Ubuntu deixou de ser uma boa distribuição para iniciantes? [RESOLVIDO]

1. Ubuntu deixou de ser uma boa distribuição para iniciantes? [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 16/05/2020 - 17:36h

Eu sou meio que novo no Linux (já conhecia, mas nunca tinha usado). Só que algumas pessoas me recomendaram fugir do Ubuntu e disseram que nem tudo que é famoso é o melhor e ainda fizeram uma comparação com o Windows 10.

Gostaria de saber exatamente qual o problema da distribuição. Eu até perguntei, mas não entendi muito bem o que foi dito. Talvez eu seja muito "burro" pra entender os termos utilizados. Disseram me algo assim; 'o gnomo não é adequado para quem está vindo do windows e os repôs são incompletos necessitando de adicionar (p alguma coisa) ou baixar na web como windows'


  


2. MELHOR RESPOSTA

Arnold
Arnoold

(usa Solus)

Enviado em 16/05/2020 - 17:55h

O Ubuntu continua sendo uma boa distro pra novatos sim, talvez estejam criticando a workflow baseada no Gnome -- não gnomo. Essa workflow é totalmente diferente do que a maioria dos usuários de Windows estão habituados. Sendo assim, outras versões do Ubuntu talvez sejam mais adequadas como Kubuntu, Xubuntu. Principalmente pra quem não quer aprender a usar uma nova workflow. Outro fato é que, existem outras distros realmente mais adequadas, uma delas é o Linux Mint, que mesmo tendo base no Ubuntu, traz a workflow clássica do Windows e também é uma opção cheia de "coisas" que facilitam ainda mais a vida do usuário iniciante. No passado, talvez apenas o Ubuntu servisse para tapar o buraco de quem chegava e queria algo fácil, mas hoje em dia é realmente fato que existem várias opções até mais fáceis que o Ubuntu. Cito algumas delas como referência: Linux Mint, Zorin, Manjaro, Solus, Peppermint, elementaryOS, Deepin, KDE Neon, MX Linux... Eu por exemplo, sou usuário do Solus, já fui do Manjaro, do Ubuntu, do Debian (esta necessita um pouco de conhecimento para usar).

3. MELHOR RESPOSTA

Paulo Jr
Pebis

(usa Debian)

Enviado em 16/05/2020 - 18:13h


Pra mim ainda é o melhor junto com o Mint

4. MELHOR RESPOSTA

Mauricio Ferrari
mauricio123

(usa Slackware)

Enviado em 16/05/2020 - 21:28h


Eu comecei com o Linux Mint. O Ubuntu e suas variações também são. Mas como eu comecei com o Linux Mint, nunca testei o Ubuntu para te dizer como funciona.

___________________________________
Conhecimento não se Leva para o Túmulo.

5. MELHOR RESPOSTA

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 16/05/2020 - 21:43h

-teste e tire suas próprias conclusões
-como diria minha avó : quem vai pela cabeça dos outros é piolho
-eu não sou da área TI e comecei usar ubuntu com 40 anos de idade
-depois de um ano eu migrei para linuxmint
-qualquer linux será dificl p/ quem vem do windows se quiser usar linux como usava windows



6. MELHOR RESPOSTA

João Cláudio de Alcântara
aguamole

(usa Lubuntu)

Enviado em 16/05/2020 - 21:48h

O Ubuntu tem muito resolução de problemas e tutorial na internet qualquer pergunta com uma pesquisada no google você encontra para o Ubuntu o que torna ele fácil de aprender a usar.
Ai tipo os tutoriais que funciona para o Ubuntu funciona no Linux Mint então o Linux Mint também fica fácil de aprender a usar e assim vai indo a cascata da linhagem do Debian.
O motivo para o Ubuntu ter tanto artigo é justamente a sua fama o que mostra que a distros ser famosa torna ela mais fácil de aprender a usar do que uma que você pega ai em qualquer mato de quintal.

CPU i5-8400 GTX 750 SofRaid 4xSSD 16GB DDR4 mesmo assim uso Lubuntu.

7. MELHOR RESPOSTA

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 16/05/2020 - 21:50h

-se achar ubuntu e linuxmint difíceis é melhor ficar no windows



8. MELHOR RESPOSTA

Stanislaus K
StanislausK

(usa FreeBSD)

Enviado em 17/05/2020 - 10:36h

Ola,

"gnomo não é adequado para quem está vindo do windows e os repôs são incompletos necessitando de adicionar"

o Ubuntu Desktop usa a interface gráfica Gnome, que é diferente para alguem que vem do Windows 10. Mas há os Ubuntu flavours com várias interfaces gráficas diferentes. Por exemplo, o Lubuntu lembra a interface gráfica do Windows 98.

Com relação aos repositórios, vai depender das suas necessidades... o que você menciona está relacionado a PPA... para entender o conceito leia:

Using PPA in Ubuntu Linux [Complete Guide]
https://itsfoss.com/ppa-guide/

Eu nunca precisei fazer uso de PPA (alguns cuidados precisam ser feitos!). Já tive experiencia com Ubuntu Desktop e Xubuntu, e não foram boas. Porém, o Lubuntu funciona perfeitamente.

Lembrando, que o Linux não é Windows. Você vai ter que fazer algumas alterações em seus gostos pessoais, que podem ser poucos ou muitos, dependendo para qual finalidade você usa o seu computador (ao que parece, gamers sofrem mais!). Eu fui usuário exclusivo do Windows por 20 anos, e não me arrependi da mudança. Para mim, Windows 10 é fonte de irritação, pois ainda sou obrigado a fazer uso!



9. MELHOR RESPOSTA

Mauricio Ferrari
mauricio123

(usa Slackware)

Enviado em 20/05/2020 - 14:51h


clodoaldops escreveu:

-se achar ubuntu e linuxmint difíceis é melhor ficar no windows



é verdade. Mas, tem o Linuxfx que tem a interface com a cara do windows 10, só que como não testei, não posso garantir que ele seja uma boa entrada.

___________________________________
Conhecimento não se Leva para o Túmulo.

10. MELHOR RESPOSTA

Luciano Soares
l.Luciano

(usa Debian)

Enviado em 20/05/2020 - 18:46h

Amigo , qualquer dist. deixa de ser boa quando ela te atrapalha.
1 - Seu Pc e Bom de Hardware ? se for ok tente o Ubuntu se nao for tente o MATE ele e mais Simples de Hardware
2 - Se vc quer realmente aprender e tem tempo pra ficar testando use o virtualbox e teste Ubuntu, xubuntu, MATE linux Mit
3 - agora quer usar pra trabalhar teste o MATE acredito que va gostar e simples .
e o Mais importante : nao de uma de machão e instale uma dist. so por que o amigo fodao disse que esta era pros fod... tudo e LINUX nada mais

11. MELHOR RESPOSTA

Giovanni  M
Giovanni_Menezes

(usa Void Linux)

Enviado em 21/05/2020 - 13:08h

Eu já não acho uma boa não, se por um lado o Ubuntu facilita a vida em muita coisa para os novatos, por outro a empresa por trás do sistema, a Canonical, se tornou muito tóxica, toxica no sentido de mudar paradigmas e se tornar nociva ao eco-sistema, a não muito tempo atrás um dos desenvolvedores do Mint cuspiu marimbondo pra cima deles.

Vale lembrar que hoje tem distros tão fáceis quanto o Ubuntu, até o Debian é uma boa opção para os iniciantes.

12. MELHOR RESPOSTA

Will D. Magno
Zoma

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 21/05/2020 - 14:32h

Giovanni_Menezes escreveu:

Eu já não acho uma boa não, se por um lado o Ubuntu facilita a vida em muita coisa para os novados, por outro a empresa por trás do sistema, a Canonical, se tornou muito tóxica, toxica no sentido de mudar paradigmas e se tornar nociva ao eco-sistema, a não muito tempo atrás um dos desenvolvedores do Mint cuspiu marimbondo pra cima deles.

Vale lembrar que hoje tem distros tão fáceis quanto o Ubuntu, até o Debian é uma boa opção para os iniciantes.

Isso me fez lembrar daquela resposta "sarcástica" do Alan Pope [ https://wiki.ubuntu.com/AlanPope ] em relação a pergunta "What's the thing that might happen to the Linux marketshare explode on the desktop?" (que tipo de coisa deveria acontecer para o Linux explodir no desktop?). Ele respondeu: Stop making other distros and focus only on Ubuntu (Parem de criar outras distros e apenas foquem no Ubuntu).
https://www.youtube.com/watch?v=_XcoWKoubjE&t=3970s
Mesmo sendo um resposta "controversa" e com tons se sarcasmo, muita gente não gostou... Sabem, né? Monopólio... Microsoft... Canonical... "Só uma distro"... Ignorar a existência do resto... Focar apenas no Ubuntu... O resto que se dane...


01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts