Por que o Fedora não é indicado para iniciantes?

1. Por que o Fedora não é indicado para iniciantes?

Frederico S. Guimarães
fredericofr

(usa Ubuntu)

Enviado em 14/05/2011 - 06:25h

Todos os sites de recomendaçao de distribuiçoes dizem que o Fedora não é recomendado para iniciantes. Por quê?


  


2. sim, mais não é tão tão facil assim

Lucas Feijó
feijojunior

(usa Sabayon)

Enviado em 14/05/2011 - 12:51h

me encomodei um pouco com o Fedora14, mais é um distro muito boa sim, pode baixar e usar, éla é mais dificil que mimt e mandriva por exemplo, baixe com KDE fica muito bonita, espero ter ajudado abraços.





.......................................

msn:feijojunior_19@hotmail.com


3. Re: Por que o Fedora não é indicado para iniciantes?

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 14/05/2011 - 14:11h

Se você quer apenas um desktop estável, que você possa utilizar por muito tempo, instalando apenas correções de segurança e pequenas atualizações, o Ubuntu LTS ou o Debian estável seriam opções mais recomendáveis. Entretanto, se você gosta de fortes emoções, não tem medo de problemas e quer ter acesso a novas versões dos pacotes e novos recursos antes que eles estejam disponíveis em outras distribuições, então o Fedora é para você.
http://www.hardware.com.br/tutoriais/fedora/pagina2.html

Eu não recomendo Fedora p/ iniciantes pelo isso!


4. Re: Por que o Fedora não é indicado para iniciantes?

Rossano Huf
millemiglia

(usa Slackware)

Enviado em 14/05/2011 - 14:14h

Não acho que Fedora seja difícil. Pelo contrário, das distros baseadas em rpm é uma das mais fáceis. Essa semana instalei o Fedora 14 no desktop lá de casa e não tive dificuldades. Fazia bastante tempo que não usava uma distro rpm e por isso estou numa fase de adaptação pois ultimamente só estava usando distros .deb (Kurumin, Ubuntu)mas estou gostando do Fedora. Baixei a versão 14 com Gnome pois quando sair a versão 15 vou atualizar para experimentar o Gnome 3.


5. Re: Por que o Fedora não é indicado para iniciantes?

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 14/05/2011 - 14:54h

Acho que em vez de dizermos "mais difícil que" deveríamos dizer "menos fácil que".
As distros GNU/Linux não são "difíceis" porém "complexas" (mas não "complicadas") e exigem uma certa metodologia diferente do tradicional "next-next-finish" a que estivemos acostumados durante anos a fio.


6. Re: Por que o Fedora não é indicado para iniciantes?

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 14/05/2011 - 15:03h

Fedora é uma das distros mais avançadas que existe. Usa tudo que tem de mais novo em matéria de SL e por isso não costuma primar pela estabilidade.

Para falar a verdade, o Fedora é uma espécie de "campo de prova" para o RHEL, a versão "corporativa" de Linux da Red Hat. Tudo que funciona bem no Fedora vai para o RHEL; o que não funciona, ou funciona mal, eles descartam.

O Fedora não é difícil de usar. Ao contrário, com o "easy-life", ele fica muito fácil de configurar e usar,

Resumindo, não se recomenda Fedora para iniciantes porque ele não é dos mais estáveis, tem um ano apenas de suporte e costuma não funcionar bem em máquinas mais antigas por ser pensado para as novas.


7. @pinduvoz,

Elder Marco
eldermarco

(usa Fedora)

Enviado em 14/05/2011 - 18:16h

Discordo de você se estiver se referindo ao uso do fedora em desktops (em servidores, não posso dar opinião porque não mexo com isso). Uso fedora desde que tive meu primeiro PC (em 2007, por aí) e nunca tive problemas com ele em termos de estabilidade. Muito pelo contrário, tudo sempre funcionou perfeitamente de uma versão para outra. Nunca tive realmente qualquer dor de cabeça com o fedora.

Não existe esse negócio de fortes emoções nele somente porque este usa softwares mais atuais. A menos, é claro, que você queira testar os alfas, betas, etc... A versão atual sempre se comporta muito bem, tem softwares atuais, mas não tanto quanto se pensa. Por exemplo, o firefox 4 não está disponível nos repositórios oficiais do fedora 14 e provavelmente será incluído somente no fedora 15. O kernel também não está em sua última versão (2.6.35 aqui) e assim vai. Softwares críticos costumam não ser atualizados para a última versão assim. Problemas que possam aparecer são os mesmos que apareceriam em outras distros, como o Ubuntu.

A verdade é que nunca entendi porque muitos não recomendam o fedora para iniciantes, visto que se trata de uma distro de fácil uso, robusta, atual e de excelente qualidade.

Mas em relação ao fedora ser um laboratório da Red Hat, isso é verdade. O RHEL se baseia no fedora e aproveita deste, as muitas coisas que já foram testadas na distro. Em servidores isso é essencial. Em desktop, a única diferença que vejo é que em um o software é antigo e em outro não.


8. Por que o Fedora não é indicado para iniciantes?

Edwal F. Paiva Filho
nicolo

(usa Ubuntu)

Enviado em 14/05/2011 - 18:22h

No Brasil os adeptos mais recentes do Linux foram encantados pelo Kurumin que era DEB. Talvez por isso predominem os derivados do Debian.


9. Re: Por que o Fedora não é indicado para iniciantes?

Glauber GF
mcnd2

(usa Debian)

Enviado em 14/05/2011 - 18:41h

"No Brasil os adeptos mais recentes do Linux foram encantados pelo Kurumin que era DEB. Talvez por isso predominem os derivados do Debian."

Concordo com o 'nicolo'. O único contado que tive antes do '.deb' foi o 'Conectiva 8' que era rpm se não me engano mais depois disso veio o Kurumim e depois ubuntu e por ai em diante. Hoje estou com o Debian como Distro principal e o que me identifiquei melhor, mais estou com o horizonte aberto para teste de outras como já usei o slackware, arch, freebsd, etc.


10. Re: Por que o Fedora não é indicado para iniciantes?

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 14/05/2011 - 18:51h

Considero Mandriva-One e PCLinuxOS duas distros .rpm "mais indicados" p/ iniciantes.Pelo fato de serem faceis e estaveis.



11. Re: Por que o Fedora não é indicado para iniciantes?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 14/05/2011 - 21:16h

Bom.. existem muitos motivos para que o Fedora não seja indicado para iniciantes. Muitas dessas questões podem ser filosóficas e muitas outras podem ser questões de usabilidade.

No Brasil, ainda prevalecem as distros ".DEB", fator este, que pode ter sido ainda mais massificado pelo sucesso do Kurumin e outras distros nacionais, como Big Linux e etc...

Outro fator que podemos levar em conta é que o Fedora, mesmo o atual, não é tão "facinho" quanto o Ubuntu, por exemplo. Codecs, java, flash e etc ainda são instalados "na mão", além de drivers proprietários (coisa que no Ubuntu é feito por ferramentas automatizadas).

Para quem sabe, usar o Fedora é coisa bem fácil, mas vai falar de "drivers proprietários" para um leigo... ele vai preferir dar dois cliques com a ferramenta do Ubuntu, sem querer saber de mais nada!

Um outro fator, que talvez não seja tão forte, mas que pode provocar a saída de muitos usuários do Fedora é a lerdeza do Yum (gerenciador de pacotes), apesar de que muitas pessoas discordem disso...

Essa é a minha opinião... e como sou usuário que gosta de aprender e não sou "acomodado", uso e recomendo o Fedora pra todo mundo.. xDD


12. Re: Por que o Fedora não é indicado para iniciantes?

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 14/05/2011 - 21:31h

wolner... o instalador do fedora não é tão facil e intuitivo qto ao do ubuntu e mesmo do mandriva. Por isso há maiores chances de dar zica na instalação e apagar o que não deve.
Palavra de clicador!
rsrsrsrsrs



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts