietários em sua composição. Nada contra, mas eu não me importo nenhum pouco se a distro que eu uso tem ou não tem código proprietário. Importante é que funcione comigo. Sendo gratuito não estou infringindo lei nenhuma ao usá-lo. Satisfazendo minhas necessidades, isso é que basta para mim.

Se fosse apra ser 100% livre não conseguiria assistir um simples vídeo (por falta de um flash-player decente) ou escutar uma simples músíca (por falta de um codec). Trabalho com textos e planilhas e o LibreOffice tem muito código java. Não seria possível usá-lo se eu seguisse a risca à regra de ser 100% livre. Importa é que é livre, gratuito, seguro. Po isso uso Linux e softwares livre (ainda que nem sempore 100% livre).

Abraços!


6. Re: Kernel Libre: porquê? [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 22/05/2011 - 21:37h

@Brunotec:

Caso a sua placa de vídeo Nvidia seja das mais antigas, vale dar uma olhada no driver livre, pois ele existe e já é muito bom tanto ou até mais do que o driver da própria Nvidia.
Mais informações: http://www.hardware.com.br/noticias/2011-03/nouveau-supera-lowend.html

@edps:

Mano, aquele link que vc me passou é pe-ta-[*****]-lar ... kkkk. Entendi e fui saber tudo o que precisava sobre o assunto. Muito bom, obrigado!

@FábioFarias

Entendo a sua posição, ainda mais quando estamos falando de trabalho.

Agora, fica uma perguntinha para os três: vocês acham que as distros estão implementando cada vez mais softwares não-livres ou estão tentando largá-los? Vocês já pensaram que se ninguém apoiar algum projeto livre em desenvolvimento (como o Gnash, colocado pelo nosso FábioFarias), ele não vai evoluir?

O que eu quero dizer é que se ninguém usar o Gnash e outros projetos em desenvolvimento, como os desenvolvedores poderão melhorá-lo? Quem vai reportar os Bugs? Quem vai dar dicas? Quem vai fornecer suporte, traduções dentre outros recursos?

Finalmente, o que quero dizer é que se nós apenas criticarmos os softwares livres que estão em desenvolvimento, nunca, realmente, largaremos os softwares proprietários... Somente testando, ajudando e contrinuindo é que as distros vão mudar o seu rumo, e nós, finalmente, poderemos largar os drivers proprietários, os blobls do kernel e até os próprios aplicativos, como o Flash.

É esse um dos motivos que não me faz achar o Stallman ser Chiita. Ele apenas defende o seu ponto de vista.. um ponto de vista que ele lutou a sua vida inteira...

Vocês estão vendo que as distros cada vez mais estão incluindo softwares não livres [vejam: http://www.fsfla.org/svnwiki/blogs/lxo/pub/linux-libre ] (não estou generalizando, pois temos o exemplo do Debian, que está largando o software proprietário), e imagina se o Stallman não estivesse aqui, sendo chato e chiita? Provavelmente o Linux já teria se tornado um filho da MS. É o Stallman que segura as pontas do software livre.. ele é o cara!


7. Re: Kernel Libre: porquê? [RESOLVIDO]

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 22/05/2011 - 22:32h

o driver livre nouveau é reportado como funcionando melhor que os NVIDIA em kernel 2.6.39, não nos outros kerneis. Eu estou com kerneis 2.6.38 nas minha distros.
o nouveau funcionou bem no openSUSE, já no Sabayon, no Mandriva e no Mageia, não conseguí usa-lo, não funfou, ele trava, fecha o X. precisei usar o proprietário.
estou aguardando o kernel 39 para testar novamente.


já sôbre o kernel livre, ele não tem coisas proprietárias, módulos proprietários.

teóricamente, não é fácil trabalhar com ele, a não ser que seja um usuário a moda "Dino", daqueles que gostam de adicionar módulos manualmente, de usar tela preta, de compilar drivers etc....
ele não é prá compiz, para usar KDE, para reconhecer webcam, ele é para quem curte comandos,não é pará ver vídeos,ouvir rádio etc.

apesar que o edinaldo conseguir até funfar efeitos 3D nele.

eu testei distros totalmente livres como UTUTO e GNewSense, e não é fácil trabalhar com elas, sem baixar e instalar coisas proprietárias


8. Re: Kernel Libre: porquê? [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 22/05/2011 - 23:21h

@albfneto,

consegui efeitos gráficos 3D nesse kernel usando o próprio driver Nvidia disponível no non-free do Debian, ao instalar esse kernel o DKMS criou os módulos automaticamente o que não quer dizer que não daria pra fazer na unha daria sim mas dá um pouco mais de trabalho, é o que geralmente o pessoal do aptosid faz.

nessa outra screen ( http://www.vivaolinux.com.br/screenshot/Xfce-Kernel-Libre/ ), utilizei os scripts da própria FSF para limpar o código proprietário do source do kernel e após empacotar os .debs com o kernel package e tendo instalado o novo kernel, novamente o DKMS fez seu trabalho.

Já nessa screen ( http://www.vivaolinux.com.br/screenshot/Xfce-LMDE-XFCE-+-kernel-2.6.39/ ), o driver proprietário não funcionou (o DKMS falhou), por sua vez foi a primeira vez que consegui fazer esse NOUVEAU rodar no Debian.

Realmente esse NOUVEAU está muito bom nesse kernel 2.6.39, restará agora o relato por parte de quem já atualizou sua distro, que eu saiba no Arch Linux já está disponível no testing e no aptosid também.


9. Re: Kernel Libre: porquê? [RESOLVIDO]

Willian
ThePinkShark

(usa Slackware)

Enviado em 23/05/2011 - 08:43h

""Atualmente, quais as partes do kernel Linux que não são livres?"

RESPOSTA - boa pergunta"

RE RESPOSTA - Drivers

Eu tenho uma ligeira impressão de que o Debian utiliza um kernel sem nenhum código proprietário, até o driver da CS eles removeram porque a empresa ficou com frescura.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts