Linux desliga sozinho!

1. Linux desliga sozinho!

Adriano nunes
adrianoricardo1

(usa Fedora)

Enviado em 23/04/2019 - 03:48h

Olá a todos, estou criando este tópico porque não encontrei nada a respeito de meu problema na web e estou começando a me desesperar, meu notebook desliga sozinho com Linux Fedora, tanto com gnome quanto com KDE, NÃO É AQUECIMENTO, NÃO É MEMÓRIA, NADA DESSA LADAINHA DE SEMPRE.
Passei vários problemas para tentar descobrir o que acontece com este sistema, mas nada encontrei.
Notei que a distribuição passa a compreender alguns arquivos como corrompidos, mas não estão! Estes arquivos que ele compreende como corrompidos se eu tento copiar ou excluir o computador desliga na hora!
Não é HD! Já troquei por um SSD novinho e o problema persiste.
Novamente, não é memória, não é aquecimento, utilizo em dual Boot com windows que funciona perfeitamente em alto desempenho com jogos pesados e leitura de muitos arquivos etc.
Também tentei instalar o CentOS7 onde na versão KDE não apresentou este problema, mas no gnome sim.
Voltando no assunto dos arquivos que o sistema compreende como corrompidos se eu tento subir eles por FTP em algum servidor os logs do servidor disparam na hora! Desmontando partição, recuperando dados xfs_repare etc.
Estranhamente quando reinício o computador aqueles mesmos arquivos que antes eram compreendidos como corrompidos em meu computador deixam de ser!
Não sei se isso é alguma incompatibilidade de driver! De software, já cheguei a desconfiar de codecs, driver de vídeo etc.
Mas até agora não encontrei nenhuma direção.
Vale ressaltar que estas distribuições que citei eu instalei elas do zero, formatei etc.

Outro detalhe, se eu tento copiar muitos arquivos, fazer uma pesquisa grande, o problema surge e o computador desliga! Justamente por conta dos arquivos que compreende como corrompidos.

NÃO HIBERNA, NÃO SUSPENDE, ELE DESLIGA! SIMPLESMENTE APAGA! ( Temperatura normal, frio)

Vocês acham que pode ter algo a ver com a forma que o disco está particionado? Além da partição com windows tem partição de recuperação, espaço não alocado ( alguns GB)
Vocês já houveram falar alguma coisa a respeito?

Desde já agradeço qualquer ajuda !


  


2. Re: Linux desliga sozinho!

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 23/04/2019 - 04:09h

Bom dia,

Olha, eu não confio em duas coisas:

Fedora e Gnome.

Disse que com CentOS (acredito ser o 7.6, atual ), com KDE, ele funciona bem. Esta sim, é uma distro excelente, estável tanto para desktop como para server....




Usuário de Ubuntu 19.04 (Disco)


3. Realmente

Adriano nunes
adrianoricardo1

(usa Fedora)

Enviado em 23/04/2019 - 09:05h

Realmente o CentOS 7 é excelente, porém não gostei dele na versão KDE (pode ser um pouco de frescura da minha parte, achei muito atrasado)

Quando esta o CentOS 7 com KDE o problema só aparece quando vai para a tela de login, notei que por algumas vezes ele desligou (login na inicialização), depois de iniciado não desligou mais. (Pode ter sido sorte, já que não permaneci por muito tempo com ele e o problema é intermitente).

Já ele com GNome da problema.

Utilizei muito tempo o Fedora com GNome, até então era excelente, acredito que o problema não esteja relacionado a distro, mas para não pagar de achismo vou instalar o OPENSuse para ver se o problema persiste.

O mais engraçado é que não é relacionado (aparentemente) com nenhuma ação do usuário ou hardware conectado, é um problema intermitente mesmo, deu nos códigos dele de desligar ele simplesmente apaga.

Por gosto pessoal eu prefiro ficar entre Fedora e CentOS, mas se tiver que mudar não terei escolha já que não vivo mais sem Linux.

Grande abraço e obrigado pelo contato







4. Mais algum palpite?

Adriano nunes
adrianoricardo1

(usa Fedora)

Enviado em 23/04/2019 - 20:28h

Alguém tem mais algum palpite do que pode ser pessoal?

Abraço!


5. Re: Linux desliga sozinho!

Buckminster
Buckminster

(usa Debian)

Enviado em 23/04/2019 - 20:52h

Vamos lá.

De acordo com o que você descreveu, minhas sugestões são:

1- Problema de hardware, mas não saberia precisar qual. Se o problema acontece com várias distribuições e interfaces gráficas diferentes, então pode ser problema de hardware. Talvez a fonte de alimentação.

2- Pode ser a forma como tu está particionando o sistema: veja qual o sistema de arquivos que tu usa. É o XFS?
O xfs_repair às vezes entra em ação porque o nome da partição não corresponde ao nome do volume físico (disco). Isso pode acontecer caso tu tenha colocado manualmente um nome na partição ou mudado o nome do volume: sda, sdb, etc. Nesse caso é por isso que ao reiniciar, os arquivos que se mostravam como corrompidos, deixam de ser, porque ao reiniciar o reparo conserta isso, mas o problema volta.
Como tu faz o particionamento?

É o que tenho para o momento com as tuas informações.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts