Conflito de Host com Container

1. Conflito de Host com Container

Diogo Dias Leone
diogoleone

(usa CentOS)

Enviado em 31/01/2018 - 04:08h

Seguinte, se o container compartilha o mesmo kernel do host, porque eu consigo subir um container com uma aplicação (apache, enginex, weblogc, etc) em debian com um host centos por exemplo?
Não deveria dar pal?
Se não, qual o motivo?


  


2. Re: Conflito de Host com Container

Patrick Costa da Silva
patrickpcs

(usa Nenhuma)

Enviado em 31/01/2018 - 06:23h

É para funcionar.
Se não funcionar, por qual motivo?

Pura especulação minha agora, ainda não mexi com containers tão pouco docker. Mas por qual motivo você acha que daria problema usar o kernel Linux usado no host centos por exemplo pra rodar as aplicações dentro de um container Debian? Uma vez que ambos usam kernel Linux.

Sei que as distros customizam um pouco o kernel, mas isso não impediria de um funcionar em outra. Além do mais até onde venho lendo e estudando sobre containers, eles não são imagens completas de uma distro que por acaso precisariam das customizações do kernel de respectivo de cada.

Outras coisa também que me vem a cabeça agora é, que docker agora já funciona em host macos e Windows. Será que também não daria pra mover um container de um host Ubuntu pra host Windows? Se sim, mais um motivo pra não se preocupar em diferentes kerneis entre distros.

Bem, não acredite em nada do que eu disse. Não entendo nada de docker ou containers. Só comecei a ver algumas gravações de palestras esse final de semana, nem fiz um hands-on ainda.


3. Re: Conflito de Host com Container

Vítor Soares Vian
vitorvsv

(usa Fedora)

Enviado em 31/01/2018 - 21:41h

Bom amigo, primeiramente que todas distros Linux contém um Kernel semelhante isso é possível graças a LSB (deixarei link abaixo) que é um acrônimo para Linux Standard Base que é uma sequência de regras que uma distro deve seguir para manter a compatibilidade entre as distros desenvolvidas usando o Kernel do Linux. O Docker se aproveita dessa compatibilidade para compartilhar o Kernel do Linux e então obter uma melhor performance se comparado com máquinas virtuais tradicionais (digo tradicionais pois existem tecnologias de máquinas virtuais que estão concorrendo direto com a performance dos containers).
Logo o que nosso amigo comentou acima é verdade, hoje os container podem ser executados em plataformas Windows com a adição de uma toolbox que emula determinados recursos linux possibilitanto termos containers em sistemas windows.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Linux_Standard_Base






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts