VELOX

1. VELOX

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 26/11/2010 - 12:32h

Uso um modem DSL-500b em modo router e um despretencioso switcher GTS Network que sempre me atenderam convenientemente, como era de se esperar.
Minha "banda larga" de "1 Mega" funcionava muito bem, até que a
Oi me ofereceu migrar para "4 Mega".
A partir daí a coisa deixou de funcionar a contento, e passou inclusive a me dar grande prejuízo, pois passei a basear minhas atividades em torno de uma "internet banda larga", apostando na seriedade até então demonstrada pela Oi.
Em seguida me ofereceram "8 Mega", porém decidi ficar pelos "4 Mega" mesmo.

Acontece o seguinte:

A conexão não é nada estável. Varia de 1,9MB até ZERO absoluto, a qualquer hora do dia ou da noite, sendo que esse ZERO se manifesta várias vezes ao dia durante perto de meia hora ou até mais de cada vez.

Feitas as competentes reclamações, a Oi mandou por três vezes os seus técnicos que constataram que minha linha tem ótima relação sinal/ruído, a fiação está sólida, ok, o modem ok, com filtros de linha novos, etc.

No entanto, as portas Huawei utilizadas pela Oi em meu bairro - segundo os técnicos informaram - não têm condições de suportar essa taxa de transmissão, suportando apenas "2 Mega" para não apresentar esse comportamento.
Já fiz algumas pajelanças, inclusive troquei de modem e o problema continua.

Um técnico de comunicações - ex-Telemar, atual Embratel - afirmou que o problema é realmente das portas e que a Oi não tem condições de oferecer esse tipo de serviço.
No entanto, eles me ofereceram 8 e até "14 Mega" SE eu optar pelo Oi Conta Total, sinal claro que eles afirmam POR ESCRITO e publicamente que tem essa condição.
Ora, se eu migrar e passar a pagar "R$ 279,00 por mês" (na verdade R$ 454,00) eles vão "lançar um encantamento" e fazer a tal porta Huawei funcionar fora de sua capacidade?
Ou será que somente a "tia Ana" (Anatel) dá jeito nisso?
Alguém teria alguma outra sugestão?
Não posso de forma alguma ficar sem a tal "banda larga à moda brasileira" mesmo que a obrigação da operadora seja prover apenas míseros 10% da capacidade contratada.
10% ainda é melhor que ZERO.

PS: A própria OI me pediu para verificar se o modem é do tipo ADSL2 ou ADSL2+.
Na caixa da embalagem diz que é "Roteador ADSL2/2+", pelo que a atendente informou que o mesmo suporta até 24Mbps.
Não sendo - mais que comprovadamente - problema de modem ou de instalação, de nada adianta eles ficarem mandando técnicos e mais técnicos para chegar ao mesmo diagnóstico todas as vezes:
Trata-se de problema de porta, que ao que parece eles não querem resolver de maneira nenhuma e ficam enrolando o máximo possível.
Não me incomodo tanto assim com a velocidade, que já é MUITO baixa para uma conexão que se diz de "banda larga" (banda larga desse jeito, certamente é uma piada).
A questão é que não pode ficar parando a toda hora, senão eu fico simplesmente IMPOSSIBILITADO de trabalhar.


  


2. Re: VELOX

Ednilton Santos de Oliveira
ednilton_so

(usa KUbuntu)

Enviado em 26/11/2010 - 12:49h

Olá,

"Ou será que somente a "tia Ana" (Anatel) dá jeito nisso?" A Anatel é a última que pode te ajudar. Lembrando que são eles que autorizam aqueles aumentos absurdos nas tarifas de ligação, você pode imaginar do lado de quem eles vão ficar.

Acho que o melhor fazer é meter um processo na Oi. Tente comprovar tudo. Se não quiser gastar com um advogado, pode ir a um Juizado Cível.

Boa sorte.


3. Re: VELOX

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 26/11/2010 - 14:14h

É vergonhoso constatar que nossas agências fiscalizadoras estão desacreditadas e totalmente desmoralizadas na opinião de quase 100% dos brasileiros.
Os órgãos responsáveis pela segurança pública, bastante desgastados pela opinião popular, não são nem de longe tão desprestigiados pelo povo quanto essas agências, e ainda são merecedores de algum prestígio.

Ninguém - nem mesmo os os Procons ou os Juizados Especiais - acreditam nas Agências Nacionais regulamentadoras ou fiscalizadoras disso ou aquilo.

Resta-nos saber para que raios elas existem, se desde o início todas elas têm-se mostrado ALTAMENTE CONIVENTES com interesses que nada têm a ver com a economia popular, com o Código do Consumidor, nada.
Sempre prevalecem os termos dos contratos que SEMPRE beneficiam unilateralmente a empresas poderosas em prejuízo de todo um povo.

Acho que deveríamos experimentar colocar uma mosca no lugar de ministro das comunicações. As moscas têm 256 olhos, o que poderia facilitar bastante,já que para todos os ministros que tivemos, dois olhos não têm sido suficientes para detectar essas anomalias vergonhosas e perpétuas.

É por essas e outras que os próprios brasileiros quando estão lá fora chamam nosso país de Bananão (uma grande "Banana Republic").

Gostaria que os colegas dessem algum parecer, para que eu possa realmente esgotar todas as possibilidades técnicas ao meu alcance, antes de acional a operadora por via judicial, já que nosso relacionamento tem sido bastante satisfatório até então.

De qualquer forma, e como a justiça não favorece aos que dormem, acabei de registrar reclamação junto à Anatel, que me informou que a operadora tem 3 dias para entrar em contato comigo.
Esporo que COM a solução, pois o caso já se arrasta desde setembro e já estamos no final de novembro.


4. Re: VELOX

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 26/11/2010 - 15:52h

Eles são obrigados e fornecer a velocidade nominal prometida, com mínimas variações de 10%, sinceramente eu entraria em contato com o procon.
http://www.procon.rj.gov.br/
ligue também eles irão atender de forma bem educada e provavelmente lhe idicarão alguma medida.
Isto é incorreto Sr. Teixeira. Isto a grosso modo é estelionato.


5. Re: VELOX

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 26/11/2010 - 18:12h

Sempre fui um consumidor voraz de banda, mas nunca de forma ilegal (tá bom, algumas vezinhas, vai...). Minha pseudo-alegria veio com o 3G, pois era a única forma de obter conexão menos lenta que a discada.

Eu já configurei um servidor para compartilhar conexão discada, ceis acreditam??? Pois é, dá para ter uma idéia da situação!

Depois veio o adsl da Oi, pois agora meu bairro tem 1MB devido "distância do terminal" (SIC). Testei com 600kb e foi legal. Agora tenho 1MB que nunca passa de 80%. Vejamos: 1 download com velocidade máxima de 106kb/s...

106x8= 848kb/s ou 82,81%

Aqui funfa bem, não tenho do que reclamar, a exceção de comprar 1 kg de contra-filé e só levar 850g para casa, isso porque o inmetro só garante 100g do que compro. Não é uma belezinha???




6. Re: VELOX

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 26/11/2010 - 21:07h

Calculando um pouco, minha "velocidade" deveria ser mínima absoluta de 512kbps (jamais abaixo disso), se respeitados os 10% "legais" (mas afinal que "lei" é essa, que contradiz o Código do Consumidor assim na maior cara de pau?). Se o assinante paga por "4 Mega", feitas as devidas conversões ele deve ter o equivalente aos 4 Mega pelos quais está pagando.
Ou será que estou enganado?
Nos momentos em que a coisa - agora raramente - funciona, dá 410kbps, 300, 200, 100, 50, 30, 20, 10, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 1,9Mbps!...
Não adianta nem mesmo resetar o modem. Na melhor das hipóteses, quando estabiliza, fica na faixa dos 100kbps. Até dar problema de novo, o que ocorre algum tempo depois.
Quando o técnico está aqui, fica em contato com alguém de sua equipe durante um tempo enorme fazendo experimentações mil que melhoram durante algum período e volta tudo à estaca zero.
A continuar assim, daqui a pouco terei o meu próprio técnico-residente, uniformizado e tudo...
E a coisa é séria. Eles não têm realmente mais o que fazer, pois simplesmente não existem portas compatíveis que possam ser usadas.
Com velocidades mais baixas, vai tudo bem. Mas quando solta a boiada de bits a porta simplesmente não aguenta e dá tilt.
E agora a situação é a seguinte: Não me importa a velocidade, se não atinge os "4 Mega". Desde que seja superior a "1 Mega" e que eu não perca as compensações oferecidas pela mudança de plano, para mim estará tudo bem.
Mas eles têm de fazer a coisa funcionar, pois foram ELES que ofereceram as mudanças de plano - por escrito - sinal de que existe viabilidade técnica.
É apenas uma questão de "obrigação de fazer".
Seria muito bom se pudesse ser resolvido sem discussão.


7. Re: VELOX

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 26/11/2010 - 22:07h

Rio de Janeiro meu caro, nada se resolve sem discussão.


8. Re: VELOX

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 27/11/2010 - 02:55h

Nada se resolve no Rio de Janeiro sem discussão e tiros... muitos tiros!!!...

Eu não vejo outra solução, sem usar... tiros, para resolver isso:


1) retorne à velocidade de 1 MB

2) vc com 4 MB tá é "dando compensação" financeira para a Oi. Ce tá mesmo é no prejú!

3) com velocidade que funcione vc tem menos prejuízo, pois perde menos pelo que paga. Pense nisso.

4) ligue para a Oi e peça para retornar a 1 ou 2MB, o que funfar legal. Diga que tá muito chateado com o serviço e que só não migra para 3G pq o sinal é ruim aí no seu bairro. Qqr resposta da atendente, diga que "agradece muito a gentileza" mas ela não é técnica e que dá informações padronizadas. Que ela não entende do assunto, Vc respeita mas deseja mudar. Diga que n tem compensação financeira nenhuma no plano atual, a não ser DECEPÇÂO pela má qualidade do serviço, que a Oi o surpreendeu pela qualidade do produto que lhe vendeu.

5) essa chorumela toda funciona melhor do que briga., Eles tão preparados para briga mas ficam desconcertados com chorumelas pois analisam que o problema realmente existe.

ac



9. Re: VELOX

Ednilton Santos de Oliveira
ednilton_so

(usa KUbuntu)

Enviado em 27/11/2010 - 04:23h

Teixeira,

Não esqueça também de, durante esses tratamentos com a Oi, procurar um psicólogo. Falo por experiência própria, pois quando tinha o telefone da Oi aqui em casa, eu parei de cumprimentar as pessoas. Perdi vários amigos, pois me achavam metidos por isso. Fui ao psicólogo e ele rapidamente chegou a conclusão: o meu problema era a palavra "Oi". rsrsrsrs

Abraços.


10. Re: VELOX

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 27/11/2010 - 11:08h

E o Sr. posta isto num forum Sr. Silva?!?!?! passando conhecimento sigiloso e técnico através de um fórum?!?! endoidou? Acha que a as empresas não procuram este tipo de coisa? o Sr. está dando ouro para bandido Sr. Silva!


11. Re: VELOX

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 27/11/2010 - 19:10h

Eu ainda prefiro dar um crédito de confiança à operadora.
Afinal são muitos anos de "convivência pacífica" e porque não dizer, de bons serviços.
Se no entanto se tratasse de uma empresa sabidamente desonesta (como existem tantas por aí), tenho em mãos tudo o que um consumidor/usuário/assinante precisa para recorrer à Justiça.



12. Que legal!!!

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 28/11/2010 - 21:47h

Como a internet ficou hoje parada por mais uns tempões, eu dei mais uma ligadinha para a operadora e eles "estarão mandando" MAIS um técnico aqui em casa para verificar a instalação pela 1.234.356.789a. vez (isso SEM exagero; imaginem COM exagero.)
Cara, se pelo menos eu GOSTASSE de técnicos, tudo bem.
Eles não mandam nenhuma técnicA. Só dá barbado...
Mas tudo isso tem um lado bom: Estou colecionando uns números de protocolo muito bacanas. Quem sabe, se eu jogar na mega-sena...
Pode ser que eu fique rico, não? Palpite é o que não falta. São tantos números que dá para encher umas cartelas de bingo...



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts