Como detectar erros e problemas em servidores Linux?

1. Como detectar erros e problemas em servidores Linux?

Douglas Menger
DouglasMenger

(usa XUbuntu)

Enviado em 12/08/2013 - 12:14h

Amigos,

Tenho conhecimento básico em servidores Linux e estou tendo dificuldades para detectar problemas nesse sistema operacional, em servidores Windows pra mim ja e tranquilo, porem no Linux não sei qual seria a maneira correta de levantar informações sobre erros do sistema etc.

Por exemplo tenho um servidor Ubuntu Server que uma ou duas vezes ao dia ele não permite ser acessado pela rede, porem ele se mantém ligado, tenho que reinciar ele na mão para voltar a funcionar, tenho nele duas interfaces de rede, ja testei todo hardware e não encontrei falhas por isso imagino que seja algo relacionado ao sistema operacional, mas não sei como levantar informações sobre esse tipo de problema no linux.

Abri esse tópico para saber se alguém com mais experiência poderia me passar informações sobre como resolver situações assim.


  


2. Re: Como detectar erros e problemas em servidores Linux?

Marcelo Theodoro
MarceloTheodoro

(usa Debian)

Enviado em 12/08/2013 - 13:22h

Verificando arquivos de logs do sistema.
Além de técnicas de troubleshooting básicas.
Como não entendo nada de Ubuntu, vou deixar pra outra pessoa te falar a localização exata dos arquivos de log.

Mas no Debian eu iria verificar os arquivos:
/var/log/syslog
/var/log/messages

Além disso, colocaria um monitor no momento que ele não estivesse conseguindo ser acessado pela rede, e faria alguns testes para verificar se ele consegue acessar algo, se a placa está ativa, se o IP está certo... etc.


3. LogAnalyzer

Douglas Menger
DouglasMenger

(usa XUbuntu)

Enviado em 23/08/2013 - 13:45h

Fiz mais algumas pesquisas e encontrei uma ferramenta com interface web chamada web analyzer que ajuda muito na hora de fazer a leitura dos logs. Vou deixar o topico ainda em aberto para receber sugestões de mais pessoas.