29/08 - Palestra RJ: Preso no Office? Liberte-se com LibreOffice

1. 29/08 - Palestra RJ: Preso no Office? Liberte-se com LibreOffice

Eliane Domingos de Sousa
elianedomingos

(usa Linux Mint)

Enviado em 26/08/2015 - 10:41h

Resumo: Nesta palestra faremos uma apresentação do LibreOffice, a maior suíte de escritório livre do mundo, que vem sacudindo o mercado. Esta ferramenta possui 99% das funcionalidades de uma suíte de escritório paga, não deixando nada a desejar de um aplicativo pago. A ideia desta palestra é mostrar que o mercado mudou, o mundo mudou e o aprisionamento a determinados softwares é coisa do passado. Em momento de crise, empresas do setor público e privado, além de instituições de ensino correm atrás de corte de custos em software e abriram suas mentes para busca de outras tecnologias para a geração de documentos e por isso estão adotando a suite de escritório LibreOffice.

Palestrante: Eliane Domingos de Sousa

Mini-cv: Empresária, Sócia das empresas EDX Informática e EDX Coworking, membro da fundação alemã "The Document Foundation", entidade mantenedora do projeto LibreOffice, eleita em 2014 para o Conselho da "The Document Foundation", onde exerce a função voluntária de Vice Presidente, colaboradora voluntária da Comunidade LibreOffice, Comunidade SL-RJ, Blog da Comunidade SempreUpdate, Blog iMasters, organizadora do Encontro Nacional LibreOffice, organizadora do Ciclo de Palestras Software Livre do SINDPD-RJ e fomentadora das tecnologias livres, editora da revista LibreOffice Magazine.

Data: 29/08/2015 (Sábado)
Horário: 11:00 h
Local: Avenida das Américas 19019, Sala 334 - 3º piso - Recreio Shopping, RJ

ENTRADA FRANCA!!!!

Inscrições: https://doity.com.br/palestra-preso-no-office-liberte-se-com-o-libreoffice


  


2. Re: 29/08 - Palestra RJ: Preso no Office? Liberte-se com LibreOffice

Luís Fernando C. Cavalheiro
lcavalheiro

(usa Slackware)

Enviado em 26/08/2015 - 10:47h

Tema interessante... mas tinha que ser meio dia de viagem depois do inferno? Recreio é muito contramão exceto para quem mora por aí...
--
Luís Fernando Carvalho Cavalheiro
Public GPG signature: 0x246A590B
Só Slackware é GNU/Linux e Patrick Volkerding é o seu Profeta


3. Re: 29/08 - Palestra RJ: Preso no Office? Liberte-se com LibreOffice

Paulo
paulo1205

(usa Ubuntu)

Enviado em 26/08/2015 - 15:03h

Eu espero o dia em que o LibreOffice Calc vai ter os mesmos recursos de geração de gráficos do Excel, e trabalhar com gráficos numa velocidade minimamente decente. Os filtros também podiam ter recursos parecidos.

Chega uma época da carreira em que, infelizmente, começam a pedir da gente muito mais o trabalho com planilhas do que a realização de tarefas técnicas. Toda vez em que me chega uma planilha gerencial para mim, eu acabo cogitando tirar o Linux da minha máquina e colocar o Windows. Se não fosse pelo cliente do Citrix (que também tem seus problemas), possivelmente já teria feito isso.

Eu não sou de fazer apresentações no Impress ou seu rival Power Point. Dizem que o Impress é ainda mais problemático do que o Calc, quando comparado com a ferramente equivalente no MS-Office.

Já o Writer numa me deu problemas, e já houve épocas em que ele funcionou melhor para mim do que o MS Word. Mas como eu raramente o uso hoje em dia, não sei dizer como está.


4. Re: 29/08 - Palestra RJ: Preso no Office? Liberte-se com LibreOffice

Eliane Domingos de Sousa
elianedomingos

(usa Linux Mint)

Enviado em 26/08/2015 - 15:26h

Oi gente!

Bem, eu vivo fazendo palestras no Centro do Rio de Janeiro, com entrada franca e simplesmente as pessoas se inscrevem e não comparecem. Uma pena!!!!

O LibreOffice vive em constantes melhorias, esse é o foco do desenvolvimento, funcionalidades. Ás vezes me pego rolando no chão com a pessoa que exige que o LibreOffice tenha a interface do office proprietário. Não é isso que faz a diferença no software. As funcionalidades, ao meu ver é que fazem total diferença. Como eu citei em um post anterior, 95% dos usuários de empresas não sabem usar as ferramentas do office e esses mesmos, se acham no direito de arrotar que o LibreOffice não presta. Enfim ... como faço parte da Comunidade, posso dizer que temos um desenvolvimento muito agressivo, 1 versão praticamente por mês não é para qualquer um não.

É isso minha gente e vamo que vamo, porque jamais desisto da liberdade.

Saudações,


5. Re: 29/08 - Palestra RJ: Preso no Office? Liberte-se com LibreOffice

Paulo
paulo1205

(usa Ubuntu)

Enviado em 27/08/2015 - 14:30h

Acabei de fazer minha inscrição. Apesar de ser lá depois de onde Judas perdeu as botas, devo estar lá.

Vamos ver se o LibreOffice mais novo está melhor do que aquele que vem o o Ubuntu 14.04.


6. Re: 29/08 - Palestra RJ: Preso no Office? Liberte-se com LibreOffice

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 28/08/2015 - 17:20h

Boa tarde,

Como disse anteriormente, gosto muito do LibreOffice mas infelizmente ainda está muito aquém de substituir o da MS. Coisas básicas ainda faltam no Writer que já existiam no Office 2000 Premium. Baixei o 5.00 Beta e ainda não foi desta vez....pena!

Att,
Jbaf 2015
Mageia 5(KDE), Fedora 21(GNOME)
http://www.mageia.org/pt-br/5/


7. Re: 29/08 - Palestra RJ: Preso no Office? Liberte-se com LibreOffice

Paulo
paulo1205

(usa Ubuntu)

Enviado em 28/08/2015 - 18:04h

elianedomingos escreveu:

Oi gente!

Bem, eu vivo fazendo palestras no Centro do Rio de Janeiro, com entrada franca e simplesmente as pessoas se inscrevem e não comparecem. Uma pena!!!!


Eu, infelizmente, vou entrar na lista dos que se inscreveram e não compareceram... Eu até consultei minha esposa para garantir que não teríamos nenhum compromisso neste sábado, e ela disse que não teríamos. Mas temos um, de que nem ela nem eu lembramos, e que é do tipo de a que não dá para faltar.

O LibreOffice vive em constantes melhorias, esse é o foco do desenvolvimento, funcionalidades. Ás vezes me pego rolando no chão com a pessoa que exige que o LibreOffice tenha a interface do office proprietário. Não é isso que faz a diferença no software. As funcionalidades, ao meu ver é que fazem total diferença.


Interface por interface, a interface do MS-Office ficou um lixo depois que introduziram aquela famigerada Ribbon User Interface. Espero que ninguém no mundo do LibreOffice tenha a ideia cretina de copiar essa joça.

E, Eliane, quando eu me queixo do OpenOffice.org ou do LibreOffice, pode ter certeza de que estou falando de funcionalidade, sobretudo no Calc.

Como eu citei em um post anterior, 95% dos usuários de empresas não sabem usar as ferramentas do office e esses mesmos, se acham no direito de arrotar que o LibreOffice não presta. Enfim ... como faço parte da Comunidade, posso dizer que temos um desenvolvimento muito agressivo, 1 versão praticamente por mês não é para qualquer um não.

É isso minha gente e vamo que vamo, porque jamais desisto da liberdade.


Nem eu -- inclusive da liberdade de poder apontar onde o que é “livre” ainda precisa evoluir para ser não apenas livre, mas também bom.

Saudações,


Idem. E mais uma vez lamento não poder comparecer amanhã. Furar no evento nunca foi minha intenção.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts